Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

A Música como propagadora de ideologias

Os Festivais de músicas, das décadas de 1960 e 1970, atingiam uma considerável parcela da população por meio das emissoras de tv, que transmitiam os eventos. A aula propõe analisar algumas músicas desses festivais, destacando as que perpetuaram nas rádios e televisão até os dias atuais. A aula tem como público alvo alunos do 9º ano.

Plano de aula construído por
Aline Souto Leal (Caraguatatuba / SP)

Objetivos

Levar o aluno a entender a estreita ligação entre arte e política da época da ditadura civil-militar. E estabelecer uma relação entre presente e passado analisando como as músicas transmitem suas inquietações sociais e políticas.

As músicas escolhidas ainda estão presentes nos meios de comunicação, mesmo assim muitos não têm acesso a elas ou porque não faz parte do seu gosto musical ou porque sempre foi ofertado outros tipos musicas que não os dos anos 60. Com essa aula o aluno terá a oportunidade de conhecer outras músicas que não fazem parte do seu cotidiano e, por meio delas, descobrir ou enfatizar a importância história, ideológica e social que as músicas carregam.

Requisitos

Utilizaremos como materiais as músicas e vídeos dos festivais onde foram apresentadas "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso e "Para não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré. Serão apresentadas aos alunos utilizando DataShow, Cx de som, letras das músicas impressas. Para pesquisas:computadores com internet. Para o festival: Cartolinas ou papel pardo para cartazes, Cx de som, microfone.

Avaliação

O aluno será avaliado durante todo o processo da aula, desde sua participação nas aulas e pesquisas que contextualizarão os festivais.

Também será avaliado a colaboração do aluno no trabalho em grupo para a realização do festival.

1
40
min

Vídeo/Música/Imagem

Com a utilização de um computador e data show apresentar aos alunos trechos dos festivais em que Caetano Veloso canta "Alegria, Alegria" e "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré. O objetivo dessa aula é analisar a imagem no que se refere ao entusiasmo das pessoas, a importância dos Festivais pela proporção que tomou nos meios de comunicação e na opinião pública, e análise da letra levantando hipóteses a partir das aulas anteriores sobre o golpe e o regime que se instalara no país.

Como atividade de casa, solicitar uma biografia dos dois cantores e o contexto político brasileiro em que as músicas foram escritas e apresentadas ao público. Sugerir os links para pesquisa e para assistirem aos vídeos passados em aula.

Arquivos e links
2
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os grupos apresentarão as pesquisas que realizaram para discutir o contexto em que as músicas foram apresentadas e os festivais. Nesse momento, discutiremos o papel da censura às produções artísticas da época, como a música. Assunto que provavelmente tiveram contato na pesquisa solicitada. Em seguida, propor um festival de música na escola, onde os grupos farão interpretações de músicas dos festivais estudados. Solicitar informações importantes sobre esses festivais e o contexto político e ideológico para a produção de cartazes informativos para o público.

3
40
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Os grupos socializarão as pesquisas realizadas para discutir informações pertinentes nos cartazes. Além de decidir: as músicas que escolheram apresentar, quando e onde apresentarão, a duração do evento, a sequencia de apresentações.

Em seguida, iniciar a produção dos cartazes para serem apresentados ao público e determinar uma breve apresentação no microfone.

A data do festival ficará em aberto, pois será negociado com a direção. Mas, o material (cartazes, músicas) já serão feitos.