Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

20
minutos

DITADURA MILITAR E CULTURA POPULAR

São comuns as referências feitas pelo cinema e pela MPB à Ditadura Militar. Elas mostram um ponto de vista - em geral branco, urbano e classe média - sobre o período. Queremos ampliar a visão do aluno sobre o período através de outras manifestações, oriundos da cultura popular, como a literatura de cordel, enriquecendo a visão do aluno sobre o período. Aula para o Nono Ano do Ensino Fundamental

Plano de aula construído por
Pedro Cunha (Porto Alegre / RS)

Objetivos

Diversificar o conceito de cultura

Mostrar aos alunos tipos de mídia diferentes das tradicionais

Inserir o aluno no contexto de produção da cultura

Valorizar a cultura popular e em especial a cultura popular nordestina

Incentivar a produção escrita por parte dos alunos

Requisitos

Papel, tesoura, canetas, lápis de cor

Quadro e giz/caneta

Aparelho de som

Avaliação

A avaliação será feita a partir do trabalho final dos alunos, a produção de um cordel sobre o período, trabalho que pode ser avaliado e supervisionado também pelos professores de Língua Portuguesa e Artes.

1
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Nesta primeira aula o professor vai discutir com os alunos o conceito de cultura. Perguntar para os alunos o que eles entendem por cultura e usar exemplos multimídia, sempre relacionados com a temática da ditadura militar. A partir dos exemplos clássicos de cultura o professor vai desdobrar o conceito e ir em direção às expressões da cultura popular, sempre salientando que não existem culturas melhores ou superiores. Ao final da aula o professor distribui para os alunos diferentes cordeis, para que sejam lidos em casa.

Arquivos e links
2
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Nessa aula os alunos vão produzir o seu próprio cordel sobre o assuno. Cada grupo recebe um determinado tema, um aspecto específico do período, e com auxílio dos professores de Artes e Língua Portuguesa a ideia é a produção de diferentes cordeis que se complementem e juntos apresentem uma história do período da Ditadura Militar.

3
40
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Nessa aula os alunos vão produzir o seu próprio cordel sobre o assuno. Cada grupo recebe um determinado tema, um aspecto específico do período, e com auxílio dos professores de Artes e Língua Portuguesa a ideia é a produção de diferentes cordeis que se complementem e juntos apresentem uma história do período da Ditadura Militar.