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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

50
minutos

“Não esquecer é resistir”: as artes visuais e a oposição ao regime militar

Durante o regime militar, autoritarismo e oposição, repressão e protestos foram constantes. Governo e sociedade testaram seus limites, do que podia ou não fazer em vários momentos. Entre as diversas formas de expressão social e de oposição ao governo, destacamos neste período os cartazes políticos feitos por militantes e que foram colados em locais estratégicos pelas cidades.

Plano de aula construído por
Marilia Nogueira da Silva (Juiz de Fora / MG)

Objetivos

Chamar a atenção dos alunos para os principais acontecimentos e momentos do período, usando elementos visuais;

Chamar a atenção dos alunos sobre a variedade dos temas dos cartazes feitos na época – Resistência; Anistia; Movimentos sociais; Mulheres, trabalhadores e estudantes; Solidariedade; Mortos e desaparecidos -, e que demonstram a complexidade daquele momento histórico;

Mostrar aos alunos que é compromisso da disciplina de história, lembrar as pessoas do presente sobre os acontecimentos relevantes do passado que não podem ser esquecidos, porque se ignorados, tornam as pessoas vulneráveis e sujeitas a se tornarem vítimas novamente.

Despertar nos alunos a consciência crítica;

Requisitos

Os alunos já devem ter conhecimento sobre o tema do golpe e o regime militar através das aulas dadas;

Imprimir alguns cartazes disponíveis dentro do trabalho de Vladimir Sacchetta e deixar em exposição na sala de aula para visualização, comentários e análise das imagens por parte dos alunos;

Imprimir o texto “História nas paredes”, para leitura e discussão em sala de aula, junto com os alunos;

Avaliação

O trabalho dos alunos deve ser feito em 4 momentos:

1- Exposição dos panfletos, leitura e discussão do texto de Vladimir Sacchetta em sala de aula;

2- Como “tarefa” para casa, os alunos, divididos em grupos, devem fazer um panfleto e um pequeno texto sobre a relevância do tema escolhido por eles;

3- Entrega do panfleto e do texto para o professor, e discussão em sala de aula, dos trabalhos feitos pelos grupos de alunos;

4- Montagem de uma exposição dos trabalhos dos alunos, em local e data a ser definido junto à supervisão pedagógica da Escola, para visitação da comunidade escolar;

Avaliação:

- Identificação do aparato repressivo do Estado e dos movimentos de resistência da esquerda (guerrilhas urbanas e rurais);

- Identificação da ação dos movimentos culturais e sociais entre 1964 e 1985;

- Análise dos avanços da cidadania no Brasil a partir da Constituição de 1988;

- Análise e identificação entre passado e presente, ação e reação;

- Capacidade de trabalho em grupo; consciência crítica; responsabilidade e respeito à memória coletiva;

1
45
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Trabalho em grupo: Elaboração de panfleto(s) e um pequeno texto sobre temas políticos e sociais da atualidade brasileira que mostram os tipos de violência a que estamos sujeitos no nosso cotidiano e os limites da nossa democracia.

2
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Apresentação em sala de aula dos trabalhos feitos pelos alunos e discussão sobre a relevância dos temas escolhidos pelos grupos;

3
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exposição dos trabalhos dos alunos na Escola. A exposição com o título “Não esquecer é resistir” seria o registro de um manifesto contra os problemas políticos e sociais do Brasil atual.