Os principais objetivos do conjunto de atividades são:
1-Estimular a compreensão das características do sistema escravista no Brasil;
2- Refletir sobre o racismo no Brasil;
3- Identificar as contribuições técnicas e culturais dos africanos na vida social durante a escravidão;
4- Estimular o debate, a argumentação oral e escrita;
5- Interpretar fontes históricas com distintas linguagens (música, imagem, texto);
6-Observar a permanência das práticas discriminatórias ao longo da história brasileira;
7- Diferenciar e inter-relacionar a escravidão que existia no continente africano com o sistema escravista no Brasil.
8- Observar de que forma a violência estava presente no cotidiano durante a escravidão e como os africanos resistiram à opressão.
A aula está voltada aos alunos de 9º ano, que já tenham estudado a escravidão no Brasil e a abolição.
Os materiais são:
1- Projetor Digital
2- Cópias da letra da canção "A mão da limpeza", dos textos "Brancos ganham o dobro que negros ...” e “Unidos pelo tráfico", de Cristiane Nascimento.
3- Vídeo "Trabalho e Escravidão" .
4- Copias de imagens de Debret, Rugendas e Militão Augusto de Azevedo.
O professor avaliará o aluno de forma constante, por meio da observação de seu envolvimento nos debates, na observação dos vídeos e imagens, nos momentos de leitura e nos registros.
O conjunto de atividades propõe quatro momentos de escrita: dois exercícios com questões dissertativas (um individual de interpretação de texto e outro coletivo para interpretar um vídeo), uma análise de imagem e a elaboração de uma redação.
O envolvimento dos alunos nos debates permitirá ao professor conhecer o nível de interesse e saber prévio de cada aluno com relação ao tema, sua capacidade de comparar fatos ao longo do tempo, de expor suas opiniões e trabalhar em equipe.
Após a realização do conjunto de atividades, o professor deve pedir aos alunos que exponham, oralmente ou por escrito, sua opinião sobre as atividades, o que consideraram mais interessante e o que acreditam ter aprendido mais sobre os diferentes temas abordados.
O professor organiza os alunos em sala de aula de forma circular e media um diálogo inicial a partir dos seguintes questionamentos: O que é racismo? De que forma o racismo se manifesta na atualidade? Quais foram as consequências da escravidão no Brasil?
O objetivo deste diálogo inicial é observar os conhecimentos prévios dos alunos, identificar seus posicionamentos quanto ao tema e estimular a reflexão sobre as práticas racistas.
É importante que o professor transforme este diálogo em um momento dinâmico e enriquecedor. Propor novos questionamentos a partir das respostas e dos exemplos que aparecem, valorizar a contribuição de cada aluno e evitar apresentar todas as respostas é fundamental para dar início ao conjunto de atividades propostas.
O professor apresenta à classe o clipe "A mão da Limpeza".Após a exibição do clipe, o professor questiona:
1- Vocês conhecem os cantores?
2- Qual é o tema da canção?
3-Qual é o objetivo da canção?
4- Qual é sua opinião sobre a música?
Após as respostas dadas pelos alunos, o professor pode apresentar outras questões e ressaltar informações apresentadas durante a conversa.
Após as impressões iniciais sobre a música, o professor apresenta os principais dados sobre sua produção. Para isso, distribui aos alunos a letra da canção, a biografia de seu compositor, Gilberto Gil, e as declarações dadas por Gil sobre seus objetivos para compô-la (em anexo).
Inicialmente, o professor ressalta quem foi Gilberto Gil fazendo a leitura em voz alta da biografia. Após a leitura, questiona os alunos se conhecem outras músicas de Gilberto Gil e por que consideram que é um importante compositor.
Em seguida, o professor reproduz apenas a música e pede para que os alunos acompanhem observando a letra. Após esta segunda observação da canção o professor faz os questionamentos abaixo:
1-Alguém já ouviu a expressão "Negro, quando não suja na entrada, suja na saída" ? Por que é uma frase racista? Quais argumentos Gilberto Gil usa para desmentir esta afirmação?
2-Quais trechos da canção mostram as dificuldades enfrentadas pelos escravos?
3- Vocês sabem por que os portugueses usavam escravos africanos? Em quais atividades havia escravidão?
4- De que forma a abolição da escravidão não significou realmente uma melhora de vida para a população antes escravizada?
5-Por que esta canção também pode ser tomada como uma crítica às desigualdades entre brancos e negros no mundo do trabalho?
O professor deve sempre transformar o debate num momento de valorização das diferentes contribuições e reflexão sobre as informações apresentadas por meio de exemplos e novos questionamentos. Após este diálogo para analisar a canção, um dos alunos pode ler em voz alta as declarações de Gilberto Gil sobre a canção enquanto todos acompanham.
O professor deve apresentar as conclusões obtidas pelo debate e pela análise da música. Deve frisar que o objetivo do compositor é destacar que o negro exerceu funções consideradas mais subalternas durante o período escravista, seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento econômico e social, embora ainda sofra com a discriminação racial e as desigualdades nas oportunidades de trabalho na atualidade.
O professor distribui aos alunos a reportagem "Brancos ganham o dobro que negros e dominam o ensino superior no país". Cada aluno lê individualmente em silêncio e responde às seguintes questões apresentadas nas folhas:
1- Cite dois exemplos de desigualdade entre brancos, negros e pardos segundo o censo de 2010, produzido e divulgado pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
2- Em sua opinião, o que deveria ser feito para diminuir as desigualdades existentes entre as oportunidades de negros, brancos e pardos nos campos da educação e do trabalho?
3- O racismo seria a única causa da desigualdade entre brancos, negros e pardos no mercado de trabalho e na participação nos diferentes níveis de ensino? Justifique.
4- Realize uma comparação entre a reportagem e a música “A Mão da Limpeza”.
O professor deve manter o silêncio em sala, orientando os alunos a lerem com atenção e responderem com empenho. As respostas serão utilizadas como um instrumento de avaliação.
Esta leitura apresenta informações sobre as diferenças entre brancos e negros no mercado de trabalho e contribuiu para ampliar a reflexão sobre o tema já realizada na análise da canção.
Alguns alunos leem para a sala as respostas escritas na atividade anterior.É importante valorizar a resposta do aluno, sugerir uma reflexão após a leitura, questionar se alguém gostaria de se manifestar expondo a mesma ideia ou opinião diferente.
Depois das leituras das respostas dadas pelos alunos, o professor faz uma exposição sobre o texto. Destaca as principais informações do Censo, as características da desigualdade racial no país, exemplifica medidas que estão sendo adotadas ou discutidas, como o sistema de cotas, explica dados do gráfico apresentado junto com o texto e enfatiza que a questão da discriminação racial não é a única causa das desigualdades apontadas no censo, pois há fatores como baixa qualidade de ensino e profissionalização, miséria, ausência de políticas sociais públicas eficazes etc.
Esta exposição do professor deve utilizar dados do texto, conhecimentos e leitura do professor e realizar conexões entre a situação da discriminação atual e as questões históricas do racismo e do trabalho no Brasil. Tais informações estão presentes nas obras indicadas na bibliografia deste plano de aula.
O professor esclarece que os vídeos e imagens desta próxima etapa da aula mostram as características do trabalho escravo no Brasil.
O vídeo "Trabalho e Escravidão" , produzido pelo "Museu Afro Brasil" tem aproximadamente 4 minutos e expõe brevemente a origem dos africanos escravizadas, as técnicas que introduziram em seu trabalho no Brasil e as consequências negativas da escravidão no Brasil para a população africana escravizada. Depois de explicitar qual é o vídeo e seu objetivo, o professor pede que os alunos se reúnam em trios e entrega a cada grupo uma folha com os seguintes questionamentos:
1-Quais técnicas e instrumentos foram contribuições dos africanos escravizados?
2- Quem eram os negros de ganho?
3- Quais foram as consequências da escravidão para os africanos?
4- Qual era a relação entre a região de origem do escravo africano e o tipo de trabalho que realizaria no Brasil?
O vídeo é exibido e o professor pede aos alunos que discutam as respostas e registrem. Este registro será objeto posterior de avaliação do professor.
Após a entrega dos registros, o professor faz uma exposição do tema do vídeo e inclui novos dados. É relevante destacar que as técnicas agrícolas e de metalurgia utilizadas na África contribuíram para a economia açucareira e mineradora, abordar as características do tráfico negreiro (que unia diferentes regiões do Atlântico) e a violência física e psicológica presente no trabalho escravo. O professor deve ressaltar as diferentes funções assumidas pelos escravos, mencionando, por exemplo, os negros de ganho e de aluguel.
O professor lê em voz alta o texto "Unidos pelo tráfico", de Cristiane Nascimento. Após a leitura, destaca os pontos centrais do texto e realiza uma exposição indicando as diferenças entre o sistema escravista em continente africano e a escravidão no Brasil. Pede aos alunos que observem o mapa do Congo que acompanha o texto, descrevam seus principais elementos e o que o mapa destaca sobre esta região africana.
O professor deve destacar a existência de reinos com poder econômico e político na África, os conflitos entre eles e a escravidão portuguesa como um negócio que envolveu diferentes tribos africanas e regiões do Brasil.
O professor exibe nesta etapa algumas famosas imagens sobre o cotidiano da escravidão no Brasil. As imagens selecionadas são:
1- "O colar de ferro- castigo para fugitivos", de Jean Baptiste Debret.
2- "Punições Públicas", de Johann Moritz Rugendas.
3- "Senhor e escravos", de Militão Augusto de Azevedo.
O professor deve ressaltar a importância da análise documental e instigar os alunos a estudar as imagens para compreender a época e o tema às quais se relaciona. Para cada imagem, o professor questiona os alunos para descreverem as características do local, das pessoas retratadas e das ações que realizam. Depois questiona sobre as relações entre os escravos e senhores, a violência utilizada contra os escravos e o processo de resistência etc. Após cada imagem, o professor deve expor informações relevantes sobre seu produtor, conforme está organizada a apresentação de slides em anexo. A imagem de Debret permite identificar as fugas, abordar os quilombos e os meios de repressão. A imagem de Regendas permite refletir sobre a violência como elemento fundamental no cotidiano da escravidão. A imagem de Militão Augusto de Azevedo permite identificar, por exemplo, o domínio do senhor e o status da escravidão presente nós pés descalços dos que estão a seu lado.
Cada grupo recebe uma imagem sobre a escravidão no Brasil no século XIX e uma folha para preencher com dados obtidas na análise da fotografia ou pintura. As imagens selecionadas estão em anexo.
Na aula seguinte, o professor exibirá as imagens utilizando um projetor digital e cada grupo apresentará para a classe as conclusões que obteve no estudo da imagem. O professor fará questionamento, apresentará novas informações e estimulará a reflexão dos alunos sobre o sistema escravista, a resistência dos escravizados, a contribuição cultural dos africanos e as relações sociais permeadas pelo racismo.
O professor orientará os alunos a pesquisar um artigo, notícia ou reportagem em jornais, revistas ou internet que reflita ou descreva práticas racistas. A partir da reportagem e dos conhecimentos desenvolvidos na aula de História, o aluno deve produzir uma redação com o tema "racismo no Brasil".
Após os alunos apresentarem suas observações sobre as imagens estudadas na aula anterior, o professor pede aos alunos que exponham alguns casos ou ideias dos textos que pesquisaram e produziram. Após esta troca de experiências de escrita e leitura, o professor expõem as principais conclusões do conjunto de atividades realizado. è importante frisar a violência e a complexidade da escravidão no Brasil e mostrar que as relações permeadas pelo racismo ainda prevalecem em nossa cultura e devem ser combatidas por meio da tolerância, do respeito aos direitos individuais, de promoção de políticas sociais efetivas e mais conhecimento e educação sobre nossa história e sociedade.