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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

PERMANÊNCIAS DA DITADURA CIVIL-MILITAR

Objetivo da aula é trabalhar o período da ditadura brasileira a partir de suas permanências nos dias atuais. A atenção será voltada para questões atuais, que buscam historicizar o atual panorama político e econômico nacional, sendo necessário apontar a correlação de forças que possibilitaram o golpe militar, assim como o apoio e a oposição à ditadura.

Plano de aula construído por
Tiago Santos Salgado (São José dos Campos / SP)

Objetivos

O aluno deve perceber a importância da ditadura em um contexto histórico, percebendo que o período ainda se faz presente na sociedade brasileira atual, tanto em um âmbito político como cotidiano, uma vez que ainda podemos sentir o ranço autoritário que permeia nossa sociedade.A atividade pode ser realizada no 3ºano do Ensino Médio ou adaptada para o 9º ano do Ensino Fundamental II.

Requisitos

Para a realização do plano de aula a escola deve disponibilizar aos alunos e professor:

Data show.

Computador com acesso a Internet.

Jornais e revistas atuais

Televisão.

Documentários.

Quadro negro.

Avaliação

Os alunos devem se dividir em grupo e produzir um jornal (escrito ou filmado) com notícias atuais que simbolizam as permanências da ditadura civil-militar atualmente.

Como exemplo poderia ser citado uma notícia sobre a Comissão da Verdade (nacional ou da cidade), sobre política econômica ou sobre a prática repressiva da polícia militar.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Professor deve introduzir a proposta de atividade para os alunos.Em primeiro lugar é necessário contextualizar o tema a ser tratado (Ditadura) e a proposta do trabalho (permanências da ditadura). De forma breve, dar exemplos de permanências como forma de orientar as pesquisas que serão realizadas pelos alunos. Tirar dúvidas sobre o trabalho e dividir os grupos.

2
35
min

Vídeo/Música/Imagem

Assistir trechos do documentário "Cidadão Boilesen" como forma de ilustrar a relação entre o empresariado e o financiamento da ditadura.

Arquivos e links
2.1
3
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Organizados em grupo, os alunos devem pesquisar os temas a serem abordados no jornal que será elaborado pelo grupo. As notícias devem ser relacionadas as permanências da ditadura civil-militar atualmente, sendo importante colocar que os links sugeridos tem o intuito de orientar a pesquisa. Os alunos devem se sentir à vontade para pesquisar os temas que mais os interessa. Toda a atividade de pesquisa deve ser acompanhada pelo professor. Ao fim da pesquisa os alunos devem elaborar um jornal, que pode ser escrito ou filmado. Se o grupo decidir por fazer o jornal escrito, deve utilizar os computadores da escola, se decidir realizar o trabalho filmado, o grupo deve agendar na secretária do colégio um horário para realizar tal tarefa com acompanhamento responsável.

Arquivos e links
4
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Por fim, como finalização da atividade, os alunos devem apresentar seus jornais para os colegas explicando os motivos que os levaram a escolher os assuntos e temas abordados.