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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

O GOLPE NÃO FOI APENAS MILITAR

Aula destinada ao 9º ano. O professor deverá ajudar os alunos a compreender as razões que motivaram cada grupo social a aprovar ou desaprovar a instalação de um regime de força no Brasil. Propor uma atividade sobre a participação da imprensa atual nas questões políticas. E a elaboração de um texto dissertativo sobre o contexto politico-social da década de 1960

Plano de aula construído por
Vanessa Gomes (Manhuaçu / MG)

Objetivos

Esta aula tem como proposta discutir os mecanismos sociais, políticos e econômicos vigentes no Brasil pré-1964, que confluíram para o fim de um governo legalizado e a institucionalização de uma Ditadura Militar.

A intenção maior é analisar a participação da sociedade civil nos movimentos pró-golpe, bem como, o posicionamento da Grande Imprensa Brasileira, que tem como representantes grandes empresários e políticos que, no contexto de Guerra Fria, possuíam um enorme interesse em afastar as "supostas" ameaças comunistas que rondavam o Brasil.

Requisitos

Aula desenvolvida em sala de aula, com auxílio de datashow e lousa.

Leitura e análise dos artigos:

* REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira. Revista de Historia, 2012.

* ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Braços civis de uma intervenção militar. Revista Pesquisa, Fapesp, edição 218, abril de 2014.

Exibição de trechos das entrevistas da UnivespTV com Maria Helena Capelato e Marcos Napolitano.

Avaliação

Avaliação em grupo:

Grupos de 4 pessoas que deverão assistir as duas entrevistas e responder ao roteiro de perguntas propostas.

Pesquisa sobre a atuação da Imprensa na atualidade.

Avaliação individual:

Elaboração de um texto dissertativo sobre o contexto de 1960.

1
5
min

Exposição Oral por parte do professor

Introduzir o tema, fazendo uma explanação para os alunos sobre o período a ser estudado.

Levantar o seguinte questionamento:

A quem interessaria a instalação de uma Ditadura Militar no Brasil?

Escutar as respostas dos alunos e anota-las no quadro, para uma analise em conjunto dos grupos/setores que foram indicados.

2
20
min

Leitura de texto em sala de aula

Seguimos com a leitura e interpretação do texto "O sol sem peneira" de Daniel Aarão Reis*, onde será possível esclarecer aos alunos alguns fatores que foram importantes para o surgimento de manifestações e marchas contra o governo Goulart e as Reformas de Base. Através do texto podemos evidenciar os motivos que levaram a sociedade civil a se colocar contrária às reformas que poderiam transformar a economia e sociedade brasileira da época.

*REIS, Daniel Aarão. O sol sem peneira.Revista de Historia, 2012. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sol-sem-peneira. Acesso em 26/11/2014

Arquivos e links
3
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e os instrua a assistir as entrevistas feitas com os historiadores Marcos Napolitano e Maria Helena Capelato pela Univesp TV, seguindo o seguinte o roteiro:

1-Entrevista com Marcos Napolitano:

A- Como o historiador analisa Jango (João Goulart) naquele contexto histórico? Teria sido Jango o responsável pelo Golpe de 1964?

B- O Golpe foi militar ou foi civil-militar?

C- A Ditadura começou em 1964 ou em 1968, com o Ato Institucional nº5?

2-Entrevista com Maria Helena Capelato:

A- Qual era o papel da grande imprensa brasileira no contexto de 1964?

B- Qual a importância das chamadas "palavras-bala" segundo a historiadora?

C- Como a Grande Imprensa construiu um discurso no sentido de justificar as ações contra o Governo Goulart?

Entrevista da UnivespTV com Marcos Napolitano – Disponível em: http://univesptv.cmais.com.br/1964/entrevistas/1964-marcos-napolitano. Acesso em 26/11/2014.

Entrevista da UnivespTV com Maria Helena Capelato – Disponivel em: http://univesptv.cmais.com.br/1964/entrevistas/1964-maria-helena-capelato. Acesso em 26/11/2014.

Arquivos e links
4
20
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Após assistir as entrevistas, peça aos alunos para responder ao roteiro em casa e fazer uma pesquisa sobre a atuação da Imprensa atual nas questões politicas e sociais do Brasil e verificar através de manchetes e artigos se ainda há manipulação dos leitores ou se já presenciamos uma imparcialidade por parte da Imprensa.

Apresentar o resultado da atividade em forma de seminário.

5
30
min

Seminário em grupo (alunos)

Apresentação em grupo (alunos) dos resultados obtidos na pesquisa e análise das entrevistas.

6
20
min

Produção escrita individual (alunos)

Leitura do artigo "Braços civis de uma intervenção militar" de Rodrigo Andrade* que apresenta, baseado em estudos recentes de diversas áreas, como o golpe político de 1964 tem sido, cada vez mais, entendido como um golpe civil/militar e não apenas militar.

E para finalizar a proposta da aula, pedir aos alunos que façam, baseados nas informações adquiridas ao longo das aulas, um texto dissertativo sobre o contexto histórico e social da década de 1960.

*ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Braços civis de uma intervenção militar. Revista Pesquisa, Fapesp, edição 218, abril de 2014. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/04/24/bracos-civis-de-uma-intervencao-militar/. Acesso em 26/11/2014

Arquivos e links