O aluno deve perceber a importância da ditadura em um contexto histórico, percebendo que o período ainda se faz presente na sociedade brasileira atual, tanto em um âmbito político como cotidiano, uma vez que ainda podemos sentir o ranço autoritário que permeia nossa sociedade.A atividade pode ser realizada no 3ºano do Ensino Médio ou adaptada para o 9º ano do Ensino Fundamental II.
Para a realização do plano de aula a escola deve disponibilizar aos alunos e professor:
Data show.
Computador com acesso a Internet.
Jornais e revistas atuais
Televisão.
Documentários.
Quadro negro.
Os alunos devem se dividir em grupo e produzir um jornal (escrito ou filmado) com notícias atuais que simbolizam as permanências da ditadura civil-militar atualmente.
Como exemplo poderia ser citado uma notícia sobre a Comissão da Verdade (nacional ou da cidade), sobre política econômica ou sobre a prática repressiva da polícia militar.
Professor deve introduzir a proposta de atividade para os alunos.Em primeiro lugar é necessário contextualizar o tema a ser tratado (Ditadura) e a proposta do trabalho (permanências da ditadura). De forma breve, dar exemplos de permanências como forma de orientar as pesquisas que serão realizadas pelos alunos. Tirar dúvidas sobre o trabalho e dividir os grupos.
Assistir trechos do documentário "Cidadão Boilesen" como forma de ilustrar a relação entre o empresariado e o financiamento da ditadura.
Organizados em grupo, os alunos devem pesquisar os temas a serem abordados no jornal que será elaborado pelo grupo. As notícias devem ser relacionadas as permanências da ditadura civil-militar atualmente, sendo importante colocar que os links sugeridos tem o intuito de orientar a pesquisa. Os alunos devem se sentir à vontade para pesquisar os temas que mais os interessa. Toda a atividade de pesquisa deve ser acompanhada pelo professor. Ao fim da pesquisa os alunos devem elaborar um jornal, que pode ser escrito ou filmado. Se o grupo decidir por fazer o jornal escrito, deve utilizar os computadores da escola, se decidir realizar o trabalho filmado, o grupo deve agendar na secretária do colégio um horário para realizar tal tarefa com acompanhamento responsável.
Por fim, como finalização da atividade, os alunos devem apresentar seus jornais para os colegas explicando os motivos que os levaram a escolher os assuntos e temas abordados.