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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

90
minutos

Anticomunismo e o Golpe de 1964

A aula tem o intuito de apresentar aos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio alguns discursos e propagandas produzidos antes e depois do golpe de 1964 que fomentaram um imaginário anticomunista. Pretende-se que essa apresentação possibilite ao aluno perceber que a propaganda serviu como um importante sustentáculo para o regime ditatorial instaurado no Brasil.

Plano de aula construído por
Bárbara Macagnan Lopes (Guaporé / RS)

Objetivos

Durante o período da Guerra Fria, a América Latina e o Brasil foram pontos percebidos como estratégicos pelos países alinhados ao capitalismo. Nesse sentido, durante o período que se estende do fim da Segunda Guerra aos anos 1990 foram produzidos muitos materiais que podem ser vistos como anticomunistas. Tais materiais tomaram forma de discursos, propagandas e panfletos que muito contribuíram para se criar um imaginário anticomunista no Brasil, o que abriu mais caminhos para dar “pretextos” e sustentação ao regime que se colocava como contraponto à suposta desordem causada pelo comunismo. É importante lembrar que a imprensa brasileira colaborou para criar imagens do comunismo que pretendiam fazer com que os brasileiros se afastassem do comunismo, o que contribuiu para a deposição de Jango. A aula objetiva desnaturalizar a crença de que a imprensa age com neutralidade em relação aos eventos políticos de sua época e possibilitar que o aluno acompanhe a construção da ideia de comunista e de comunismo no Brasil que precede e segue o golpe de 1964. Para isso, foram pensadas algumas simples ações de sensibilização e exposição a imagens verbais e visuais que permitam ao estudante compreender as consequências e o processo de criação de estereótipos, que frequentemente servem a interesses políticos. Além disso, busca-se sensibilizar os estudantes a produzir pequenas propagandas que, mesmo que não percebidas por eles, provêm de intencionalidades e criam sensações e imagens naquele que é exposto às mesmas, o que pode permitir que construam novas ideias sobre o papel da imprensa e da propaganda institucional ou popular.

Requisitos

Para a realização da aula, serão necessários alguns materiais impressos que representem as propagandas anticomunistas pelo mundo e no Brasil, bem como material para exposição de pequenos vídeos, imagens e discursos. Será preciso também algumas folhas A4, canetas coloridas, lápis e materiais de uso escolar regular.

Avaliação

A avaliação dessa atividade tem mais a ver com a promoção de um processo de aprendizagem que permita a crítica de imagens e acesso a suas políticas de produção. Nesse sentido, pensa-se aqui em uma autoavaliação, já que o intuito é fomentar que o aluno possa pesar o que sabia e o que pode apreender com a atividade. Pode-se pensar em um pequeno questionário entregue no último momento da atividade que permita que o estudante relate suas impressões e que comente sobre outras possibilidades de crítica a imagens, como fotos, filmes, etc. Como estamos avaliando processo e não produção, é importante ceder espaço para que o estudante comente qual foi sua aprendizagem, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, sendo este último o mais importante.

1
30
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Nesse primeiro momento, pede-se aos alunos que se dividam em grupos de 3 ou 4 e exponham no grande grupo alguma opinião sobre time de futebol, músicas preferidas, assuntos do momento, entre outros. A seguir, os estudantes serão instigados a produzir imagens em folhas simples de papel. A orientação é de que dobrem, desenhem e pintem em uma folha A4, produzindo alguma imagem que represente que concordam ou discordam das opiniões apresentadas pelos colegas. Espera-se que os alunos criem imagens com sentidos irônicos, cômicos, críticos ou de apoio aos colegas. O professor pede que guardem esse material por alguns instantes.

2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Em seguida, os alunos serão expostos a uma série de imagens que remetam ao anticomunismo pelo mundo, desde o início do século XX até o momento do golpe de 1964. Uma apresentação de imagens em ppt permite que os alunos visualizem as diversas imagens produzidas que caracterizaram o comunismo como doutrina do mal, contra a moral estabelecida, os costumes, a família e a religião, sendo frequentemente caracterizado como o diabo do imaginário cristão. A exposição dura cerca de 20 minutos, tempo confortável de concentração. Exemplos de algumas das imagens estão em anexo.

Arquivos e links
3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

A seguir, os alunos assistirão a um recorte do documentário anticomunista estadunidense "Agenda", a fim de perceber diversas faces da ideologia anticomunista dos EUA desde a primeira metade do século XX. Nesse documentário, os estudantes poderão ver o quanto a propaganda contra o comunismo foi vivenciada e posta em prática na América antes e durante o período das ditaduras militares no continente. Espera-se que percebam a continuidade do discurso anticomunista, que se adaptou às novas demandas das políticas contemporâneas. Para isso, será preciso retomar alguns pontos que incluam o anticomunismo dos anos 1960 no contexto da Guerra Fria e das consequentes adequações e alinhamentos das nações aos “blocos” capitalista e comunista. Além disso, é importante apresentar o anticomunismo que sucedeu a Guerra Fria como mecanismo e consequência da “acomodação” do capitalismo no Brasil, evidenciando que o caráter do anticomunismo atual se afasta muito daquele dos anos de ditadura. Enquanto o comunista do período da ditadura era associado ao terrorismo e à ameaça de um sistema totalitário, hoje o comunismo foi associado ao fim da liberdade de comércio e da propriedade privada, bem como a um personagem risível e retrógrado que não permitiria acesso a bens de capital e consumo hoje vistos como fundamentais. Notícias de jornal, imagens e discursos ilustram bem essas questões.

4
20
min

Seminário em grupo (alunos)

Após as atividades anteriores, o professor pede que os alunos apresentem aos colegas os desenhos que fizeram sobre as opiniões que ouviram. Espera-se que percebam que as imagens produzidas visam apresentar uma visão sobre algo, alguma intencionalidade, que quase sempre segue a fins políticos, por mais desinteressadas ou neutras que pareçam. A finalidade dessa atividade é propiciar que o aluno se aproprie das imagens a fim de perceber seus sentidos políticos, mais especificamente no caso da deposição de Jango e da propaganda anticomunista que favoreceu sua derrubada e forneceu sustento ao regime ditatorial por longos anos. Após essa apresentação, entrega-se a autoavaliação que será devolvida ao professor ao final da aula.