•Identificar os conceitos liberdade de expressão e censura;
•Analisar o Ato Institucional n° 5, de 1968, que através do Decreto-Lei 1.077, de 1970, instituiu a censura;
•Identificar os órgãos responsáveis (bem como, seus objetivos e formas de atuação) pela censura;
•Elencas as estratégias e formas de resistência utilizadas no período para burlar a censura.
- Os objetivos que pretende-se atingir com os seminários:
- Reconhecer a cultura como meio de resistência;
- Compreender como censura incentivou a criatividade e resistência dos artistas durante a ditadura brasileira e o seu legado para as gerações futuras;
- Identificar as consequências da censura na história brasileira;
- Relacionar os conceitos de censura e liberdade de expressão durante a ditadura civil militar com a história brasileira atual.
Multimídia: apresentar imagens, composições, e os pontos principais da aula.
Aparelho de som: ouvir alguns trechos de músicas, identificar e discutir a sua mensagem.
Lousa e Giz: será utilizado para frisar alguma informação ou para ajudar durante a explicação.
Dicionário: será consultado para identificar o significado de palavras ou expressões que desconheçam.
Livro didático: material de apoio.
A avaliação será continua. Para isso, é fundamental envolver os alunos a fim de que estes participem da aula, faça perguntas e sempre que preciso o professor deverá retomar a explicação. Do mesmo modo, cabe ao professor estar atento e perceber se alunos entenderam os conceitos e a temática discutida. Portanto, é importante que seja avaliado de forma continua a participação e envolvimento dos alunos durante a discussão.
Posteriormente será pedido que os alunos se dividam em grupo e apresentem na próxima aula um seminário sobre um dos três temas: censura no meio musical, censura no meio cinematográfico ou censura nas charges. Cada grupo possui o tempo entre 10 e 15 minutos para apresentação do seu tema, desse modo, dependendo da quantidade de alunos que serão necessárias duas aulas para apresentação de todos os grupos.
O professor ficará incumbido de orientar os alunos, sanar as dúvidas, indicar as referências bibliográficas e sites para realização da pesquisa.
Contudo, é preciso, que os alunos tenham um tempo hábil para se reunirem e realizarem a pesquisa. Os grupos deverão apresentar o tema pesquisado ao restante da sala, expondo o material pesquisado, indicando a bibliografia, os sites consultados e as reflexões sobre a temática.
Durante a apresentação dos grupos será avaliado a compreensão do conteúdo pesquisado pelo aluno, assim como, sua participação, postura e material pesquisado.
Os objetivos que pretende-se atingir com esse trabalho são:
• Reconhecer a cultura como meio de resistência;
• Compreender como censura incentivou a criatividade e resistência dos artistas durante a ditadura brasileira e o seu legado para as gerações futuras;
• Identificar as consequências da censura na história brasileira;
• Relacionar os conceitos de censura e liberdade de expressão durante a ditadura civil militar com a história brasileira atual.
Os alunos divididos em grupos deverão pesquisar sobre um dos três temas: censura no meio musical, censura no meio cinematográfico ou censura nas charges. Cabe ao professor orientar os alunos e indicar as referências bibliográficas e sites para realizar a pesquisa. Cada grupo possui o tempo entre 10 e 15 minutos para apresentação do seu tema, desse modo, dependendo da quantidade de alunos que serão necessárias duas aulas para apresentação de todos os grupos.
Na próxima aula (desde que tenha um tempo hábil para os alunos se reunirem e realizar a pesquisa) os alunos deverão apresentar o tema pesquisado ao restante da sala, expondo o material pesquisado, indicando a bibliografia, os sites consultados e as reflexões sobre a temática.
A pesquisa deverá apresentar: uma biografia sobre artistas apresentados, o engajamento na luta contra ditadura, seus principais trabalhos e análise sobre alguns deles.
A intenção é que os alunos conheçam mais profundamente a história dos artistas que lutaram e resistiram a opressão e a violência da ditadura civil militar.
Desse modo, poderão conhecer os festivais da canção dos anos de 1960 e 1970, compreender e refletir canções de Chico Buarque de Holanda (Cálice), Caetano Veloso (Alegria Alegria), Geraldo Vandré (Pra Não Dizer que Não Falei das Flores), entre outros. Essas canções servem de exemplo da arte comprometida com a vida social e política do país que são de interesse coletivo.
Da mesma forma, conhecerão os filmes que foram produzidos no período e os filmes que foram impedidos de ser transmitindo como Pra Frente Brasil e São Bernardo. Apresentarão os tipos de censura que sofreram cineastas, atores, roteiristas e o público em geral.
As charges também possibilitaram que os alunos conheçam um dos mecanismos de resistência, muito, utilizados durante a ditadura brasileira. Uma forma expressão que, apresentada em grande parte através de um conteúdo irônico, estava fortemente carregado de conteúdos políticos e críticos, com destaque para o cartunista Henfil.
Cabe ao professor promover a discussão e incentivar os demais alunos a realizarem perguntas ao final da apresentação de cada seminário. Ademais, deverá contribuir com dados referentes ao tema apresentado pelo grupo, sempre que preciso.
Durante a apresentação será avaliado a compreensão do conteúdo pesquisado pelo aluno, assim como, sua participação, postura e material pesquisado.