Discutir os reflexos dos acontecimentos de âmbito nacional no âmbito local e individual conferindo significados e um sentimento de pertencimento na lógica do país.
Resgatar a memória local acerca da ditadura militar brasileira.
Identificar em indivíduos da comunidade local agentes (ativos ou passivos) nos eventos da ditadura militar brasileira
Requisitos _ ter sido discutido em aulas anteriores o assunto Ditadura Militar brasileira.
Materiais _ gravadores de áudio, filmadoras e papel para sistematizar as entrevistas, projetor multimídia, notebook, caixas de som.
Agendamento do auditório da escola para 2ª aula.
Pode-se usar como avaliação a observação da qualidade das ideias apresentadas no seminário e do material coletado (provavelmente aparecerão documentos, fotos e outros tipos de materiais comprobatórios da participação do entrevistado).
Depois de apresentado o seminário os alunos poderão organizar relatórios sobre o trabalho de campo, suas conclusões _ dificuldades, pontos positivos, aprendizagem... Depois de corrigidos os melhores relatórios podem ser divulgados através de um blog da turma ou outro meio no âmbito da escola.
Os alunos em grupos pequenos deverão entrevistar (gravação de vídeo ou áudio) pessoas que viveram a experiência da ditadura militar brasileira.
As perguntas para a entrevista deverão ser previamente esquematizadas.
Os alunos de cada grupo deverão apresentar em forma de seminário ao restante da turma as entrevistas.
Entrega de relatórios por grupo para depois de apreciados pelo professor serem postados no blog silvanahistoriavirtual@blogspot.com
Esta atividade constará das considerações finais feita pelo professor acerca das atividades desenvolvidas pelos alunos.