1. Analisar a estrutura política, econômica, cultural e social do Brasil durante o regime militar.
2. Compreender os elementos que constituíram o aparato da repressão militar, como perseguições, prisões, torturas, desaparecimentos.
3. Refletir sobre os fatores que contribuíram para o golpe militar e a implantação da ditadura.
4. Reconhecer a luta dos vários segmentos da sociedade como forma de resistência à repressão da ditadura e pelo restabelecimento da democracia no país.
5. Refletir sobre a importância do reconhecimento da cidadania, como forma de garantir a dignidade humana.
6. Perceber as principais consequências da violência institucional para as vítimas do regime militar.
Projetor digital; slides; vídeo do documentário 15 Filhos; xérox da letra da música Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) e da resenha Um encontro da memória com a história - tortura: nunca mais! de Edgar Salvadori de Decca, cartolinas, recortes de jornais (impressos), cola, tesoura, fotografias (impressas), pincéis de desenho.
Participação/envolvimento dos alunos nas discussões. Análise do documentário e da letra da música. O aluno deverá estabelecer uma relação entre os elementos característicos da repressão durante o regime militar e o papel da cultura (música, cinema, poesia) como instrumento de resistência à opressão. Os alunos deverão produzir ainda, vários painéis sobre o conteúdo trabalhado e apresentar uma mini mostra com os resultados obtidos.
Na exposição serão utilizados slides acerca do conteúdo. O professor deverá discutir com os alunos os principais aspectos que constituíram o regime militar, sempre abrindo espaço para intervenções e questionamentos.
Será apresentado o documentário 15 Filhos. Em seguida os alunos comentarão suas impressões sobre o vídeo, estabelecendo uma relação com o conteúdo discutido. A discussão deverá ser mediada pelo professor.
Nessa etapa da aula os alunos ouvirão a música Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré). Em seguida analisarão a letra, relacionando-a ao conteúdo discutido, sob orientação do professor.
Sob orientação do professor, os alunos confeccionarão painéis em cartolinas. Será uma atividade em grupo. Cada grupo escolherá uma temática: as causas do golpe, a repressão e a tortura, o papel da cultura como forma de resistência, o movimento estudantil, as lutas por redemocratização. Serão formados cinco grupos e os painéis ficarão expostos à visitação no mural da escola.
Os alunos farão a leitura e a análise da resenha Um encontro da memória com a história – tortura: nunca mais! de Edgar Salvadori de Decca (resenha do texto acadêmico Pau de arara : a violência militar no Brasil, de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca). A discussão do tema terá continuidade na aula seguinte a partir do texto lido em casa..