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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

90
minutos

A Lei de Segurança Nacional e o caso Jentel

Notório foi o julgamento do Pe. Jentel, condenado em 1973 com base na lei de Segurança Nacional. Na aula vamos conhecer esta lei e ler a sentença proferida contra o referido réu, para conhecer em profundidade o ideário do regime político instaurado em Abril de 1964 no Brasil, o qual foi vigorosamente combatido pelos bastiões democráticos que com muito custo fizeram oposição aos militares no poder.

Plano de aula construído por
Rafael Jardim (São Paulo / SP)

Objetivos

O estudo com a fonte primária permite ao estudante compor o conhecimento histórico por si próprio, a partir do documento e de outras referências que possam auxilia-lo na leitura e compreensão da mesma. Simulando o trabalho de historiadores, eles desenvolverão a técnica e a capacidade de criticarem com objetividade quaisquer suportes que lhes sirva como fonte de informação. O estudo com o Decreto-Lei n.314/67 e o documento da sentença permitirá compreender a ideologia do novo regime implantado a partir de 1964 e os meios dos quais dispunha a fim de atingir seus objetivos. Ficará claro, entrementes, o seu caráter autoritário amparado em dispositivos legais e se discutirá conceitos como "segurança nacional" e "justiça social" sob o prisma da própria lei; a leitura do voto vencido, revela-se ainda um contraponto à sentença e permite outra interpretação das atitudes do réu, ou seja, a aula proporcionará aos alunos o julgamento dos atos imputados ao padre, sob dois pontos de vista opostos e a compreensão dos princípios (pragmáticos, morais, ideológicos etc.) que determinaram seus pareceres divergentes sobre o caso. A sentença da Justiça Militar no caso do Pe. Jentel é um importante exemplo de aplicação da LSN. Contraponto a esta condenação é o voto vencido do juiz auditor, Dr. Plínio Barbosa Martins, ao qual a história faria justiça, levando o Supremo Tribunal Militar a reconhecer, já no ano seguinte e sob grande pressão internacional, que o padre não havia cometido crime contra a segurança nacional, enquanto a imprensa brasileira, sob censura, nada noticiou.

Requisitos

-A aula foi planejada aos alunos dos ciclos finais no ensino fundamental e do ensino médio. Recomenda-se aplicá-la no 2º ou 3º anos do ensino médio;

MATERIAIS:

-cópias da Sentença e do Voto Vencido no processo do Pe. François Jacques Jentel;

-cópias do Decreto-Lei n. 314 de 13 de Março de 1967;

-dicionário da língua portuguesa;

-folhas pautadas e material para escrita.

Avaliação

Serão avaliadas todas as atividades, no decorrer da aula, de acordo com as instruções para cada uma delas.

A última atividade (Produção escrita em grupo) deverá ser entregue para o professor e será corrigida, avaliando-se: organização do grupo em classe; a coerência dos argumentos suscitados e a clareza na exposição de ideias.

1
30
min

Leitura de texto em sala de aula

Ler e destacar as palavras e/ou trechos não compreendidos; procurar no dicionário o significado das palavras; breve pesquisa sobre o vocabulário jurídico (com o próprio professor ou colegas que possam compartilhar as informações que eventualmente já possuam);

Arquivos e links
2
20
min

Leitura de texto em sala de aula

Ler e destacar as palavras e/ou trechos não compreendidos; procurar no dicionário o significado das palavras; breve pesquisa sobre o vocabulário jurídico (com o próprio professor ou colegas que possam compartilhar as informações que eventualmente já possuam);

Arquivos e links
3
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Momento para os alunos apresentarem perante a classe e o professor suas impressões pessoais sobre os documentos. Espera-se que emitam sua própria opinião de forma clara (com coerência e crítica), havendo espaço para discussão das opiniões divergentes sobre o caso (argumentos de defesa dos réus, o julgamento, o próprio conteúdo da lei e sua aplicação ao caso em questão). Este também é o momento que no qual a classe poderá sanar as dúvidas técnicas concernentes aos documentos com que estamos trabalhando.

4
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

A partir do que foi lido e com base nas discussões e nos comentários feitos pelos alunos, divide-se a sala em dois grupos (os que concordam com a sentença e os que emitiriam um parecer favorável à absolvição do réu) que irão redigir uma nova sentença segundo as suas opiniões do julgamento. É importante orientar os alunos para se aproximarem do texto jurídico o quanto for possível, embasando suas produções escritas na lei estudada e em torno dos fatos conhecidos a partir da sentença, expondo argumentos condizentes com os mesmos.