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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

AS CANÇÕES DE PROTESTO: RESISTÊNCIA CULTURAL NOS ANOS DE CHUMBO

Essa aula pretende reconhecer as formas de resistência promovidas contra a ditadura militar, em especial, as Canções de Protesto. A partir de leitura de texto, pesquisa em grupos e análise de documentário esperamos que os alunos possam refletir sobre o papel da produção cultural engajada na oposição ao governo civil militar brasileiro. Aula planejada para alunos do 9ºano do Ensino Fundamental.

Plano de aula construído por
Alice Ramona Barili (Garibaldi / RS)

Objetivos

*Analisar as principais produções culturais do Brasil do período da ditadura militar, situando-as no contexto da época;

* Compreender a importância dos mais variados movimentos de resistência para o fim da ditadura;

* Relacionar os conceitos de censura e liberdade de expressão hoje e no passado recente do Brasil;

* Valorizar os ideais de democracia, direitos humanos e justiça social.

Requisitos

*Cópias dos textos selecionados para cada aluno;

*Laboratório de informática;

*Data show ou sala de vídeo;

Avaliação

A avaliação da aula será contínua e processual. Como avaliação pontual, será considerado a produção textual individual. As atividades realizadas em sala de aula, as apresentações das pesquisas, bem como a participação e envolvimento do aluno serão utilizadas para compor a avaliação do aluno.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Após caracterizar o regime militar que se implantou no Brasil em 1964, observando as forças políticas, sociais e econômicas envolvidas, explicar aos alunos que intelectuais e artistas brasileiros também reagiram ao golpe e ao governo através do teatro, do cinema, da pintura, da literatura e também da música. Definir e contextualizar as Canções de Protesto, ressaltando o caráter político e a crítica ao cenário brasileiro da ditadura através de metáforas e da ambiguidade. Colocar que apesar da censura que existia no período, houve forte presença de uma cultura de esquerda e de oposição durante a ditadura, explicando as relações da produção cultural com a política (PIVETTA, 2014). Construir com os alunos os conceitos de CENSURA e REPRESSÃO em contraponto a liberdade de expressão.

Possíveis perguntas norteadoras para introduzir o tema:

* Você conhece alguma música atual que critica a sociedade em que vivemos?

* Já ouviu falar de Canção de Protesto? E destes artistas da MPB (citar Chico Buarque, Caetano Veloso, Geraldo Vandré)?

2
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Trechos do filme "Uma noite em 67". Documentário sobre a etapa final do III Festival da música brasileira.

Essa atividade servirá para ilustrar a exposição sobre as Canções de Protesto.Explicar aos alunos que esse documentário foi feito 43 anos após o festival nos mostra a disputa política e ideológica entre os artistas finalistas. Artistas estes que se engajaram na resistência ao regime, politizando a música brasileira naquela época.

Ressaltar a importância do público, como agente ativo desse processo, aprovando ou não as canções apresentadas nos festivais e muito além disso, se valendo das músicas proibidas (como no caso de assobiar músicas censuradas) para expressar sua indignação com o regime.

Arquivos e links
3
25
min

Leitura de texto em sala de aula

Leitura individual do Decreto-Lei nº 1077, de 26 de janeiro de 1970 e do Artigo V da Constituição Brasileira de 1988. Auxiliar os alunos com palavras desconhecidas e com a interpretação dos documentos.

Após leitura, análise dos documentos, comparando a censura dos tempos de ditadura com as garantias e liberdades individuais, incluindo a liberdade de expressão dos dias de hoje. Os alunos deverão anotar as conclusões sobre a análise no caderno.

Arquivos e links
4
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

A atividade constitui-se na divisão da sala de aula em cinco grupos. Cada grupo deverá pesquisar e analisar as músicas de protesto de diferentes artistas do período da ditadura. Solicitar aos grupos que providenciem imagens do artista, letras das músicas e as canções para a apresentação (pode ser selecionado uma música por grupo). Orientar os grupos para que dividam as tarefas. Essa atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática da escola, no período contrário as aulas.

Artistas sugeridos: Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Edu Lobo, Gilberto Gil.

5
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Neste momento serão apresentadas as pesquisas realizadas pelos grupos. As situações de debate e a troca de opiniões é uma possibilidade de socialização e melhoria do aprendizado. Escuta das músicas e análise conjunta das letras, buscando identificar as críticas contidas em cada uma, as metáforas e a ambiguidade da letra.

6

min

Produção escrita individual (alunos)

Para finalizar e como parte do processo avaliativo, cada aluno deve escrever um texto refletindo sobre as aprendizagens da aula. A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada aluno pode agora revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da

temática estudada e escrever suas reflexões. O texto deve ser realizado como atividade de casa e entregue ao professor para avaliação e diagnóstico de aprendizado.