47 planos de aula
A proposta desse plano é abordar uma das formas de resistência ao regime militar: o humor. Optou-se pelo trabalho com charges produzidas por Ziraldo, Henfil, Millôr, Jaguar , Claudius e Fortuna; publicadas no Pasquim, revista Pif Paf e jornal Correio da Manhã. A intenção é que os alunos analisem as imagens a partir de seu contexto de produção e veiculação, concluindo que o riso também faz pensar.
Plano de aula construído por Laís Felix Cirino dos Santos (Santos/SP)
Nesta aula os alunos trabalharão com fontes históricas, documentos oficiais dos órgãos de censura com letras musicais vetadas, disponibilizados no site http://censuramusical.com.br/osite.php que encontram-se originalmente nos arquivos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles também relacionarão as fontes, a letra da música e o contexto histórico com a liberdade de expressão.
Plano de aula construído por Elisandra Deitos (Garibaldi/RS)
Esse plano de aula deve ser aplicado após um panorama geral sobre o Regime Civil-Militar. Pretende-se analisar a violência da ditadura contra seus opositores, qualificando-a como um crime contra os direitos humanos, o papel da sociedade atual na condução de uma política de justiça e verdade no Brasil e resgatar vozes/experiências pouco exploradas pela história oficial e livros didáticos.
Plano de aula construído por Carla Izabel Amaro Brolia (Lucianópolis/SP)
Pretende-se trabalhar com o conceito de censura e liberdade de expressão tomando por base o AI 5. Nesse sentido, espera-se que os alunos compreendam os objetivos de sua utilização, quais grupos se dirigiam e suas principais consequências. Busca-se, também abordar as várias formas de resistência e apresentar artistas do período que foram imprescindíveis na luta pela construção de um novo país.
Plano de aula construído por Cryseverlin Dias Pinheiro Santos (Dourados/MS)
Essa proposta pretende evidenciar, especialmente para a 3ª série do Ensino Médio, como a ditadura atingiu a vida de todos os brasileiros,ainda que, de forma direta ou indireta. O regime civil-militar atingiu diversos âmbitos da vida do cidadão. Nessa proposta, a percepção dessa questão se dará a partir de narrativas e histórias individuais e coletivas vividas no período em estudo.
Plano de aula construído por Ivaneide Almeida da Silva (Porto Seguro/BA)
Durante o regime militar, autoritarismo e oposição, repressão e protestos foram constantes. Governo e sociedade testaram seus limites, do que podia ou não fazer em vários momentos. Entre as diversas formas de expressão social e de oposição ao governo, destacamos neste período os cartazes políticos feitos por militantes e que foram colados em locais estratégicos pelas cidades.
Plano de aula construído por Marilia Nogueira da Silva (Juiz de Fora/MG)
Desenvolver uma aula sobre as manifestações musicais do período, Promover a leitura e interpretação de algumas letras de músicas, estabelecer uma análise intertextual com o período. Provocar a produção de um CD musical de um artista para cada grupo. Apresentação de um seminário final
Plano de aula construído por Paulo Eduardo de Mattos Stipp (Votuporanga/SP)
Esta aula para o 3° Ano do Ensino Médio pretende abordar o processo de transição política que deu fim à Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) a partir de um diálogo entre o Cinema Documentário e a História. Assim, o objeto fílmico a ser visto e discutido em sala de aula é a obra "Céu Aberto" (1985), do cineasta brasileiro João Batista de Andrade.
Plano de aula construído por Rodrigo Dias (Bambuí/MG)
Através da análise da música "Estado violência" de Charles Gavin, os alunos devem identificar as características do Estado no período da ditadura civil-militar no que diz respeito a sua atuação sobre a vida cotidiana e às liberdades civis, relacionando as passagens da música indicada a alguns acontecimentos do período ditatorial que as ilustrem.
Plano de aula construído por Sheila Valencia (São Caetano do Sul/SP)
Após exposição oral sobre o tema, os alunos serão divididos, através de sorteio, em três grupos: Um grupo defenderá e outro grupo condenará as ações que culminaram na passeata dos cem mil. O terceiro grupo será o de juízes, que ouvirão ambos os lados, analisarão os documentos produzidos pelos grupos e darão a sentença.
Plano de aula construído por Fabiana Lima (Taubaté/SP)
A aula tem o intuito de apresentar aos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio alguns discursos e propagandas produzidos antes e depois do golpe de 1964 que fomentaram um imaginário anticomunista. Pretende-se que essa apresentação possibilite ao aluno perceber que a propaganda serviu como um importante sustentáculo para o regime ditatorial instaurado no Brasil.
Plano de aula construído por Bárbara Macagnan Lopes (Guaporé/RS)
A aula proposta "Histórias Vivas",são memórias de indivíduos que atuaram, resistiram,protagonizaram esse período da Ditadura Civil/ Militar no Brasil. Para compreendermos esse contexto político, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II,foi dividida em grupos e sob orientação da professora, irão apresentar um debate a respeito dessas memórias.
Plano de aula construído por Glauciene da Costa Maia. (Manaus/AM)
47 planos de aula