Pretende-se com esse plano de aula fazer com que os alunos do Ensino Fundamental (9º ano) compreendam que o período da ditadura civil-militar no Brasil, cerceou a liberdade de expressão do povo brasileiro e uma das maneiras que alguns intelectuais, como Ana Maria Machado encontrou foi adentrar no mundo da literatura infantil, para que sua voz e seu pensamento não fossem calados para sempre;
Desenvolver a leitura e a interpretação de textos dos alunos;
Proporcionar aos alunos a oportunidade de criar paródias e videos.
Para dar início a realização do plano de aula serão necessários: uma batatinha (dinâmica); data show e computador para exposição oral e apresentação dos videoclipes;acesso a internet para leitura do artigo / laboratório de informática da escola; livro de literatura "Era uma vez um tirano" e sistema de som (apresentação das paródias)
Os alunos serão avaliados pela (o):
- Participação na dinâmica da batata-quente;
- Demonstração de interesse e envolvimento na exposição oral do professor;
_ Comprometimento e empenho nas leituras do artigo da Andréa Quilian e Eliane dos Santos e da obra de Ana Maria Machado "Era uma vez um tirano";
- Capacidade de ler, interpretar, sintetizar e criar paródias e videoclipes a partir da obra "Era uma vez um tirano."
Para iniciar o conteúdo sobre o golpe civil-militar e a ditadura no Brasil,faremos uma dinâmica chamada "batata- quente", na qual o estudante que ficar com a bata nas mãos irá responder uma pergunta sobre o período ditadura civil-militar, com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que eles sabem e pensam a respeito deste período da história.
Após a dinâmica, passaremos a exposição oral sobre como ocorreu o golpe civil-militar, a implantação da ditadura no Brasil e como a arte(música, teatro, cinema),jornais e escritores tiveram sua liberdade cerceada pela ditadura; e quais os modus operandi que estes intelectuais utilizaram para driblar a censura.Como fundamentação da exposição oral, será utilizado o livro (Sistema Coc de Ensino - livro 8: Novos Rumos e Movimentos e Consequência) dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Os aluno alunos irão acessar a revista de nº 18 - Literatura e Autoritarismo - Processos de Identificação e Política da (in) diferença, para ler o artigo "Tropical Sol da Liberdade, Memória de um Espírito libertário" - Andreia Quilian de Vargas e Eliane dos Santos e trazer questões para serem discutidas em sala. Caso o aluno não tenha acesso a internet, o laboratório de informática da escola ficará à disposição.
A atividade será realizada de acordo com as orientações que constam no link ao lado.
Segue abaixo as perguntas que serão direcionadas aos alunos na realização da dinâmica GV e GO;
1- Durante a Ditadura no Brasil, por que a literatura passava despercebida pelos militares?
2- Qual foi o principal objetivo de Ana Maria Machado ao associar as suas angustias em seus textos infantis?
3- Por que os intelectuais eram considerados uma ameaça ao regime militar no Brasil?
Os alunos farão a leitura da obra de Ana Maria Machado "Era uma vez um tirano". Após a leitura metade da turma se reunirá em grupo de cinco pessoas para fazerem paródias e a outra fará uma releitura da obra para, em seguida, produzirem um videoclipe (cada vídeo não poderá ultrapassar 10 minutos).
Apresentação das paródias e dos videoclipes.