Esta aula tem como proposta discutir os mecanismos sociais, políticos e econômicos vigentes no Brasil pré-1964, que confluíram para o fim de um governo legalizado e a institucionalização de uma Ditadura Militar.
A intenção maior é analisar a participação da sociedade civil nos movimentos pró-golpe, bem como, o posicionamento da Grande Imprensa Brasileira, que tem como representantes grandes empresários e políticos que, no contexto de Guerra Fria, possuíam um enorme interesse em afastar as "supostas" ameaças comunistas que rondavam o Brasil.
Aula desenvolvida em sala de aula, com auxílio de datashow e lousa.
Leitura e análise dos artigos:
* REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira. Revista de Historia, 2012.
* ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Braços civis de uma intervenção militar. Revista Pesquisa, Fapesp, edição 218, abril de 2014.
Exibição de trechos das entrevistas da UnivespTV com Maria Helena Capelato e Marcos Napolitano.
Avaliação em grupo:
Grupos de 4 pessoas que deverão assistir as duas entrevistas e responder ao roteiro de perguntas propostas.
Pesquisa sobre a atuação da Imprensa na atualidade.
Avaliação individual:
Elaboração de um texto dissertativo sobre o contexto de 1960.
Introduzir o tema, fazendo uma explanação para os alunos sobre o período a ser estudado.
Levantar o seguinte questionamento:
A quem interessaria a instalação de uma Ditadura Militar no Brasil?
Escutar as respostas dos alunos e anota-las no quadro, para uma analise em conjunto dos grupos/setores que foram indicados.
Seguimos com a leitura e interpretação do texto "O sol sem peneira" de Daniel Aarão Reis*, onde será possível esclarecer aos alunos alguns fatores que foram importantes para o surgimento de manifestações e marchas contra o governo Goulart e as Reformas de Base. Através do texto podemos evidenciar os motivos que levaram a sociedade civil a se colocar contrária às reformas que poderiam transformar a economia e sociedade brasileira da época.
*REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira.Revista de Historia, 2012. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sol-sem-peneira. Acesso em 26/11/2014
Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e os instrua a assistir as entrevistas feitas com os historiadores Marcos Napolitano e Maria Helena Capelato pela Univesp TV, seguindo o seguinte o roteiro:
1-Entrevista com Marcos Napolitano:
A- Como o historiador analisa Jango (João Goulart) naquele contexto histórico? Teria sido Jango o responsável pelo Golpe de 1964?
B- O Golpe foi militar ou foi civil-militar?
C- A Ditadura começou em 1964 ou em 1968, com o Ato Institucional nº5?
2-Entrevista com Maria Helena Capelato:
A- Qual era o papel da grande imprensa brasileira no contexto de 1964?
B- Qual a importância das chamadas "palavras-bala" segundo a historiadora?
C- Como a Grande Imprensa construiu um discurso no sentido de justificar as ações contra o Governo Goulart?
Entrevista da UnivespTV com Marcos Napolitano – Disponível em: http://univesptv.cmais.com.br/1964/entrevistas/1964-marcos-napolitano. Acesso em 26/11/2014.
Entrevista da UnivespTV com Maria Helena Capelato – Disponivel em: http://univesptv.cmais.com.br/1964/entrevistas/1964-maria-helena-capelato. Acesso em 26/11/2014.
Após assistir as entrevistas, peça aos alunos para responder ao roteiro em casa e fazer uma pesquisa sobre a atuação da Imprensa atual nas questões politicas e sociais do Brasil e verificar através de manchetes e artigos se ainda há manipulação dos leitores ou se já presenciamos uma imparcialidade por parte da Imprensa.
Apresentar o resultado da atividade em forma de seminário.
Apresentação em grupo (alunos) dos resultados obtidos na pesquisa e análise das entrevistas.
Leitura do artigo "Braços civis de uma intervenção militar" de Rodrigo Andrade* que apresenta, baseado em estudos recentes de diversas áreas, como o golpe político de 1964 tem sido, cada vez mais, entendido como um golpe civil/militar e não apenas militar.
E para finalizar a proposta da aula, pedir aos alunos que façam, baseados nas informações adquiridas ao longo das aulas, um texto dissertativo sobre o contexto histórico e social da década de 1960.
*ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Braços civis de uma intervenção militar. Revista Pesquisa, Fapesp, edição 218, abril de 2014. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/04/24/bracos-civis-de-uma-intervencao-militar/. Acesso em 26/11/2014