Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

A África dos grandes reinos e impérios

O capítulo apresenta uma pequena parte da história de alguns povos africanos. Destacaram-se reinos e impérios poderosos, os quais desenvolveram a escrita, inovações tecnológicas, comércio dinâmico, grandes cidades e uma rica produção artística. Estudaremos os reinos de iorubas e dos Reinos de Gana, do Mali, do Benin e do Congo. Estes povos foram importantes para a construção histórica no Brasil.

Plano de aula construído por
Jocélio Moraes (Pentecoste / CE)

Objetivos

Os objetivos gerais propostos no capítulo são:

1. Identificar o desenvolvimento político e econômico dos reinos africanos;

2. Identificar as principais civilizações africanas tratadas no capítulo;

3. Compreender o conceito de diversidade cultural e o preconceito, sob a perspectiva de analisar e valorizar a cultura africana;

4. Relacionar o passado de escravismo vivido pelas nações africanas com seu consequente contexto atual;

5. Compreender a diferença entre o escravismo pré-colonial e o desenvolvimento do comércio de escravos no continente africano;

6. Identificar as influências culturais africanas no Brasil, sobretudo na Bahia.

Requisitos

Nesta aula utilizaremos, um projetor multimídia (notebook, extensão e caixa de som pequena), quadro branco e pincel, livro didático para leitura e papéis para xerox do material de exercício e avaliação final da aula.

Avaliação

Na avaliação, cada estudante, depois de ter feito as atividades em grupos, irão responder três questões subjetivas sobre o conteúdo e entregará para o professor avaliar se todos conseguiram responder corretamente pelo menos duas questões. Essa será a meta do grupo e da sala. Se atingido a meta, o professor poderá bonificar seus estudantes com 1 ponto na avaliação parcial do estudante.

1
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Nessa primeira atividade o professor expõe, através dos slides, o conteúdo do capítulo, os objetivos da aula e de como os estudantes trabalharão em sala de aula. Os slides conterão imagens e tópicos que ajudam o professor a explicar o conteúdo. Depois o professor explica a próxima atividade para os 45 estudantes.

Arquivos e links
2
45
min

Leitura de texto em sala de aula

Nesta etapa, utilizaremos como estratégia o estudo em grupo, usando a Aprendizagem Cooperativa. Os estudantes em grupos de três farão uma leitura e compartilharão o aprendizado juntos para que todos possam compreender a leitura do capítulo. Nessa metodologia, usamos alguns elementos importante para que o estudante se sinta parte do grupo, como a Interação Positiva, as habilidades sociais, Responsabilidade individual e o Processamento de Grupo. Isso é importante porque através desses elementos, os estudantes cooperam de forma a desenvolver a aprendizagem de todos, nisso o professor acompanhando e tirando as dúvidas em cada grupo que estão trabalhando e orientando os pontos mais importantes do conteúdo.

Arquivos e links
3
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Nessa exposição oral, o professor, faz um fechamento da aula, tirando as principais dúvidas e distribui três questões para o grupo de três estudantes. Cada um ficará com uma pergunta e responde individualmente. Em seguida, quando todos terminarem, o professor pede para que eles compartilhem as respostas e tirem as dúvidas dos colegas entre si do grupo.

4
10
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor pede para que todos os grupos façam um processamento se todos participaram das atividades, cooperaram para atingir a meta, discutiram o capítulo e respeitaram os colegas e as suas opiniões.

Arquivos e links