Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Os modos de ação da censura no Brasil 9° ano

É importante que os alunos estudem o momento em que a liberdade de expressão foi retirada da população e é importante que tenham aulas explicando como os meios de comunicação sofreram com esse processo. Também é importante o desenvolvimento do censo crítico para que se perceba como o governo militar usou essa pratica para a legitimação de seu governo.

Plano de aula construído por
Bruna de Oliveira Garcia (Salto / SP)

Objetivos

Objetivos principais: Debater e desenvolver nos alunos o censo crítico ao analisar o período da ditadura civil- militar no Brasil;

Conhecer e analisar obras de Tv, de rádio e literárias que sofreram com a censura, e analisar o porquê essa censura foi instaurada no Brasil;

Objetivos secundários:

Compreender o aparelho repressivo e de censura construído no Brasil;

Analisar a forma como as obras eram escolhidas para sofrerem cortes;

Compreender como eram tratados os autores dessas obras;

Analisar como a censura era percebida pela sociedade como um todo, não analisando apenas como essa era sentida no meio acadêmico;

Compreender como a censura se tornou um instrumento importante para o governo militar;

Compreender que em alguns países a pratica da censura ainda é utilizada como forma de legitimar um governo autoritário.

Requisitos

Requisitos: Conhecimentos sobre o período da Ditadura civil militar no Brasil.

Materiais: Sala de informática para a pesquisa de livros, musicas, filmes e novelas que foram censurados, projetor, rádio e Tv para a exibição dos materiais conseguidos com as pesquisas.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma continua, ou seja os grupos serão avaliados em todos os momentos da realização do projeto, levando em conta os seguintes aspectos:

- Organização;

- Empenho na pesquisa,

- Formulação da apresentação,

- Forma como expuseram suas pesquisas para os demais colegas da classe.

Além desses fatores cada aluno também será avaliado de forma individual, levando em conta:

- Forma como trabalhou em grupo;

- Forma como apresentou a pesquisa,

- Relatório escrito, individual.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Neste primeiro momento, haverá uma revisão sobre o conceito de ditadura civil –militar, e também uma explicação sobre o conceito de censura, depois dessa definição haverá um pequeno debate sobre se essa pratica ainda existe em nosso país, e também um pequeno debate a respeito da charge apresentada.

Depois haverá a explicação de como será desenvolvido o projeto, e quais são seus objetivos.

Arquivos e links
2
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Antes do início das pesquisas, os alunos assistirão um vídeo onde o cantor e compositor Chico Buarque conta e mostra as duas versões existentes da música Tanto Mar, sendo uma a original e a outra, a versão pós censura, depois de assistirem e debatermos a respeito do vídeo, os alunos iniciaram suas pesquisas sobre a censura nos meios de comunicação no Brasil, indicarei alguns sites, mas os alunos terão autonomia para buscarem e escolherem outros, desde que sejam sites com informações confiáveis.

3
40
min

Seminário em grupo (alunos)

Os alunos apresentarão suas pesquisas para a classe, poderão usar qualquer modo de apresentação como cartazes, slides e vídeos.

O Objetivo nesse momento é que cada grupo possa mostrar suas obras escolhidas e debater com os demais alunos da classe o porquê essas foram censuradas.

4
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Depois de todos os grupos apresentarem seus trabalhos, toda a classe será envolvida em um debate sobre as impressões e demais informações que foram desenvolvidas e descobertas durante as pesquisas e também durante a apresentação dos colegas. A charge escolhida também fara parte do debate de forma a desertar a sensibilidade nos alunos de como deveria ser viver em uma sociedade onde muitos aspectos da vida cotidiana sofriam influência da censura existente.

Arquivos e links