Diversificar o conceito de cultura
Mostrar aos alunos tipos de mídia diferentes das tradicionais
Inserir o aluno no contexto de produção da cultura
Valorizar a cultura popular e em especial a cultura popular nordestina
Incentivar a produção escrita por parte dos alunos
Papel, tesoura, canetas, lápis de cor
Quadro e giz/caneta
Aparelho de som
A avaliação será feita a partir do trabalho final dos alunos, a produção de um cordel sobre o período, trabalho que pode ser avaliado e supervisionado também pelos professores de Língua Portuguesa e Artes.
Nesta primeira aula o professor vai discutir com os alunos o conceito de cultura. Perguntar para os alunos o que eles entendem por cultura e usar exemplos multimídia, sempre relacionados com a temática da ditadura militar. A partir dos exemplos clássicos de cultura o professor vai desdobrar o conceito e ir em direção às expressões da cultura popular, sempre salientando que não existem culturas melhores ou superiores. Ao final da aula o professor distribui para os alunos diferentes cordeis, para que sejam lidos em casa.
Nessa aula os alunos vão produzir o seu próprio cordel sobre o assuno. Cada grupo recebe um determinado tema, um aspecto específico do período, e com auxílio dos professores de Artes e Língua Portuguesa a ideia é a produção de diferentes cordeis que se complementem e juntos apresentem uma história do período da Ditadura Militar.
Nessa aula os alunos vão produzir o seu próprio cordel sobre o assuno. Cada grupo recebe um determinado tema, um aspecto específico do período, e com auxílio dos professores de Artes e Língua Portuguesa a ideia é a produção de diferentes cordeis que se complementem e juntos apresentem uma história do período da Ditadura Militar.