Sensibilizar os alunos quanto ao sentimento dos manifestantes na passeata dos cem mil e as razões declaradas pelos militares para as ações que culminaram na passeata. Capacitar o aluno a exercer sua criticidade, habilidade de argumentação e posicionamento sobre o tema. Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
projetor multimídia, computador, caixa de som, lousa e giz.
Os alunos serão avaliados quanto à participação e elaboração dos documentos de defesa, acusação e resultado do julgamento, com relação às pesquisas feitas e habilidades de argumentação oral e escrita.Os argumentos terão maior peso e deverão estar baseados nas "provas" obtidas. A avaliação será feita dentro do tempo de cada equipe, que atuarão em momentos diferentes.
O professor fará uma breve explanação sobre o que foi e quais os agentes históricos envolvidos na passeata dos cem mil, e dividirá, através de sorteio, a sala em três grupos: um defenderá o ponto de vista do governo. O segundo grupo defenderá os manifestantes. Um terceiro grupo, menor, será formado e sua participação será posterior à apresentação dos dois primeiros grupos.
Grupos 1 e 2 farão pesquisa sobre o assunto trabalhado em sala de aula. Poderão usar livros, jornais ou sites.Neste momento o grupo 3 não tem atividade para casa.
Com a sala organizada à maneira de um tribunal brasileiro, as equipes farão a exposição de seus argumentos, procurando convencer os juízes(terceiro grupo) sobre seu posicionamento. Cada grupo poderá fazer uso de imagens, entrevistas ou textos, que terão a validade de "prova documental"e serão entregues ao grupo 3 para análise. Cada grupo terá 20 minutos para sua defesa. E disponibilizarão seus argumentos para o júri.
Após assistir às apresentações dos grupos, os juízes terão uma semana para avaliar o material apresentado e promover sua sentença, oral e escrita.Grupos 1 e 2 não farão essa atividade, pois já fizeram na primeira etapa.
O professor encerrará a atividade após a apresentação do resultado dos "juízes", fornecendo o feedback às apresentações e salientando a necessidade da força dos argumentos e da produção da "verdade" de cada grupo envolvido. A palavra será dada aos grupos para que a atividade seja avaliada pelos alunos, fornecendo um retorno ao professor.