47 planos de aula
Aula destinada ao 9º ano. O professor deverá ajudar os alunos a compreender as razões que motivaram cada grupo social a aprovar ou desaprovar a instalação de um regime de força no Brasil. Propor uma atividade sobre a participação da imprensa atual nas questões políticas. E a elaboração de um texto dissertativo sobre o contexto politico-social da década de 1960
Plano de aula construído por Vanessa Gomes (Manhuaçu/MG)
Os alunos devem realizar um julgamento de presos políticos da ditadura civil-militar, levando em consideração aspectos ideológicos e seus atos praticados nos momentos de defesa e acusação, analisando o lado dos presos e do Estado. Antes do júri, deve ser feita ampla pesquisa sobre o contexto histórico, social e ideológico da época. Atividade a ser desenvolvida no 3º ano do Ensino Médio.
Plano de aula construído por Oscar Martins Ribeiro dos Santos (Orlândia/SP)
Organização de um minicurso, sob o título “Verdade 12.528: a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade”, a ser elaborado e ministrado em conjunto com estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integrado, na faixa etária entre 16 e 17 anos.
Plano de aula construído por José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró/RN)
É importante que os alunos estudem o momento em que a liberdade de expressão foi retirada da população e é importante que tenham aulas explicando como os meios de comunicação sofreram com esse processo. Também é importante o desenvolvimento do censo crítico para que se perceba como o governo militar usou essa pratica para a legitimação de seu governo.
Plano de aula construído por Bruna de Oliveira Garcia (Salto/SP)
O futebol sempre esteve presente, desde a sua introdução no Brasil, na vida dos cidadãos, sendo usado e vigiado pelo regime militar, havendo a necessidade de um olhar mais intenso sobre as relações intrínsecas e ainda permanentes entre futebol, política e os interesses do Estado. A aula em questão seria utilizada no 3º ano do Ensino Médio.
Plano de aula construído por Tiberius Perito (São Paulo/SP)
O plano de aula a seguir possui como objetivo discutir a institucionalização da violência por parte do Estado como meio de coerção social, ao mesmo tempo, é possível analisar as justificativas ideológicas que legitimaram essas ações. Por outro lado, as ações repressivas geraram resistência de diversos grupos e entidades sociais culminando no processo de redemocratização.
Plano de aula construído por SHIRLEY DE LIMA PATRIOTA (São Paulo/SP)
Nesta aula, para 1º ano do Ensino Médio, serão realizadas atividades sobre o tema proposto sem distanciá-lo de questões do cotidiano. Iniciá-se por sondagem para averiguar o que os alunos sabem sobre este período doloroso da história nacional. Os questionamentos envolvem democracia, restrição de liberdade e de direitos, para que o aluno sinta a diferença entre o tempo democrático e o ditatorial.
Plano de aula construído por Viviane Procaska Bilo (Porto Alegre/RS)
Essa aula pretende reconhecer as formas de resistência promovidas contra a ditadura militar, em especial, as Canções de Protesto. A partir de leitura de texto, pesquisa em grupos e análise de documentário esperamos que os alunos possam refletir sobre o papel da produção cultural engajada na oposição ao governo civil militar brasileiro. Aula planejada para alunos do 9ºano do Ensino Fundamental.
Plano de aula construído por Alice Ramona Barili (Garibaldi/RS)
Através da problematização de documentos (cartaz, biografia, música e cinema), realizar uma reflexão sobre a institucionalização do aparato repressivo durante o regime civil-militar brasileiro e suas consequências (tortura, mortes e desaparecidos) e como o cinema e a música podem representar uma forma de resistência na luta pelo direito à memória dos desaparecidos políticos no Brasil e no Chile.
Plano de aula construído por Cristiane Fontana Grümm (Videira/SC)
São comuns as referências feitas pelo cinema e pela MPB à Ditadura Militar. Elas mostram um ponto de vista - em geral branco, urbano e classe média - sobre o período. Queremos ampliar a visão do aluno sobre o período através de outras manifestações, oriundos da cultura popular, como a literatura de cordel, enriquecendo a visão do aluno sobre o período. Aula para o Nono Ano do Ensino Fundamental
Plano de aula construído por Pedro Cunha (Porto Alegre/RS)
Considerando os embates recentes em torno da Lei de Anistia com sua reafirmação em 2010 por parte do STF, de um lado, e seu questionamento por setores da sociedade civil e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, de outro, nossa proposta é refletir sobre o momento histórico em que surgiu a Lei de Anistia, analisando as disputas em torno dela e as visões que circularam na impressa da época.
Plano de aula construído por Breno de Souza Juz (Campinas/SP)
O objetivo desta aula é destacar a participação das mulheres na Ditadura Civil-Militar no Brasil e também nas demais ditaduras do Cone Sul. Busca-se conhecer, discutir e refletir sobre trajetórias de mulheres que foram vítimas das ditaduras, que sofreram, foram torturadas, mas que também sonharam, resistiram e lutaram por um mundo mais democrático.
Plano de aula construído por Linara Bessega Segalin (Cotiporã/RS)
47 planos de aula