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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

70
minutos

DITADURA MILITAR E CIVIL - SUAS VERSÕES

Após a leitura da ditadura no livro didático (aulas de 50 e outra de 20 minutos), questionar os alunos do 3 ano do ensino médio, sobre sua opinião referente ao período, a percepção da população brasileira na época, obtendo um olhar mais amplo do período, fugindo da dicotomia dos fatos, presente em algumas opiniões ainda persistentes, que veem o período dentro do reducionismo entre bons ou maus.

Plano de aula construído por
LEILIANE KECIA MAGALHAES (Amontada / CE)

Objetivos

Compreender que um "governo" não se dá apenas sob o interesse dos líderes, mas da sociedade vigente, quer nas suas tensões, quer na corroboração.

Identificar os setores sociais, embora não homogêneos, que participaram e se beneficiaram ou não da ditadura.

Refletir sobre as mudanças de posição durante os 21 anos de ditadura no Brasil

Requisitos

Será utilizado para a realização da aula: Livro Didático, Projetor, computador e caixa de som.

Avaliação

Avaliação será realizada através da oralidade dos alunos na forma de debate.

Apresentação de argumentos que fujam do maniqueísmo, e se situem no contexto da sociedade como um todo.

Análise das motivações que prevaleceram sobre determinados setores para se colocar em apoio ou contra a ditadura militar e civil.

Situar as principais razões que levaram as mudanças de posicionamento com relação ao golpe.

1
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A leitura dos textos do livro didático realizada em casa ( o livro didático em questão, apresenta versões diversas sobre o período) será a base para a primeira discussão, numa turma de 30 alunos, dividida em 5 equipes, cada equipe terá 3 minutos para expor a sua opinião sobre o período estudado a partir dos textos lidos.

2
15
min

Exposição Oral por parte do professor

A partir da fala das equipes, baseada nos textos lidos, deverão ter percebido que as opiniões eram divergentes, uma parte dos brasileiros apoiaram, outros não, ainda outros mudaram de opinião ao longo do regime, colocarei em reflexão os motivos dessa diversidade de versões sobre o período (a partir dos textos oportunizados pela Olimpíada de História), o papel da propaganda, da censura, das universidades, dos empresários, dos militares, da família, da igreja.. dos diversos segmentos da sociedade, na construção dessa diversidade de opiniões.

3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Exposição de trechos de depoimentos atuais sobre a ditadura.

A partir da leitura dos textos do livro didático, da minha reflexão sobre as possíveis causas das diversas opiniões sobre o período, apresentar opiniões de pessoas conhecidas ou não, ou da mídia, na atualidade sobre o assunto, questionando o fato de ainda hoje, existir um pensamento apaixonado sobre aquele período, uns pregando a volta dos militares e outros repudiando a ditadura, sem espaço para o diálogo.

Arquivos e links
4
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Cada equipe terá 4 minutos para apresentar as possíveis motivações que levam os brasileiros após 30 anos, ainda tratarem a ditadura como uma visão maniqueísta, apontando o papel de se conhecer as diversas versões sobre um assunto para se construir uma opinião.