Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Ditadura Civil-Militar: é necessário conhecer para que não se repita

Nesta aula, para 1º ano do Ensino Médio, serão realizadas atividades sobre o tema proposto sem distanciá-lo de questões do cotidiano. Iniciá-se por sondagem para averiguar o que os alunos sabem sobre este período doloroso da história nacional. Os questionamentos envolvem democracia, restrição de liberdade e de direitos, para que o aluno sinta a diferença entre o tempo democrático e o ditatorial.

Plano de aula construído por
Viviane Procaska Bilo (Porto Alegre / RS)

Objetivos

Introduzir um assunto delicado, porém rico e ainda presente no cotidiano de nosso país devido às heranças do período ditatorial;

Resgatar a memória sócio- política entre os anos de 1964 e 1985;

"Dar voz" aos alunos, incentivando sua participação, esteja ela correta ou não;

Despertar o gosto pela troca de ideias;

Desenvolver a autonomia na aprendizagem;

Estimular o uso de tecnologia em prol da educação;

Promover o diálogo entre diferentes gerações;

Estabelecer vínculos entre o tempo passado e o tempo presente;

Requisitos

* Construção dialogada entre professor e aluno.

* Lousa, caneta de quadro ou giz;

* Música "Recado" (aparelho de som, cd/ pen drive), projetor de imagem ou TV seguido de DVD (para que os alunos acompanhem a letra da música)

* Projetor de imagem (com ou sem conexão com a Internet) ou TV, seguido de CD ou pen drive, para apreciação dos vídeos- depoimentos criados pelos alunos.

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo do processo e seus instrumentos serão:

Participação dos alunos na construção dialogada;

Elaboração de ideias que relacionem "o ontem e o hoje";

Devido aos inúmeros caminhos que as questões para o debate realizado na atividade 2 podem levar, o foco da avaliação será nas conjecturas apresentadas pelo grande grupo que associem o período entre 1964-1985 e o período atual, onde o que regula a vida em sociedade não é mais o Exército e suas leis de contenção, e sim fatores diversos que colaboram para a restrição de liberdade seja ela civil ou política.

Qualidade do vídeo- depoimento produzido pelos alunos (conforme as regras previamente estabelecidas e abordagem histórica do assunto proposto);

Debate com base nos vídeos e leituras sugeridos;

Preenchimento correto das lacunas na atividade complementar do caça- palavras.

1
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Ler na tela a letra da música utilizada para introduzir o assunto com posta por Joana e Renato Teixeira (década de 1980) e ouvir a canção seguindo para o debate no grande grupo.

Os questionamentos referentes à música serão:

1.Por qual motivo o namorado desapareceu?

2.Essa canção pode ser utilizada como de duplo sentido?

3.Qual a interpretação que se pode dar a última estrofe?

4.De que tempo fala a música? Ontem? Hoje?...

2
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Lanço algumas perguntas ao grande grupo, sem ordem pré definida, estabelecidas conforme a situação da sala de aula.

1) Podemos ser amigos de qualquer pessoa?

2) O eleitor pode votar em qualquer partido político ou candidato?

3) Os cidadãos podem entrar e sair de nossas casas a qualquer horário?

4) Nos é permitido expressar claramente nossas opiniões?

5) Podemos ler qualquer livro, ver um filme ou ouvir uma música conforme nossa preferência?

6) Em nossos dias, vivemos numa democracia ou em uma ditadura?

7) A violência e o crime estampado nos meios de comunicação sempre existiram ou só agora foram inventados?

3
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Questionar junto à família e conhecidos de gerações anteriores, "como era a vida em nosso país antes de 1985?" Façam à eles as mesmas perguntas realizadas anteriormente.

4
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Apresentar a atividade proposta como "Lição de casa" ao grande grupo por meio de vídeo- depoimento, onde os alunos mostrarão os dados obtidos com os familiares de gerações anteriores.

REGRAS PARA O VÍDEO- DEPOIMENTO:

* Ter duração entre 5 e 8 minutos;

* No mínimo uma música brasileira da época estudada (antes de 1985);

* Imagens (obtidas da Internet ou arquivo pessoal) anterior à 1985;

* O vídeo deverá ser postado no YouTube para posterior visualização.

5
30
min

Produção escrita individual (alunos)

Caça- palavras: Caçar as palavras do quadro e encaixá-las nas lacunas preenchendo-as corretamente, conforme o conhecimento adquirido sobre a Ditadura Civil Militar por meio das atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, bem como dos textos e vídeos sugeridos.

Arquivos e links