47 planos de aula
A aula irá refazer a trajetória dos meios de comunicação no Brasil de 1964 a 2015,quando parte da sociedade defende novo golpe. Será feita uma contextualização,abordando o golpe e o funcionamento da ditadura, destacando o papel da repressão, tortura, economia e, sobretudo, da mídia na sua ascensão, manutenção e queda. Finalmente, buscaremos refletir acerca da atuação da mídia nas eleições de 2014.
Plano de aula construído por RICARDO FELIPE SANTOS DA COSTA (São Paulo/SP)
Essa aula é voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Propõe uma reflexão acerca do regime militar no Brasil. Será desenvolvida em 120 minutos divididos em: apresentação do conteúdo através de slides, análise da letra de uma música e de documentário e confecção de painéis.
Plano de aula construído por ANTONIA VALDENIA DE ARAÚJO (Crato/CE)
Os Festivais de músicas, das décadas de 1960 e 1970, atingiam uma considerável parcela da população por meio das emissoras de tv, que transmitiam os eventos. A aula propõe analisar algumas músicas desses festivais, destacando as que perpetuaram nas rádios e televisão até os dias atuais. A aula tem como público alvo alunos do 9º ano.
Plano de aula construído por Aline Souto Leal (Caraguatatuba/SP)
O plano de aula, tem por objetivo fazer com que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, compreendam que a ditadura civil-militar , teve como consequência principal o cerceamento da liberdade de expressão, mas alguns escritores, como Ana Maria Machado não aceitou os abusos e atrocidades impostos pelo Estado, fazendo-se valer da Literatura Infantil como meio de não silenciar suas vozes.
Plano de aula construído por Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira (Mineiros/GO)
Notório foi o julgamento do Pe. Jentel, condenado em 1973 com base na lei de Segurança Nacional. Na aula vamos conhecer esta lei e ler a sentença proferida contra o referido réu, para conhecer em profundidade o ideário do regime político instaurado em Abril de 1964 no Brasil, o qual foi vigorosamente combatido pelos bastiões democráticos que com muito custo fizeram oposição aos militares no poder.
Plano de aula construído por Rafael Jardim (São Paulo/SP)
A aula discorrerá sobre a Ditadura Civil-Militar marcada pela agressão aos Direitos Humanos, censura e repressão. Abordará a luta pela democracia e a resistência existente ao longo do Regime quando pessoas doaram suas vidas acreditando no “amanhã”. Por meio de diferentes estratégias se refletirá acerca do Regime,do combate ao mesmo e das lições que se pode obter a partir desse período histórico.
Plano de aula construído por edson peixoto andrade (Paripiranga/BA)
Após a leitura da ditadura no livro didático (aulas de 50 e outra de 20 minutos), questionar os alunos do 3 ano do ensino médio, sobre sua opinião referente ao período, a percepção da população brasileira na época, obtendo um olhar mais amplo do período, fugindo da dicotomia dos fatos, presente em algumas opiniões ainda persistentes, que veem o período dentro do reducionismo entre bons ou maus.
Plano de aula construído por LEILIANE KECIA MAGALHAES (Amontada/CE)
Análise do patrimônio do regime militar no Brasil, a partir do Memorial da Resistência (SP), para compreender o que é e qual a contribuição que a arqueologia forense e da repressão oferece ao estudo desse período da história do Brasil. São propostos: pesquisa, debates, visita técnica ao Memorial e a análise da experiência museológica dos alunos. Para a 2ª série do Ensino Médio (16 anos).
Plano de aula construído por Marcela Marrafon de Oliveira (Iracemápolis/SP)
O presente plano de aula discutir conceitos referentes ao período da Ditadura Civil Militar brasileira tendo por base algumas fontes históricas (depoimentos, jornais, músicas e fotografias). Nessa proposta, os alunos e alunas serão orientados a trabalhar e discutir em pequenos grupos, alguns temas desse período e depois compartilhar com o restante da turma as aprendizagens desse debate.
Plano de aula construído por Said Lucas de Oliveira Salomón (Novo Hamburgo/RS)
Este plano de aula deverá ser executado em 2 h/a e será como encerramento das atividades sobre a Ditadura Militar brasileira em turmas de 3º ano do EM. Serão feitas entrevistas semi-estruturadas e ministradas pelos próprios alunos em seus círculos de relacionamentos. A primeira aula será para orientar o trabalho e a segunda será a exposição sob a forma de seminário do material coletado.
Plano de aula construído por Silvana Ferreira Mendes (Brasília de Minas/MG)
Esse plano visa desenvolver a ideia de que é possível olharmos para o audiovisual como uma fonte primária passível de ser utilizada pelo professor de História em sala de aula. A partir dos filmes Independência ou Morte e Os inconfidentes, pretende-se demonstrar aos alunos como a linguagem cinematográfica também possui a sua historicidade, dialogando com a sociedade que a produziu.
Plano de aula construído por João Paulo Fernandes de Oliveira (Piracicaba/SP)
47 planos de aula