Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

90
minutos

AÇÃO DO ESTADO DITATORIAL SOBRE A VIDA CIVIL: LIBERDADE

Através da análise da música "Estado violência" de Charles Gavin, os alunos devem identificar as características do Estado no período da ditadura civil-militar no que diz respeito a sua atuação sobre a vida cotidiana e às liberdades civis, relacionando as passagens da música indicada a alguns acontecimentos do período ditatorial que as ilustrem.

Plano de aula construído por
Sheila Valencia (São Caetano do Sul / SP)

Objetivos

Entre muitos que podem ser esperados, o objetivo desta aula será o de identificar as características da atuação do Estado no período da ditadura civil-militar no que diz respeito a sua ação sobre a vida cotidiana e as liberdades civis. Problematizar a noção de "liberdade" defendida nos discursos dos governos militares entre 1964 e 1985, em relação à repressão aos movimentos de oposição, como a extinção do direito ao voto, a repreensão a protestos, a extinção de partidos políticos, as torturas, as prisões e os exílios dos opositores, inclusive no que diga respeito às apurações das Comissões da Verdade e os encaminhamentos de suas conclusões. A problematização será realizada com base na música escolhida, na qual os alunos devem identificar referências à atuação do Estado militar do período da ditadura em relação às manifestações críticas exercidas pelos diversos grupos sociais de oposição ao regime.

Requisitos

Esta aula é indicada para alunos nos anos finais do ensino Médio e alunos de Educação de Jovens e Adultos.

Os alunos devem conhecer o período histórico ao qual a música objeto da análise se refere para poder estabelecer relações entre eles;

Material necessário:

Uma gravação da música "Estado violência" de Charles Gavin;

Um equipamento para reprodução musical;

Acesso a computadores com internet.

Avaliação

A produção dos alunos deve conter uma análise de cada passagem da música "Estado violência", relacionando-as com as medidas tomadas pelo Estado ditatorial civil-militar sobre as diversas manifestações sócio-político-culturais do período, como a extinção da liberdade de expressão, a suspensão dos direitos civis e políticos e as medidas de repressão como tortura, prisões ou exílios, pontos que são possíveis perceber na interpretação da música. Cabe aos alunos identificar os episódios históricos previamente estudados em aulas anteriores, nos quais os temas se aplicam.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor apresenta o tema e a proposta da aula, explicando que ela será realizada em duplas de alunos e com o uso de computadores. Inicialmente, o professor deve relembrar alguns dos tópicos da repressão estatal estudados sobre o período do regime ditatorial civil-militar que já tenham sido previamente abordados com a turma, como a falta de liberdade de expressão, a suspensão de direitos civis e políticos e as medidas de repressão como tortura, prisões ou exílios.

Cabe ao professor fazer uma pequena apresentação do grupo musical Titãs e explicar sobre o período de lançamento da música, logo após a reabertura do regime, que ainda seguia a influência do período recente e se apropriava do debate sobre abertura política e ação social do Estado.

A turma deve ser dividida em duplas e cada uma delas deve ter acesso a um computador com internet para pesquisa.

Arquivos e links
2
10
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor reproduz a música "Estado violência" para que os alunos a conheçam e indica a busca de sua letra na internet para que os alunos possam acompanha-la e copiá-la e para consultá-la quantas vezes forem necessárias.

Arquivos e links
3
15
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Após conhecer e possuir acesso à letra da música, as duplas devem interpretar e registrar suas conclusões sobre as passagens da música, sempre procurando estabelecer uma relação com o período estudado, sob a supervisão do professor. Isto deve ser registrado no próprio computador, em documento contendo cópia da letra da música indicada. Cabe ao professor identificar os temas a analisar, o que já foi feito na exposição oral, porém pode ser relembrado por ele quando necessário.

4
25
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

De posse das conclusões anteriores, cada dupla realiza pesquisa na internet para identificar episódios históricos que ilustrem suas conclusões para a interpretação da música, registrando-as num documento do próprio computador.Cabe aos alunos identificar os episódios históricos nos quais os temas se aplicam. Por exemplo, o professor dirá que há a possibilidade de relacionar a música à suspensão dos direitos políticos, então os alunos deverão identificar o episódio histórico, o Ato Institucional que fechou o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados e suspendeu as eleições diretas. O professor pode e deve auxiliá-los a buscar sites confiáveis. Os alunos não precisam relacionar todos os episódios ocorridos, apenas um evento histórico para cada passagem que os alunos identificarem. O resultado deve ser entregue ao professor por meio virtual através de e-mail ou copiado num pen drive, pois servirá para avaliação do trabalho da dupla.

Arquivos e links
5
25
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após a entrega do material os alunos ainda terão acesso ao resultado de sua pesquisa e o encerramento da aula será a socialização das conclusões da turma. Como uma atividade complementar onde os alunos se apropriarão da postura para debates e trocarão ideias para compor um "arsenal" informativo sobre os acontecimentos do período da ditadura civil-militar. Esta troca de informações poderá ser registrada no próprio documento produzido por eles durante a atividade, em forma de tópicos.