47 planos de aula
Apresentaremos aos alunos o que em nossa cidade nos remete à repressão e à resistência,patrimônios esquecidos que não nos damos conta do que simbolizam,que identidades carregam, as cicatrizes da ditadura em POA.Seguiremos um roteiro de ônibus na cidade fazendo o registro e análise de locais que remetam ao período da ditadura civil-militar. Destinado ao 1º ano do EM.
Plano de aula construído por Renata Finkler Johann (Porto Alegre/RS)
Após visão geral do período através de pré-leitura do livro didático e apresentação de filme, seguidos de debate, cada aluno pesquisará a biografia de um personagem paradigmático do Regime,em fontes diversas, produzindo cartaz que comporá painel coletivo. Seguir-se-á apresentação oral sobre as biografias, compondo quadro multifacetado dos personagens que viveram o Regime Militar.
Plano de aula construído por Sonia Rosalie Buff (Vinhedo/SP)
Durante muitos anos estudou-se o tema da Ditadura como sendo unica e exclusivamente voltada para os militares, mas as ultimas pesquisas nos mostraram a presença de civis no processo ditatorial brasileiro desde o golpe até a execução do projeto ditatorial. Continuando a aula vamos estudar um pouco sobre a presença destes civis e tentar identificá-los durante as leituras.
Plano de aula construído por VALDILÉIA PEREIRA CARDOSO (Imperatriz/MA)
A aula parte de uma situação problema que simula a ação policial violenta dentro de um cinema, seguida de discussões sobre a violência policial, tomando como base a morte de Haissa (RJ). A partir daí linkamos com o período militar e ampliamos a discussão para relações econômicas e politicas do período utilizando leituras individuais, apresentações de slides e discussões em sala.
Plano de aula construído por Maria Helena Raimundo (Uberlândia/MG)
O principal objetivo dessa aula é fazer com que os alunos desenvolvam habilidade de comparação entre a ditadura G.V. (1937-1945) e a ditadura civil-militar (1964 -1985). As aulas serão ministradas ao 3º ano do Ensino Médio, incentivando o conhecimento entre os períodos, sendo que a turma já estudou o período Vargas, e a situação política, econômica e social dos dois períodos ditatoriais.
Plano de aula construído por Paulo Roberto Voigt Sampaio (São Paulo/SP)
A Ditadura Civil-Militar no Brasil será abordada a partir da análise de cartazes políticos e o ponto de partida será o livro “Os cartazes desta história: Memória gráfica da resistência à ditadura militar e da redemocratização (1964-1985”) e a análise privilegiará as seguintes temáticas: Resistência; Anistia; Movimentos; Mulheres, Trabalhadores e Estudantes; Solidariedade; Mortos e desaparecidos.
Plano de aula construído por Ana Paula Mendonça de Resende (Resende Costa/MG)
Procuraremos tratar o período da Ditadura no Brasil (1964-1985) por meio das manifestações artísticas do período. Essa proposta visa apresentar e discutir o contexto político cultural de um momento específico do período ditatorial, ou seja, os anos de 1967-1968. Para isso valeremos principalmente da análise das letras de canções apresentadas nos festivais da canção.
Plano de aula construído por Leonardo Ribeiro Gomes (Contagem/MG)
A aula possibilitará aos jovens, entre 16 e 18 anos 3ºano do EM, perceberem que durante o período da ditadura, entre os anos de 1969-1973, houve um rompimento do diálogo entre o Estado e as favelas cariocas. Mas, apesar da instalação da democracia a favela continua sendo vista pelo Estado como um problema. È o que veremos nas 3 letras de músicas selecionadas para esta aula.
Plano de aula construído por Dayane Santos (Campos dos Goytacazes/RJ)
Durante as aulas sobre Ditadura Civil-Militar e Redemocratização pretende-se a partir de documentos escritos e imagéticos, discutir e refletir conceitos como ditadura, democracia e direitos humanos, levando os estudantes a construírem seus conhecimentos sobre o período e a compreensão de temas atuais como o papel da CNV e as discussões sobre a lei da anistia.
Plano de aula construído por Elizabet de Oliveira (Nazaré Paulista/SP)
Esta aula visa discutir a participação feminina na militância política durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). A relevância deste tema situa-se na necessidade, sob nosso ponto de vista, de analisar de forma mais aprofundada, as questões vinculadas às relações de gênero em sua interconexão com o campo político na história recente do Brasil.
Plano de aula construído por Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva (Pontes e Lacerda/MT)
Objetivo da aula é trabalhar o período da ditadura brasileira a partir de suas permanências nos dias atuais. A atenção será voltada para questões atuais, que buscam historicizar o atual panorama político e econômico nacional, sendo necessário apontar a correlação de forças que possibilitaram o golpe militar, assim como o apoio e a oposição à ditadura.
Plano de aula construído por Tiago Santos Salgado (São José dos Campos/SP)
A partir da analise dos documentos citados nesse plano, concebemos que o conceito de ditadura civil-militar se justifica pelo apoio de grupos sociais diversos no golpe de 1964 no Brasil.Assim, objetivamos mostrar que a sociedade brasileira não foi totalmente vitima de um golpe militar mas que apoiou e justificou a tomada do poder pelos militares.
Plano de aula construído por Rutemara Florencio (Boa Vista/RR)
47 planos de aula