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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

CENSURA MUSICAL

Nesta aula os alunos trabalharão com fontes históricas, documentos oficiais dos órgãos de censura com letras musicais vetadas, disponibilizados no site http://censuramusical.com.br/osite.php que encontram-se originalmente nos arquivos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles também relacionarão as fontes, a letra da música e o contexto histórico com a liberdade de expressão.

Plano de aula construído por
Elisandra Deitos (Garibaldi / RS)

Objetivos

Verificar as informações presentes nas fontes históricas;

Relacionar a fonte histórica com o contexto da ditadura militar;

Identificar críticas políticas, econômicas, sociais e culturais ao país da época;

Refletir sobre a importância da liberdade de expressão atual e da época em estudo.

Requisitos

Já ter estudado o período da ditadura previamente;

Internet;

Computadores;

Caixas de som;

Projetor.

Avaliação

Seminário de apresentação da música escolhida, no qual os alunos, em grupos, deverão apresentar a música, as análises dos documentos do processo da música e relacionar com o seu contexto histórico de produção e com a questão da liberdade de expressão.

1
15
min

Vídeo/Música/Imagem

Solicitar aos alunos de terceiro ano do Ensino Médio que procurem por críticas ao governo militar implícitas na letra da música "Apesar de você" de Chico Buarque que foi composta no contexto da ditadura. Lembrá-los de como as críticas eram feitas dentro do regime militar já que a liberdade de expressão estava comprometida. A reflexão será iniciada pelos alunos. Após ouvir e acompanhar a letra, eles apresentarão as suas análises oralmente para o grande grupo.

2
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

A música "Apesar de você" é um exemplo de muitas outras músicas que passaram por órgãos de censura no contexto da ditadura. No site http://censuramusical.com.br/osite.php temos algumas amostras de músicas que passaram por esses órgãos, com os documentos oficiais que os militares utilizavam para negociar a liberação, a adaptação ou o veto da composição.

Os alunos deverão, em grupos de quatro, escolher uma música, ouví-la, analisar a letra e os documentos anexados e apresentar sua pesquisa e a música em um seminário ao grande grupo. Deixar os grupos livres para a escolha das músicas, mas monitorar para que os grupos não optem pelas mesmas e sugerir músicas com temáticas diversas para que o seminário não fique restrito a um mesmo assunto.

A análise deve ser feita a partir da identificação das partes censuradas, dos motivos expostos e da relação destes com o contexto da ditadura já estudado previamente. Os alunos também poderão refletir sobre outros versos que não aparecem em discussão nos documentos. O trabalho deve apresentar uma conclusão sobre a importância da liberdade de expressão.

3

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Em casa os alunos deverão fazer os ajustes finais daquilo que foi iniciado em aula, para que o próximo encontro seja reservado para as apresentações do seminário. Eles devem providenciar a música, a apresentação das análises dos documentos e sua relação com a ditadura, que pode ser feita oralmente com ajuda de slides e a conclusão final sobre a liberdade de expressão.

4
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Neste seminário, os alunos terão em média 10 minutos para apresentar suas pesquisas ao grande grupo. Os que assistem deverão elaborar uma pergunta ou um comentário para cada pesquisa apresentada.

5
15
min

Seminário em grupo (alunos)

Conclusão do seminário. As perguntas e os comentários serão lidos e discutidos para o encerramento da atividade.