Objetivos principais: Debater e desenvolver nos alunos o censo crítico ao analisar o período da ditadura civil- militar no Brasil;
Conhecer e analisar obras de Tv, de rádio e literárias que sofreram com a censura, e analisar o porquê essa censura foi instaurada no Brasil;
Objetivos secundários:
Compreender o aparelho repressivo e de censura construído no Brasil;
Analisar a forma como as obras eram escolhidas para sofrerem cortes;
Compreender como eram tratados os autores dessas obras;
Analisar como a censura era percebida pela sociedade como um todo, não analisando apenas como essa era sentida no meio acadêmico;
Compreender como a censura se tornou um instrumento importante para o governo militar;
Compreender que em alguns países a pratica da censura ainda é utilizada como forma de legitimar um governo autoritário.
Requisitos: Conhecimentos sobre o período da Ditadura civil militar no Brasil.
Materiais: Sala de informática para a pesquisa de livros, musicas, filmes e novelas que foram censurados, projetor, rádio e Tv para a exibição dos materiais conseguidos com as pesquisas.
A avaliação será realizada de forma continua, ou seja os grupos serão avaliados em todos os momentos da realização do projeto, levando em conta os seguintes aspectos:
- Organização;
- Empenho na pesquisa,
- Formulação da apresentação,
- Forma como expuseram suas pesquisas para os demais colegas da classe.
Além desses fatores cada aluno também será avaliado de forma individual, levando em conta:
- Forma como trabalhou em grupo;
- Forma como apresentou a pesquisa,
- Relatório escrito, individual.
Neste primeiro momento, haverá uma revisão sobre o conceito de ditadura civil –militar, e também uma explicação sobre o conceito de censura, depois dessa definição haverá um pequeno debate sobre se essa pratica ainda existe em nosso país, e também um pequeno debate a respeito da charge apresentada.
Depois haverá a explicação de como será desenvolvido o projeto, e quais são seus objetivos.
Antes do início das pesquisas, os alunos assistirão um vídeo onde o cantor e compositor Chico Buarque conta e mostra as duas versões existentes da música Tanto Mar, sendo uma a original e a outra, a versão pós censura, depois de assistirem e debatermos a respeito do vídeo, os alunos iniciaram suas pesquisas sobre a censura nos meios de comunicação no Brasil, indicarei alguns sites, mas os alunos terão autonomia para buscarem e escolherem outros, desde que sejam sites com informações confiáveis.
Os alunos apresentarão suas pesquisas para a classe, poderão usar qualquer modo de apresentação como cartazes, slides e vídeos.
O Objetivo nesse momento é que cada grupo possa mostrar suas obras escolhidas e debater com os demais alunos da classe o porquê essas foram censuradas.
Depois de todos os grupos apresentarem seus trabalhos, toda a classe será envolvida em um debate sobre as impressões e demais informações que foram desenvolvidas e descobertas durante as pesquisas e também durante a apresentação dos colegas. A charge escolhida também fara parte do debate de forma a desertar a sensibilidade nos alunos de como deveria ser viver em uma sociedade onde muitos aspectos da vida cotidiana sofriam influência da censura existente.