Compreender que um "governo" não se dá apenas sob o interesse dos líderes, mas da sociedade vigente, quer nas suas tensões, quer na corroboração.
Identificar os setores sociais, embora não homogêneos, que participaram e se beneficiaram ou não da ditadura.
Refletir sobre as mudanças de posição durante os 21 anos de ditadura no Brasil
Será utilizado para a realização da aula: Livro Didático, Projetor, computador e caixa de som.
Avaliação será realizada através da oralidade dos alunos na forma de debate.
Apresentação de argumentos que fujam do maniqueísmo, e se situem no contexto da sociedade como um todo.
Análise das motivações que prevaleceram sobre determinados setores para se colocar em apoio ou contra a ditadura militar e civil.
Situar as principais razões que levaram as mudanças de posicionamento com relação ao golpe.
A leitura dos textos do livro didático realizada em casa ( o livro didático em questão, apresenta versões diversas sobre o período) será a base para a primeira discussão, numa turma de 30 alunos, dividida em 5 equipes, cada equipe terá 3 minutos para expor a sua opinião sobre o período estudado a partir dos textos lidos.
A partir da fala das equipes, baseada nos textos lidos, deverão ter percebido que as opiniões eram divergentes, uma parte dos brasileiros apoiaram, outros não, ainda outros mudaram de opinião ao longo do regime, colocarei em reflexão os motivos dessa diversidade de versões sobre o período (a partir dos textos oportunizados pela Olimpíada de História), o papel da propaganda, da censura, das universidades, dos empresários, dos militares, da família, da igreja.. dos diversos segmentos da sociedade, na construção dessa diversidade de opiniões.
Exposição de trechos de depoimentos atuais sobre a ditadura.
A partir da leitura dos textos do livro didático, da minha reflexão sobre as possíveis causas das diversas opiniões sobre o período, apresentar opiniões de pessoas conhecidas ou não, ou da mídia, na atualidade sobre o assunto, questionando o fato de ainda hoje, existir um pensamento apaixonado sobre aquele período, uns pregando a volta dos militares e outros repudiando a ditadura, sem espaço para o diálogo.
Cada equipe terá 4 minutos para apresentar as possíveis motivações que levam os brasileiros após 30 anos, ainda tratarem a ditadura como uma visão maniqueísta, apontando o papel de se conhecer as diversas versões sobre um assunto para se construir uma opinião.