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Curso de Formação de Professores

5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

100
minutos

O PODER DAS HISTÓRIAS E O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA

Aula destinada ao 9ºano do Ensino Fundamental II, tem como proposta refletir sobre as relações de poder presente no discurso histórico e nas narrativas que ele engendra, a partir do estudo das representações construídas sobre a África que se cristalizaram num imaginário negativo e etnocêntrico compondo uma história única de pobreza, catástrofe e guerra sobre este continente.

Plano de aula construído por
Breno de Souza Juz (Campinas / SP)

Objetivos

O objetivo dessa atividade é tornar consciente aos alunos que as imagens e percepções que temos são construídas historicamente, e que os diversos mecanismos de comunicação (fala, escrita, visual, audiovisual) não são neutros e é necessário questionarmos quais suas intenções, quem as produziu, a partir de qual lugar, quais são os sentidos e ideias que carregam e quais suas consequências. Para isso utilizaremos fotos e as associações que os estudantes elaboram a partir delas, para que percebam as histórias e imagens que estão entranhadas no senso comum e no nosso cotidiano e que é preciso estarmos atento para questioná-las ao invés de assumi-las de forma acrítica. Dessa forma, podemos enfatizar aos discentes a necessidade de desconstruirmos os preconceitos estabelecidos sobre o continente africano e os vários povos e culturas nele existentes, assim como os preconceitos que são construídos pelas histórias únicas.

Requisitos

Equipamentos: lousa, giz, datashow, caixa de som, Tela para projeção, laptop.

Material:

"O perigo da história única" vídeo com a fala de Chimamanda Adichie na conferência TED 2009.

Fotos de cidades do continente africano e fotos de subúrbios pobres europeus.

Avaliação

A avaliação se fará tanto pela participação dos alunos nos debates ao longo da aula quanto pela produção escrita que será realizada como tarefa para casa. Essa atividade se constituirá de um texto dissertativo no qual o aluno/a aluna deverá relacionar questões apresentadas em sala de aula com sua própria experiência. As anotações produzidas em sala de aula ao ver as fotos visam aflorar a percepção de como as ideias e discursos funcionam na prática, de modo a facilitar a reflexão sobre como os estereótipos e como as histórias constroem a percepção que temos da realidade, despertando a atenção deles para situações que ocorrem em sala de aula, mas também em outros momentos da vida cotidiana. A proposta dessa avaliação é - em diálogo com a reflexão feita por Adichie sobre as imagens e histórias únicas impostas ao continente africano - iniciar um espaço em sala de aula para pensar outras histórias, diferentes das narrativas etnocêntricas presentes nos livros didáticos e nos meios de comunicação e, dessa forma, incitar os alunos e as alunas a questionarem o próprio discurso histórico que é construído e difundido no ambiente escolar.

1
5
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentação do tema da aula enfatizando como as histórias que contamos e ouvimos estão prenhes de sentidos e constroem interpretações sobre o mundo. Dessa forma, enfatiza-se aos alunos que as narrativas sobre o passado legitimam práticas no presentes, inclusive práticas de violência, opressão, exclusão e desigualdade. É importante ressaltar também que apesar dos meios de comunicação e pesquisas hoje existentes, a maioria de nós tem muito pouca informação ou temos somente um único tipo de discurso sobre assuntos extremamente complexos e multifacetados.

2
5
min

Leitura de texto em sala de aula

Slide com a seguinte citação do escritor Milan Kundera:

"Para liquidar os povos, começa-se por lhes tirar a memória. Destroem-se seus livros, sua cultura, sua história. E uma outra pessoa lhes escreve outros livros, lhes dá outra cultura e lhes inventa uma outra História".

– Milan Kundera. O Livro do Riso e do Esquecimento, 1978.

Arquivos e links
3
5
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Pergunto aos alunos: qual é a compreensão que eles fazem da citação apresentada? Relacionam a citação a algum momento histórico específico?

4
15
min

Vídeo/Música/Imagem

Mostro aos estudantes 3 slides com algumas fotos sem informação adicional.

Arquivos e links
5
15
min

Produção escrita individual (alunos)

Concomitante à atividade anterior, peço aos alunos que conforme olham os slides com as fotos que anotem em seus cadernos em qual cidade, país ou continente pensam que se localiza o espaço retratado na foto. E quais são as impressões que têm de cada um desses lugares, como classificariam esses espaços: rico, pobre, desenvolvido, precário, organizado,caótico, limpo, sujo?

6
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Sucinta introdução sobre as conferências da TED, fundação sem fim lucrativos que incentiva a disseminação de ideias pelo mundo em discursos de 18 minutos. O lema da fundação é "ideas worth spreading" (ideias que merecem ser disseminadas) e já teve como palestrantes Bill Clinton, Bill Gates, Al Gore, entre outros. Informo também sobre quem é Chimamanda Adichie, escritora nigeriana de 36 anos (nascida em 1977) e que publicou seu primeiro romance "Hibisco Roxo" em 2003 e, em 2006, lançou seu segundo romance "Meio Sol Amarelo", que tem esse nome em referência à bandeira do Biafra, uma república que existiu entre 1967 e 1970 dentro da Nigéria como um estado separado e que é tema do livro.

Apresentação do vídeo "O perigo da história única" com fala da escritora nigeriana Chimamanda Adichie.

7
10
min

Exposição Oral por parte do professor

A partir de uma transcrição de um trecho da fala de Adichie realizo um debate sobre o vídeo em torno das seguintes problematizações:

Qual o tema central do vídeo?

O que é a história única?

Quais são exemplos de histórias únicas apresentados no vídeo? E no nosso dia a dia, quais são as histórias únicas que enfrentamos? Qual é a história única que a visão estrangeira sobre nosso país costuma ter?

Arquivos e links
8
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Mostro aos alunos as fotos novamente, mas agora informo a qual cidade, país e continente pertence cada foto apresentada no início da aula.

Arquivos e links
9
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

PROPOSTA DA ATIVIDADE

A partir do debate em sala de aula e do vídeo apresentado escreva um texto dissertativo de até 30 linhas sobre as histórias únicas que ouvimos ou vemos no nosso dia a dia e também aquelas produzidas em sala de aula.

Quais suas consequências na história e nas imagens construídas sobre os lugares e as pessoas?

Observação: Após entregar aos alunos a folha com a proposta de atividade, explico a tarefa oferecendo alguns exemplos de história única. Por exemplo, incitar os alunos a pensar sobre a história única que se tem sobre as favelas e aqueles que lá vivem, que reproduz uma imagem de crime e pobreza ou a história única sobre o Brasil como país do carnaval, futebol e natureza exuberante, estabelecendo

10
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Fechamento da aula assinalando como as histórias possuem força na cristalização de um imaginário sobre regiões, povos e culturas e como relações de poder e dominação se apoiam nesse imaginário para se legitimar. E como isso se aplica também no nosso dia, na maneira como muitas vezes olhamos para o outro impondo-lhe uma única história/identidade. Pontuamos, por fim, que assim como as histórias podem estigmatizar e destruir, elas também são um caminho para recuperar a dignidade e construir novas possibilidades.