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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Memória das sombras: as cicatrizes da ditadura militar no Brasil

Essa aula é voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Propõe uma reflexão acerca do regime militar no Brasil. Será desenvolvida em 120 minutos divididos em: apresentação do conteúdo através de slides, análise da letra de uma música e de documentário e confecção de painéis.

Plano de aula construído por
ANTONIA VALDENIA DE ARAÚJO (Crato / CE)

Objetivos

1. Analisar a estrutura política, econômica, cultural e social do Brasil durante o regime militar.

2. Compreender os elementos que constituíram o aparato da repressão militar, como perseguições, prisões, torturas, desaparecimentos.

3. Refletir sobre os fatores que contribuíram para o golpe militar e a implantação da ditadura.

4. Reconhecer a luta dos vários segmentos da sociedade como forma de resistência à repressão da ditadura e pelo restabelecimento da democracia no país.

5. Refletir sobre a importância do reconhecimento da cidadania, como forma de garantir a dignidade humana.

6. Perceber as principais consequências da violência institucional para as vítimas do regime militar.

Requisitos

Projetor digital; slides; vídeo do documentário 15 Filhos; xérox da letra da música Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) e da resenha Um encontro da memória com a história - tortura: nunca mais! de Edgar Salvadori de Decca, cartolinas, recortes de jornais (impressos), cola, tesoura, fotografias (impressas), pincéis de desenho.

Avaliação

Participação/envolvimento dos alunos nas discussões. Análise do documentário e da letra da música. O aluno deverá estabelecer uma relação entre os elementos característicos da repressão durante o regime militar e o papel da cultura (música, cinema, poesia) como instrumento de resistência à opressão. Os alunos deverão produzir ainda, vários painéis sobre o conteúdo trabalhado e apresentar uma mini mostra com os resultados obtidos.

1
35
min

Exposição Oral por parte do professor

Na exposição serão utilizados slides acerca do conteúdo. O professor deverá discutir com os alunos os principais aspectos que constituíram o regime militar, sempre abrindo espaço para intervenções e questionamentos.

Arquivos e links
2
35
min

Vídeo/Música/Imagem

Será apresentado o documentário 15 Filhos. Em seguida os alunos comentarão suas impressões sobre o vídeo, estabelecendo uma relação com o conteúdo discutido. A discussão deverá ser mediada pelo professor.

Arquivos e links
2.1
3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Nessa etapa da aula os alunos ouvirão a música Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré). Em seguida analisarão a letra, relacionando-a ao conteúdo discutido, sob orientação do professor.

Arquivos e links
3.1
4
30
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Sob orientação do professor, os alunos confeccionarão painéis em cartolinas. Será uma atividade em grupo. Cada grupo escolherá uma temática: as causas do golpe, a repressão e a tortura, o papel da cultura como forma de resistência, o movimento estudantil, as lutas por redemocratização. Serão formados cinco grupos e os painéis ficarão expostos à visitação no mural da escola.

5

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Os alunos farão a leitura e a análise da resenha Um encontro da memória com a história – tortura: nunca mais! de Edgar Salvadori de Decca (resenha do texto acadêmico Pau de arara : a violência militar no Brasil, de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca). A discussão do tema terá continuidade na aula seguinte a partir do texto lido em casa..

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