• Identificar as várias interpretações históricas durante o regime da Ditadura Civil-Militar
o Manifestações Culturais de Juventude
o Polifonia sonora e político-cultural
o Lócus cultural, lócus político
• Reconhecer a arte e a cultura como meio privilegiado de expressão da História cotidiana
o Crônica sonora
o Meios de resistência e contestação política
o Consonância e vulgarização (popularização)
• Pensar a manifestação e expressão artísticas em suas fissuras e frestas
o Manifestações ideológicas
o Metáforas
o Relação da censura e liberdade de expressão
• Contextualizar os embates entre os compositores populares da época
o Os embates dos Festivais
o Canção de Protesto
o Ideologia e engajamento jovem
o MPB elitizada X MPB das domésticas
Este projeto se realizará em duas etapas. Uma em sala de aula, e outra no Auditório como se fosse uma Noite dos Festivais de 1968 (com todos vestidos a caráter). Para tanto serão necessários:
Reserva do Auditório
Datashow
Computador
Caixas de som
A avaliação deverá ser constante, desde o envolvimento dos grupos nas discussões de análise e intertextualidade das letras, até a entrega e apresentação dos dois trabalhos ( CD/DVD e Seminário)
Trinta por cento da nota será composta pelo desempenho e dedicação/comprometimento dos alunos na elaboração do evento (I Noite do Cafona)
Setenta por cento da nota será composta da apresentação dos seminários
A presente proposta “Noite do Cafona”, faz parte de um projeto maior: “ Noites de Verão em 68” onde a cada bimestre abordaremos uma manifestação Cultural, musical da década de 60: Cafona (1º Bimestre); Jovem Guarda (2º Bimestre); Música de Protesto (3º Bimestre) e Tropicália (4º Bimestre).
Delimitamos este plano de aula com a 1ª e 3ª Séries do Ensino Médio, por serem sereis que já trabalharam os conteúdos históricos sobre o regime militar brasileiro nas séries anteriores.
1ª etapa
Tendo como pré-requisito a compreensão histórica do regime militar brasileiro nas séries anteriores, dividir as salas em grupos de pesquisa e trabalho segundo os principais artistas de temática brega, a saber: Waldik Soriano, Nelson Ned, Lindomar Castilho, Odair José, Agnaldo Timóteo, Benito di Paula e a dupla Dom & Ravel
Aula expositiva sobre as manifestações culturais e movimentos musicais brasileiros no período: Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo, Música de Protesto e Música Brega/Cafona
(2 aulas: 100´)
Trabalho com as letras das músicas estabelecendo as relações de intertextualidade das canções dos artistas pesquisados frente as questões políticas, sociais, culturais e estéticas (a manifestação do brega X contexto histórico – 2 hora-aula: 100´)
Análise intertextual das letras das canções propostas
Amor Perfeito e o Julgamento de Arnaldo Batista
Pare de Tomar a pílula e Vou tirar você desse lugar de Odair José
Eu não sou cachorro, não e Paixao de um Homem de Valdik Soriano
Pesquisa e gravação de um CD com as principais canções dos artistas pesquisados
Pesquisa Biográfica dos artistas bregas, análise de algumas músicas frente ao contexto histórico
Apresentação dos seminários
Grupo de até 05 alunos
Apresentar biografia do artista
Contextualização histórica
Conexões com a Ditadura Civil-Militar
Análise de duas ou mais músicas
Proposta de dinâmica de avaliação dos demais alunos