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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

CICATRIZES DA REPRESSÃO: CAMINHOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR EM PORTO ALEGRE - RS

Apresentaremos aos alunos o que em nossa cidade nos remete à repressão e à resistência,patrimônios esquecidos que não nos damos conta do que simbolizam,que identidades carregam, as cicatrizes da ditadura em POA.Seguiremos um roteiro de ônibus na cidade fazendo o registro e análise de locais que remetam ao período da ditadura civil-militar. Destinado ao 1º ano do EM.

Plano de aula construído por
Renata Finkler Johann (Porto Alegre / RS)

Objetivos

Os objetivos principais desta aula(trabalho de campo) são:

- Evidenciar que a ditadura civil-militar, sua história, sua memória e suas "cicatrizes" estão próximos de nossa realidade e também se encontram em nossa cidade.

- Sensibilizar os alunos para as realidades de repressão e resistência travadas a partir do golpe civil-militar de 1964, especialmente na cidade onde estudam - Porto Alegre.

- Instrumentalizar os alunos para discussões e debates sobre a temática.

- Compreender e analisar os prédios, monumentos, caminhos etc propostos no percurso.

Requisitos

Discussões introdutórias sobre a ditadura civil-militar,para instrumentalizar os alunos.Para o caminho, será necessário ônibus para levar os estudantes aos lugares mais longínquos,e caminhadas dirigidas. Os alunos deverão estar com tênis e roupas confortáveis,máquina fotográfica e prancheta para anotação de suas impressões dos locais visitados.

Avaliação

Após a discussão inicial e a caminhada orientada de análise, os alunos deverão, munidos de suas fotos, anotações e análises do percurso, escolher o "lugar" que mais lhe causou algum tipo de emoção/identificação. Junto com uma foto tirada pelo estudante, ele deverá escrever os motivos dessa identificação e deverá redigir uma breve carta a algum familiar ou órgão, como se vivesse na época em questão, fazendo alguma análise, solicitação etc. contextualizando com o período histórico e com o lugar que ele escolheu.

1
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Haverá uma exposição oral inicial por parte da professora, para instrumentalizar os alunos sobre o que será realizado posteriormente, ou seja, discutir brevemente a realidade de Porto Alegre no contexto do golpe e da ditadura civil-militar.

2
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após uma exposição inicial, a classe será indagada sobre que lugares conhece que tenham relação com o período em questão. Será questionado, especialmente, se conhecem algo próximo de suas realidades, de suas casas, da escola. Espera-se que o aluno aponte alguns monumentos mais conhecidos, mas provavelmente não apontará locais de fácil acesso e de grande circulação diária que se enquadram no que chamamos de "cicatrizes" da repressão na cidade de Porto Alegre.

Será entregue,para início da atividade de campo, o mapa da cidade de Porto Alegre com alguns pontos indicados. (anexo)

Arquivos e links
3
45
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

A caminhada orientada sairá da escola, e irá seguindo o mapa proposto, com ajuda, em alguns momentos, de um ônibus. A professora guiará, mostrará e contará a história dos lugares, monumentos. Os alunos deverão fazer suas reflexões, tirar foto do que lhes chamar a atenção. Entre os lugares visitados estarão:

Locais de tortura = Ilha do presídio, que pode ser avistada da orla, local de tortura e prisão de 1964 a 1973; DOPS, local onde hoje funciona o palácio da polícia era o maior órgão de repressão do governo; DOPINHA, primeiro centro de repressão clandestino do Brasil.

Símbolos do golpe = Monumento à Castelo Branco, no parque Moinhos de Vento, Avenida Castelo Branco que em novembro deste ano (2014) foi transformada em Av. da democracia e da legalidade;

Locais de resistência = Esquina democrática, ponto de encontro e de debate de militantes; Araújo Viana, teatro que era ponto de encontro dos grêmios estudantis; Teatro de Arena, onde eram encenadas peças e manifestações de resistência ao regime; Palácio Piratini, palácio do governo do estado, que foi refúgio para a Campanha da Legalidade;

Memória da resistência = Largo da legalidade, que lembra a campanha encabeçada por Leonel Brizola e iniciada em Porto Alegre; Memorial pessoas imprescindíveis, em memória de Manoel Soares, morto e encontrado no lago Guaíba; Centro de Memória Ico Lisboa, dentro do Dopinha.

(para ver a localização destes lugares ver mapa anexo, que será entregue aos estudantes - a caminhada certamente durará mais que 45 min, no entanto não foi possível aumentar este tempo - a ideia é passar parte do dia visitando os lugares propostos)

4
15
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Para avaliação da caminhada, após a discussão inicial e a caminhada orientada de análise, os alunos deverão, munidos de suas fotos, anotações e análises do percurso, escolher o "lugar" que mais lhe causou algum tipo de emoção/identificação. Junto com uma foto tirada pelo estudante, ele deverá escrever os motivos dessa identificação e deverá redigir uma breve carta a algum familiar ou órgão, como se vivesse na época em questão, fazendo alguma análise, solicitação etc. contextualizando com o período histórico e com o lugar que ele escolheu.