Os objetivos gerais propostos no capítulo são:
1. Identificar o desenvolvimento político e econômico dos reinos africanos;
2. Identificar as principais civilizações africanas tratadas no capítulo;
3. Compreender o conceito de diversidade cultural e o preconceito, sob a perspectiva de analisar e valorizar a cultura africana;
4. Relacionar o passado de escravismo vivido pelas nações africanas com seu consequente contexto atual;
5. Compreender a diferença entre o escravismo pré-colonial e o desenvolvimento do comércio de escravos no continente africano;
6. Identificar as influências culturais africanas no Brasil, sobretudo na Bahia.
Nesta aula utilizaremos, um projetor multimídia (notebook, extensão e caixa de som pequena), quadro branco e pincel, livro didático para leitura e papéis para xerox do material de exercício e avaliação final da aula.
Na avaliação, cada estudante, depois de ter feito as atividades em grupos, irão responder três questões subjetivas sobre o conteúdo e entregará para o professor avaliar se todos conseguiram responder corretamente pelo menos duas questões. Essa será a meta do grupo e da sala. Se atingido a meta, o professor poderá bonificar seus estudantes com 1 ponto na avaliação parcial do estudante.
Nessa primeira atividade o professor expõe, através dos slides, o conteúdo do capítulo, os objetivos da aula e de como os estudantes trabalharão em sala de aula. Os slides conterão imagens e tópicos que ajudam o professor a explicar o conteúdo. Depois o professor explica a próxima atividade para os 45 estudantes.
Nesta etapa, utilizaremos como estratégia o estudo em grupo, usando a Aprendizagem Cooperativa. Os estudantes em grupos de três farão uma leitura e compartilharão o aprendizado juntos para que todos possam compreender a leitura do capítulo. Nessa metodologia, usamos alguns elementos importante para que o estudante se sinta parte do grupo, como a Interação Positiva, as habilidades sociais, Responsabilidade individual e o Processamento de Grupo. Isso é importante porque através desses elementos, os estudantes cooperam de forma a desenvolver a aprendizagem de todos, nisso o professor acompanhando e tirando as dúvidas em cada grupo que estão trabalhando e orientando os pontos mais importantes do conteúdo.
Nessa exposição oral, o professor, faz um fechamento da aula, tirando as principais dúvidas e distribui três questões para o grupo de três estudantes. Cada um ficará com uma pergunta e responde individualmente. Em seguida, quando todos terminarem, o professor pede para que eles compartilhem as respostas e tirem as dúvidas dos colegas entre si do grupo.
O professor pede para que todos os grupos façam um processamento se todos participaram das atividades, cooperaram para atingir a meta, discutiram o capítulo e respeitaram os colegas e as suas opiniões.