O estudo da Ditadura que se pretende na presente aula traz como objetivo geral analisar, de forma crítica, os diversos aspectos do Regime Civil-Militar imposto ao Brasil evidenciando os diversos atores envolvidos no processo histórico quer como promotores do Regime, quer como denunciadores das agressões e militantes pela construção de uma nova ordem para o país bem como, as dificuldades que se apresentam ao trabalho de reconstrução da memória histórica do período. Desse modo, pretende-se: estudar sobre a ação colaborativa de civis no processo do Regime imposto; discutir sobre a agressão aos direitos humanos desenvolvida pelo sistema implantado na Ditadura através dos dispositivos da censura e da tortura e outros métodos do Regime; perceber a arte como mecanismo de resistência; identificar o imaginário popular a respeito do Regime Civil-Militar; avaliar o papel das testemunhas dos horrores da Ditadura para a reconstrução da memória nacional sobre o período; perceber a importância do conhecimento histórico sobre o período num contexto de defesa dos direitos humanos.
Projetor (Datashow);
Computador;
Cópias de músicas para trabalho em
grupo;
vídeos;
trechos de livro para discussão;
sala com internet e computadores.
O homem hodierno tem pressa. Quer chegar a algum lugar que lhe possibilite alcançar aquilo que pensa ser o melhor para si, mas, ao mesmo tempo, não sabe muito bem aonde quer chegar. Nesse contexto, construir pensamento crítico no ambiente escolar não é tarefa fácil. Os jovens e adolescentes apresentam dificuldades de concentração, de motivação para a tarefa do questionamento e da reflexão bem como, de abstração de conhecimentos a partir da observação de dados evidentes sobre determinados assuntos. Em tais contextos, cabe ao profissional da educação, comprometido com os mais prementes objetivos do ensinar, construir possibilidades de reflexão crítica que consiga superar os desafios inerentes ao processo ensino-aprendizagem na sala de aula e que, ao mesmo tempo, possibilite aos alunos refletir sobre os processos apresentados, de modo que o conhecimento passe a fazer sentido para suas vidas, levando-os ao comprometimento social efetivo com as questões que são levantadas. A avaliação, dentro desse processo, é de fundamental importância para possibilitar o diálogo entre os alunos e professores a respeito das construções significativas do conhecimento, fornecer ao professor instrumentais para a análise diagnóstica necessária ao trabalho bem como, contribuir com o posicionamento crítico, por parte dos alunos, relativos aos temas discutidos nas aulas. Assim sendo, para a presente aula, propõe-se, como formas de avaliação, a observação da participação ativa dos alunos por meio das discussões em sala-de-aula, do envolvimento com a dinâmica da aula e com as propostas de trabalho apresentadas; o desenvolvimento de atividades propostas ao longo da aula e ao final da mesma; a capacidade de construção de relações entre os conteúdos trabalhados e outros temas discutidos no decorrer dos estudos; a capacidade de síntese, por meio da elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas na aula, apresentando as aprendizagens ocorridas no decorrer da mesma.
Logo ao início da aula, o professor discorrerá, de forma dialogada com os alunos a respeito do processo de implantação da Ditadura, revisando discussões realizadas anteriormente e apresentando os temas basilares da presente aula, a saber: o envolvimento de civis com a Ditadura; a agressão aos direitos humanos; os movimentos de Resistência e a arte nesse contexto; a construção da memória, o papel das testemunhas e a Comissão da Verdade.
Os alunos assistirão trechos do filme "Pra Frente Brasil", quando o personagem principal, no processo de busca do seu irmão que havia sido aprisionado pela Ditadura, participa de uma sessão de tortura que estava sendo conduzida para empresários que financiavam a tortura no Brasil. Ao final, o professor discutirá com os alunos sobre as cenas assistidas e apresentará evidências históricas sobre o financiamento de empresários a mecanismos da Ditadura
Os alunos, juntamente com o professor, irão ler e discutir trechos da obra Pau de Arara que falam de tortura e o professor projetará, em alguns momentos, imagens de técnicas de tortura.
Com o auxílio de vídeos com depoimentos de pessoas que foram torturadas durante o regime, o professor debaterá com os alunos a respeito do desrespeito aos Direitos Humanos durante o Regime Civil-Militar bem como, sobre os movimentos de contestação à Ditadura como a Luta Armada e as manifestações artísticas.
O professor distribuirá textos de diversas músicas de protesto produzidas durante o período da Ditadura Civil-Militar para que os alunos possam fazer suas análises das mesmas. Ao final da análise, os alunos, divididos em grupos, deveriam criar uma pequena dramatização sobre trechos das músicas. As dramatizações deverão apresentar a visão crítica dos alunos sobre o Regime Civil-Militar e, ao mesmo tempo, deverá defender os Direitos Humanos. Os alunos deverão apresentar as dramatizações.
Ao final da aula, o professor apresentará a atividade para casa, a saber, um relatório das vivências feitas em sala de aula.