Gerais
- Analisar o contexto histórico após o golpe de 1964.
- Compreender o humor como meio de expressão da sociedade.
Específicos
- Ampliar as possibilidades de trabalho com outras linguagens, como a das artes plásticas.
- Desenvolver a habilidade de sintetizar e relacionar ideias para elaborar um conceito.
- Aperfeiçoar a capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
- Estimular a pesquisa (busca de dados e informações para uma dada investigação).
- Exercitar o domínio da escrita.
- Data show.
- Computador.
- Imagens impressas das charges.
- Papel e caneta.
- Observação sistemática: Levantou questões pertinentes? Fez observações coerentes? Teve participação na execução da atividade de análise das charges? Seguiu as orientações?
- Análise da produção dos alunos: Avaliar a competência na leitura e interpretação dos textos e imagens, bem como na elaboração do trabalho escrito.
Aproveitando as notícias veiculadas na mídia, procurar-se-á levantar as ideias que os alunos têm sobre o período ditatorial no Brasil. Já ouviram falar? Como descreveriam? O que acontecia naquela época? É provável que haja alunos afirmando que alguns de seus parentes defendem a ditadura militar como algo positivo. O importante é que expliquem o por que dessa opinião.
As ideias levantadas pelos alunos serão digitadas no computador e expostas no data show.
O texto "Algumas razões para não ter saudade da ditadura militar" será lido em voz alta pelo professor, leitura essa acompanhada pelos alunos.Indagá-los:
-Por que, para o autor do texto, durante a ditadura militar direitos humanos eram apenas um sonho? De que forma isso prejudicou o país? Essa é uma herança totalmente superada?
- O que é censura? De que forma ela agia? O que acontecia com quem desrespeitasse as regras?
- O que foi o Milagre econômico? Ele atingiu a todos igualmente? Como explicar a frase do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto?
Feita a leitura e interpretação de texto, as ideias anteriormente registradas serão retomadas. Os alunos serão convidados a conceituar a ditadura brasileira.
Iniciar a aula retomando o conceito elaborado na aula anterior. Indagar aos alunos: diante da repressão e da desigualdade social perpetrada pelo regime, de que forma as pessoas se manifestaram contra ele? Fazer uma lista das formas de resistência levantadas pelos alunos. Caso charges e caricaturas não sejam citadas, ler o texto "50 anos do golpe militar: a ditadura brasileira e o humor".
Dividir os alunos em grupos, cada um responsável por uma charge. O professor lhes dará algumas informações sobre elas, como quem é o autor, o ano em que foi produzida e onde foi publicada. A ideia é que a investigação deles parta dessas "pistas", que os ajudarão a compreender as imagens.
O professor pode elaborar um pequeno roteiro para conduzir a análise de acordo com as especificidades de cada imagem. Por exemplo, com relação à charge de Millôr, publicada na revista Pif Paf, em 22/06/1964:
- O que essa estátua tem de diferente da estátua da Liberdade original?
- Que livro é esse que ela segura?
- Por que o autor escolheu esses elementos para compôr sua charge?
Cada grupo deverá produzir um pequeno de texto, de até 10 linhas, analisando a imagem pela qual ficou responsável.