Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

I NOITE DO CAFONA: Música Popular Romântica

Desenvolver uma aula sobre as manifestações musicais do período, Promover a leitura e interpretação de algumas letras de músicas, estabelecer uma análise intertextual com o período. Provocar a produção de um CD musical de um artista para cada grupo. Apresentação de um seminário final

Plano de aula construído por
Paulo Eduardo de Mattos Stipp (Votuporanga / SP)

Objetivos

• Identificar as várias interpretações históricas durante o regime da Ditadura Civil-Militar

o Manifestações Culturais de Juventude

o Polifonia sonora e político-cultural

o Lócus cultural, lócus político

• Reconhecer a arte e a cultura como meio privilegiado de expressão da História cotidiana

o Crônica sonora

o Meios de resistência e contestação política

o Consonância e vulgarização (popularização)

• Pensar a manifestação e expressão artísticas em suas fissuras e frestas

o Manifestações ideológicas

o Metáforas

o Relação da censura e liberdade de expressão

• Contextualizar os embates entre os compositores populares da época

o Os embates dos Festivais

o Canção de Protesto

o Ideologia e engajamento jovem

o MPB elitizada X MPB das domésticas

Requisitos

Este projeto se realizará em duas etapas. Uma em sala de aula, e outra no Auditório como se fosse uma Noite dos Festivais de 1968 (com todos vestidos a caráter). Para tanto serão necessários:

Reserva do Auditório

Datashow

Computador

Caixas de som

Avaliação

A avaliação deverá ser constante, desde o envolvimento dos grupos nas discussões de análise e intertextualidade das letras, até a entrega e apresentação dos dois trabalhos ( CD/DVD e Seminário)

Trinta por cento da nota será composta pelo desempenho e dedicação/comprometimento dos alunos na elaboração do evento (I Noite do Cafona)

Setenta por cento da nota será composta da apresentação dos seminários

1
35
min

Exposição Oral por parte do professor

A presente proposta “Noite do Cafona”, faz parte de um projeto maior: “ Noites de Verão em 68” onde a cada bimestre abordaremos uma manifestação Cultural, musical da década de 60: Cafona (1º Bimestre); Jovem Guarda (2º Bimestre); Música de Protesto (3º Bimestre) e Tropicália (4º Bimestre).

Delimitamos este plano de aula com a 1ª e 3ª Séries do Ensino Médio, por serem sereis que já trabalharam os conteúdos históricos sobre o regime militar brasileiro nas séries anteriores.

1ª etapa

Tendo como pré-requisito a compreensão histórica do regime militar brasileiro nas séries anteriores, dividir as salas em grupos de pesquisa e trabalho segundo os principais artistas de temática brega, a saber: Waldik Soriano, Nelson Ned, Lindomar Castilho, Odair José, Agnaldo Timóteo, Benito di Paula e a dupla Dom & Ravel

Aula expositiva sobre as manifestações culturais e movimentos musicais brasileiros no período: Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo, Música de Protesto e Música Brega/Cafona

(2 aulas: 100´)

2
35
min

Leitura de texto em sala de aula

Trabalho com as letras das músicas estabelecendo as relações de intertextualidade das canções dos artistas pesquisados frente as questões políticas, sociais, culturais e estéticas (a manifestação do brega X contexto histórico – 2 hora-aula: 100´)

Análise intertextual das letras das canções propostas

Amor Perfeito e o Julgamento de Arnaldo Batista

Pare de Tomar a pílula e Vou tirar você desse lugar de Odair José

Eu não sou cachorro, não e Paixao de um Homem de Valdik Soriano

3
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pesquisa e gravação de um CD com as principais canções dos artistas pesquisados

Pesquisa Biográfica dos artistas bregas, análise de algumas músicas frente ao contexto histórico

4
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Apresentação dos seminários

Grupo de até 05 alunos

Apresentar biografia do artista

Contextualização histórica

Conexões com a Ditadura Civil-Militar

Análise de duas ou mais músicas

Proposta de dinâmica de avaliação dos demais alunos