Caracterizar o processo de institucionalização do aparato repressivo durante a ditadura civil-militar brasileira.
- Problematizar o conceito de ditadura civil-militar brasileira.
- Comparar o caso dos desaparecidos políticos no Brasil e no Chile.
- Comparar os diferentes documentos utilizados e procurar estabelecer uma relação plausível entre eles.
- Refletir sobre a institucionalização do aparelho repressivo e as suas consequências diretas (tortura, morte e desaparecidos).
- Identificar as possíveis conexões entre a ditadura no Brasil e no Chile.
A aula foi pensada para alunos dos terceiros anos do ensino médio.
Para o desenvolvimento da aula serão necessárias fotocópias do material a ser utilizado e equipamento (datashow e telão ou televisão e aparelho de som) para rodar o filme e a música.
Os estudantes serão avaliados em diferentes etapas do processo:
- participação oral durante todas as etapas da aula dialogada, nos momentos de debate coletivo e nos momentos de reflexão em dupla.
- pesquisa documental.
- produção de um clipe da música "Desapariciones".
Iniciar a aula distribuindo o documento 1 ("Tiroteio e Fuga", Jornal do Brasil) e fazer a leitura do mesmo. Problematizar o documento, pedindo para que imaginem a cena, como seriam os personagens envolvidos, mas acima de tudo, pensando o que levou a tal ação da polícia, que crimes tais pessoas poderiam ter cometido. Em seguida, pedir para que os estudantes observem quando a notícia foi produzida e o que estava acontecendo no Brasil naquele momento. Problematizar as expressões: "terroristas" e "subversivos".
No segundo momento, distribuir os documentos 2 e 3 (cartazes). Questionar os estudantes sobre a expressão "terroristas" e o que significava no contexto da notícia. Perguntar quem os estudantes imaginam que eram aquelas pessoas destacadas nos cartazes. Depois problematizar o documento 4, identificando e mensagem implícita e explícita do texto e principalmente para quem destinava-se tal mensagem.
Apresentar aos estudantes um trecho do filme "Missing" (1982, Costa-Gavras). O filme conta a desesperada história de procura do desaparecido Charles Horman, no Chile durante o regime ditatorial que assolou o país. O pai e a companheira de Charles Horman procuram informações sobre o paradeiro do rapaz. Na sequência de cenas selecionadas (58'17 até 1h19'10"), um amigo do casal relata a sua prisão juntamente com outro amigo, as cenas de terror que viveram e a pressão psicológica da prisão, e o desaparecimento do companheiro preso. Em seguida, o pai e a companheira de Charles procuram em hospital e são levados pela polícia a um local de prisão. No local há muitos corpos no chão e nas escadas, mas não encontram Charles. A sequência de cenas selecionadas termina com os dois num estádio, nas arquibancadas muitas pessoas e pai e companheira chamando pelo nome de Charles.
Depois de assistir a sequência de cenas, questionar os alunos sobre os sentimentos que as cenas lhes transmitiram. Problematizar o momento de produção do filme (ditaduras) e quais as intenções do diretor. Problematizar a relação entre ficção e realidade. Questionar os estudantes se é possível estabelecer uma relação entre o caso destacado no filme (desaparecido político no Chile) com o caso do Brasil: será que há semelhanças? E, por fim, é possível estabelecer uma relação plausível entre os documentos analisados anteriormente e a história apresentada no filme.
Nesta etapa, a aula deverá ser desenvolvida como uma atividade interdisciplinar com o professor de Espanhol.
Entregar aos estudantes a música "Desapariciones" (1982, Ruben Blades). Ouvir e analisar a letra. Problematizar sobre o tema central da música. Questionar se é possível relacionar com os documentos trabalhados anteriormente. Problematizar: quem são as pessoas desaparecidas na letra da música e quem procura por elas. Organizar uma sistematização: 1) no primeiro conjunto de documentos, como poderíamos imaginar os "terroristas" ou "subversívos"; 2) no filme, qual o sentimento dos familiares, como é destacado na ficção a busca por um desaparecido; 3) no filme, como é representado o aparato repressivo; 4) na letra da música quem são os desaparecidos e quem os procuram.
Entregar aos estudantes o documento 2 (Mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura). Em duplas, pedir para que olhem as fotos e, antes de ler os documentos (breves biografias), imagem quem eram e o que faziam. Depois leiam cada uma das biografias e discutam a expressão "terroristas" e "subversivos".
No final, encaminhar a atividade avaliativa para ser realizada em casa. Em grupos de até 4 estudantes, produzir um clipe para a música "Desapariciones". O clipe deverá ser produzido com imagens (pode ser uma mescla de imagens da época, do Brasil e da América Latina, com imagens atuais). Indicar os sites onde podem encontrar imagens e outros documentos históricos que podem ser utilizados. Lembrar que o clipe produzido tem que sistematizar as reflexões desenvolvidas em sala neste conjunto de aulas. Agendar a data para que todas as equipes possam apresentar o clipe produzido.