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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

A MÍDIA, A DITADURA CIVIL-MILITAR E A DEMOCRACIA: REFLEXÕES SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA E LIBERDADE DE EMPRESA NO BRASIL.

A aula irá refazer a trajetória dos meios de comunicação no Brasil de 1964 a 2015,quando parte da sociedade defende novo golpe. Será feita uma contextualização,abordando o golpe e o funcionamento da ditadura, destacando o papel da repressão, tortura, economia e, sobretudo, da mídia na sua ascensão, manutenção e queda. Finalmente, buscaremos refletir acerca da atuação da mídia nas eleições de 2014.

Plano de aula construído por
RICARDO FELIPE SANTOS DA COSTA (São Paulo / SP)

Objetivos

Segundo o senso comum, os meios de comunicação historicamente têm desempenhado um papel fundamental na defesa da democracia no Brasil. Esta "opinião pública", é claro, foi formada por esta mesma mídia, em grande parte responsável pela construção da nossa memória histórica. Assim, silenciam-se episódios nos quais jornais, emissoras de rádio e televisão, e editoras, entre outros, atuaram atacando as instituições democráticas e, depois, defendendo ditaduras instituídas, após a utilização da força militar para golpear contra as instituições estabelecidas pela "vontade geral", mesmo dentro dos limites de um Estado de Direito construído segundo os princípios do liberalismo político.

Nas eleições encerradas em 26/10/2014, a participação dos meios de comunicação foi vista com muita preocupação pela sociedade brasileira, em geral. De um lado, os que defendem a total liberdade de imprensa, considerando censura odiosa qualquer ressalva que se faça aos interesses que possam estar ocultos (nem tanto assim) por detrás de publicações aparentemente neutras. Por outro, os que consideram que as empresas de comunicação, na defesa de uma suposta liberdade de imprensa, são ciosas de seus interesses econômicos e empresariais, estando mais preocupadas com a "liberdade de empresa".

Assim, a aula tem por objetivo fundamental problematizar a visão quase consensual de que a imprensa no Brasil defende (e defendeu), sempre e necessariamente, a liberdade e a democracia e, ainda, questionar a neutralidade dos meios de comunicação e, por fim, analisar criticamente o movimento que atualmente se articula pela intervenção militar. Inclusive, começa a se fazer sentir na educação pública. Em Goiás, militares passaram a administrar escolas, aplicando a lei do silêncio, hierarquização e nas aulas de História “ditadura militar” virou “governo revolucionário”. Estudando a trajetória dos meios de comunicação no Brasil, particularmente da “grande mídia” (notadamente Organizações Globo, Revista Veja, OESP e Grupo Folha) com fases de apoio ao golpe e à Ditadura Civil-Militar e, depois, de oposição à Ditadura e defesa das “Diretas Já”, o propósito é entender o funcionamento da imprensa no contexto das mudanças políticas e econômicas do país. Enfim, estabelecer uma relação entre os conceitos “liberdade de imprensa” e “liberdade de empresa”, democracia e ditadura, nos últimos 50 anos.

Requisitos

1. Computador com caixas de som e leitor de CD e DVD;

2. “Data show”;

3. Edições de jornais e revistas (“Veja”, “Época”, “Caros Amigos”, “Carta Capital”, “Folha de S. Paulo, “OESP”);

4. Filmes em DVD (“Prá Frente Brasil”, “Cidadão Boilesen” e “Muito Além do Cidadão Kane”);

5. CDs (Chico, Odair José, Gonzaguinha, Vandré, Caetano e Taiguara).

OBS: itens 3, 4 e 5 - fornecidos pelo professor.

Avaliação

As avaliações serão feitas entre os encontros programados (ou seja, em casa), não demandando tempo da aula. Sua finalidade transcende a aferição de conhecimentos. É, sobretudo, parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem e reflexão sobre os temas levantados.

Serão ministradas duas avaliações com questões de reflexão, análise de textos e questões objetivas sobre o tema.

Além destas, será proposta uma análise comparativa entre as revistas “Carta Capital”, “Caros Amigos”, “Veja” e “Época”, sobre as recentes eleições e o noticiário político do Brasil e, ainda, como trabalho final do curso, uma crítica historiográfica dos filmes “Muito além do cidadão Kane” e "Cidadão Boilesen".

As avaliações objetivam desconstruir a ideia de neutralidade no jornalismo, bem como entender a heterogeneidade da imprensa brasileira. Ainda, a partir do contexto “ditadura civil-militar brasileira” e “redemocratização e democracia atual”, buscar a compreensão acerca da participação da imprensa na política brasileira e os seus interesses manifestos ou dissimulados.

1
30
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Comparar a cobertura jornalística do noticiário político brasileiro, com relação às eleições recentes e aos movimentos pelo "impeachment" da presidenta Dilma e/ou intervenção militar, das seguintes revistas:

1) "Veja" X "Carta Capital";

2) "Época" X "Caros Amigos".

Trabalho em grupo para apresentação na sala.

OBSERVAÇÃO: tempo de "duração de atividade" estimado para a orientação do trabalho e apresentação do Projeto/Aula, com uma breve apresentação das matérias jornalísticas a serem analisadas comparativamente.

Arquivos e links
2
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Apresentação de imagens, gráficos, músicas e um esquema panorâmico sobre a ditadura civil-militar no Brasil, tendo como eixos temáticos:

1) A Ditadura civil-militar: panorama histórico, da construção do golpe à derrota da Ditadura;

2) A imprensa e a política no Brasil (capas da revista "Veja", nascimento da TV Globo e primeiras páginas da Folha e Estado);

3) Movimento "voltem militares" X "tortura nunca mais".

Arquivos e links
3

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Atividades propostas para casa, a serem desenvolvidas em grupos de três alunos a primeira e individualmente a segunda.

Arquivos e links
4
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibição de trechos dos filmes "Muito além do Cidadão Kane" (sobretudo a parte que aborda o surgimento da TV Globo) e "Cidadão Boilesen" (trecho que trata da abordagem da mídia sobre a guerrilha).

Finalização do Projeto/aula, com um comentário sobre o trabalho final do curso (análise historiográfica dos filmes - proposta para casa).