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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Histórias Vivas!

A aula proposta "Histórias Vivas",são memórias de indivíduos que atuaram, resistiram,protagonizaram esse período da Ditadura Civil/ Militar no Brasil. Para compreendermos esse contexto político, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II,foi dividida em grupos e sob orientação da professora, irão apresentar um debate a respeito dessas memórias.

Plano de aula construído por
Glauciene da Costa Maia. (Manaus / AM)

Objetivos

Compreender através das memórias de indivíduos que sobreviveram, resistiram, atuaram e protagonizaram o que significou a Ditadura Civil e Militar nos anos que se seguiram após golpe militar em 1964 no Brasil.

Requisitos

Compreendemos que será necessário, de acordo com a proposta das aulas, utilizarmos:textos, imagens ou charges, losa, píncel, apagador, gravador, lápis, caneta, borracha, computadores ou tablets,filmadora ou aparelho celular ( caso os entrevistados autorizarem o uso de suas imagens), roupas para performace de militares ou pessoas civis, aparelho de som,entre outros.

Avaliação

A turma de 9º ano do Ensino Fundamental II,foi dividida em cinco (05) grupos, cada grupo é composto de sete (07) alunos,dentre os quais, cada grupo representará uma vertente ou movimento que atuaram naquele momento político da história do nosso país.Tentando nos aproximar daquela realidade, os alunos irão debater expondo suas visões, argumentos,compreenções e emoções das suas representações.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

Essa seria a primeira aula, portanto, acreditamos que nesse momento o professor(a) deve se posicionar e apresentar o tema/ assunto que será explorado nesta aula e nas demais situando o aluno no tempo e espaço.

2
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Essa seria a segunda aula. Após o professor ter situado os alunos com o tema, tempo e espaço, iniciar seus objetivos e o que foi proposto no plano de aula. No entanto, sabemos que 25 minutos seria pouco para obter todo objetivo, usariamos uma ou duas imagens para que deixassemos que os alunos fizessem suas percepções sem a influencia do professor (a), permitindo que cada qual possa explorar e identificar suas experiências associando imagem e tema. Após termos feito as percepções sobre o tema, a professora daria sua aula expositiva e explicativa sobre as imagens.

3
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

No final da aula anterior, o professor passaria na losa a tarefa para ser feita em casa, sugerindo que: os alunos acessassem os links anotados por eles para que os mesmos possam ler e perquisar textos de apoio para melhor compreenção. Esta então daria o inícia a nossa terceira aula, e, que com uma leitura prévia e já situado, os alunos teriam uma visão mais crítica sobre os paradgmas políticos da ditadura no Brasil.

Arquivos e links
4
25
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Este seria o momento (terceira aula) em que o professor começaria a explorar a visão critica que os alunos adquiriram através da aula expositiva e explicativa, somando com leitura de textos e pesquisas já feitas pelos alunos em casa. Daí, daríamos início as discussões através da aula expositiva com slides, contendo: duas charges, tópicos e duas fotografias.

5
45
min

Exposição Oral por parte do professor

Após essa exploração da aula expositiva, o professor deve orientar a turma para sua avaliação, esclarecendo os critérios de avaliação, como:tema abordado, coerencia de ideias, domínio de conteúdo, perguntas pertinentes sobre os entrevistados,análise crítica associando tema e a vertente representada, argumentos e exposição oral,pontuação da atividade, 10 pontos, incluindo entrega de relatório final, dividindo os grupos e ressaltando que de cada grupo somente 2 alunos apresentam suas vertentes, os outros, 2 defendem e os 3 últimos argumentam sobre suas visões e teorias políticas. A professora também sorteiará as vertentes a serem representadas, como:os militares, os militares que disseram não para ditadura, os chamados comunistas pelo regime, os políticos de esquerda,familiares de desaparecidos políticos e não políticos e anistiados. A professora também deve indicar as categorias de pessoas a serem entrevistadas,que tipo de perguntas devem ser feitas,sempre chamando a atenção que esses entrevistados fizeram parte de um contexto político complexo, dinâmico e não isolado. Os alunos também podem se utilizar de documentários, curtas, filmes, para embasar seus argumentos na hora do debate avaliativo, podendo explorar suas entrevistas com uso de imagens dos entrevistados, caso autorizado pelos mesmos. Nesta mesma aula, a professora daria orientação em sala de aula como pesquisar em livros, revistas ou pela internet, demonstrando através de livros, computador e revistas formas confiáveis( no caso da internet) e que tipo de reportagens devemos perquisar.

Arquivos e links
6
35
min

Exposição Oral por parte do professor

Esta seria a aula do debate avaliativo. Nesse momento, a professora organizaria a turma e relembraria os critérios de avaliação. Estabeleceria as ordens de exploração, argumenação das vertentes a serem representadas, colocando os alunos em círculos e fazendo um breve contexto do período da Ditadura no Brasil.

7
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Apresentação das vertentes: Militares, Comunistas, militares que disseram não para ditadura, políticos de esquerda e familiares de desaparecidos políticos e não políticos e anistiados e suas argumentações, visões e teorias políticas.

8
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Provocações versus defesa entre as vertentes sobre ordem de sorteio feito em tempo real. Base de provocações: três perguntas a serem feitas pelo primeiro grupo sorteado, o mesmo indica que vertente ou grupo irá responder (defender) as provocações, não podendo o mesmo grupo explorar resposta da mesma vertente mais de uma vez.

9
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Considerações finais de cada grupo sobre: as experiências percebidas das realidade e memórias representadas pelos alunos e entrega de relatório final sobre as experiências e emoções dos protagonistas que resistiram a ditadura no Brasil.