Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

100
minutos

AS MEMÓRIAS DA DITADURA PERTO DE VOCÊ.

Essa proposta pretende evidenciar, especialmente para a 3ª série do Ensino Médio, como a ditadura atingiu a vida de todos os brasileiros,ainda que, de forma direta ou indireta. O regime civil-militar atingiu diversos âmbitos da vida do cidadão. Nessa proposta, a percepção dessa questão se dará a partir de narrativas e histórias individuais e coletivas vividas no período em estudo.

Plano de aula construído por
Ivaneide Almeida da Silva (Porto Seguro / BA)

Objetivos

- Estudar questões da ditadura civil-militar no Brasil a partir de fontes orais em sala de aula;

- Discutir a importância da memória para os estudos da ditadura civil-militar no Brasil;

- Compreender o período da ditadura civil-militar a partir de histórias individuais.

Requisitos

Para a realização da atividade será feita uma pesquisa e leitura prévia sobre o tema da ditadura. Durante a atividade serão utilizados recursos audiovisuais na mostra de imagens, música e documentário; a principal etapa da aula será a participação dos depoentes, membros da instituição escolar. Atividade desenvolvida em auditório, pois a participação poderá ser aberta à toda a comunidade escolar.

Avaliação

Os depoentes participantes da aula proposta são: uma professa, um técnico administrativo e um estudante da mesma instituição. As suas experiências relacionadas ao período da ditadura civil-militar, contadas em uma aula permitirão aos estudantes aproximarem-se mais do cotidiano de quem viveu o período e de compreender a importância de história oral e da história do cotidiano para os estudos históricos. Nesse caso, os estudantes construirão um texto sobre a importância da história oral e história do cotidiano em sala de aula.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Uma exposição oral introduzirá o tema já abordado em sala de aula, evidenciando o alcance do regime militar no cotidiano do povo brasileiro e de como podemos encontrar perto de nós muitos que podem nos apresentar narrativas e experiências individuais de quem viveu o período.

Referência:

ZACHARIADHES, Grimaldo Carneiro. Ditadura Militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes. EDUFBA: Salvador, 2009.Disponível em: http://www.dhnet.org.br/verdade/resistencia/ufba_ditadura_militar_na_bahia_1.pdf . Acesso em: 11/01/2015.

Arquivos e links
2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

DOCUMENTÁRIO: ARQUIVOS DA CIDADE.

Direção: Felipe Diniz e Luciana Knijnik. Produtor: Cris Reque. Ano: 2009. Brasil. Formato: MINIDV. Montagem: Fabio Lobanowski. Som Direto: Leandro Lefa. Fotografia: Mirela Kruel. Trilha: Marcelo Fruet e Boto Stanley. Duração: 29'11".

SINOPSE:

Ignes, Carlos, Bona, Lino, Gregório e Antônio são personagens que compõem a história do Brasil. Vivendo no sul do país, em um dos períodos mais violentos da ditadura civil-militar, eles resistiram ao terror imposto pelo Estado e sofreram na pele a prisão, a tortura e o desaparecimento de amigos e familiares. A ousadia de lutar por seus ideais colocou nossos personagens à mercê da brutalidade da repressão. O filme Arquivos da Cidade mostra que esta história está ainda viva em todos nós.

Arquivos e links
3
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O momento de ouvir os participantes e seus depoimentos sobre experiências no período da ditadura civil-militar:

1- Um estudante de 60 anos, carioca, viveu suas experiências com o regime militar em sua adolescência;

2- Um técnico administrativo que nos conta histórias que ouvia falar de histórias de um coronel da polícia militar de sua cidade;

3- Uma professora de Filosofia que, quando foi estudante universitária, viveu clandestinamente no Uruguai durante o regime.

4
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O segundo momento será aberto às perguntas e respostas, quando poderemos interagir com os depoentes ampliando as suas falas.