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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Verdade 12.528: a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade.

Organização de um minicurso, sob o título “Verdade 12.528: a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade”, a ser elaborado e ministrado em conjunto com estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integrado, na faixa etária entre 16 e 17 anos.

Plano de aula construído por
José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró / RN)

Objetivos

- Apresentar as principais conclusões dos estudos mais recentes sobre o Golpe de 1964 e a posterior ditadura implantada no Brasil.

- Conceituar historicamente ditadura e democracia no Brasil.

- Entender as perspectivas de análise mobilizadas pelo conceito “Ditadura civil-militar”.

- Conhecer o papel da Comissão Nacional da Verdade, suas conquistas e seus limites.

- Compreender que a lei de Anistia aprovada no Brasil, em 1979, dificulta a concretização de uma justiça de transição.

- Refletir sobre a construção de valores democráticos dentro da sociedade brasileira hodierna e os legados ditatoriais ainda presentes.

Requisitos

- Cópias de um resumo construído coletivamente do livro Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho, produzido pelo Ministério da Justiça.

- Cópias do poema "Como na Argentina", do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, de 1985.

- O DVD do documentário Verdade 12.528.

- A sala de aula ou o auditório deve estar equipada com instrumentos de multimídia.

Avaliação

O processo de avaliação e de autoavaliação deve ser desenvolvido a partir da assiduidade e das observações escritas do educador histórico sobre a atuação dos discentes-colaboradores na organização e na participação do minicurso.

Recebimento e correção de um relatório final sobre o estudo da ditadura civil-militar (1964-1985) e da Comissão Nacional da Verdade.

Análise das respostas dos participantes e dos discentes referentes ao questionário avaliativo e autoavaiativo será realizada em conjunto com os colaboradores.

1

min

Seminário em grupo (alunos)

O professor organizará reuniões extraclasse com os estudantes. Na primeira reunião, deve ser apresentada a proposta do minicurso, os objetivos, e as referências bibliográficas indicadas e dividir as atividades entre os discentes para estudo e definição da participação de cada um, como colaboradores.

Na segunda reunião, elaborar a programação, escolher a melhor opção de documentário, construir um resumo do livro Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Ministério da Justiça – Rio de Janeiro: Ponteio, 2013 (em anexo), e um questionário avaliativo e autoavaliativo para os participantes e os colaboradores envolvidos no evento.

Arquivos e links
2
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O educador histórico iniciará o minicurso saudando os participantes, apresentando a equipe de estudantes-colaboradores, e expondo sobre o tema, a programação e os objetivos do referido evento.

Logo a seguir, os discentes-colaboradores devem entregar o material aos participantes (em anexo) e fazer um levantamento de questões referentes à temática desenvolvida, a serem respondidas durante a consecução das atividades indicadas.

Arquivos e links
3
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibir o documentário “Verdade 12.528”, em DVD, com os objetivos de identificar as consequências para várias famílias brasileiras das repressões implementadas durante a ditadura civil-militar de 1964-1985 e de conhecer o papel da Comissão Nacional da Verdade, seus avanços e limites, para tentar concluir a justiça de transição no Brasil.

4
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após a exibição do documentário supracitado, refletir com os participantes e colaboradores sobre os seguintes aspectos:

- Que parte do documentário mais chamou a sua atenção? Por quê?

- O que aconteceu em março/abril de 1964 foi uma Revolução Democrática, um Golpe de Estado, um Contragolpe ou um Putsch?

- O golpe foi dado essencialmente por circunstâncias internas da política brasileira ou ele foi um golpe em grande parte influenciado ou gerido de fora pela intervenção estadunidense? Os golpistas chegaram com um plano para instalar uma ditadura?

- Quais perspectivas de análise são mobilizadas pelo conceito “Ditadura civil-militar”?

- Qual o papel da imprensa no golpe de 1964?

- O que é anistia? Quais os principais aspectos da Lei da Anistia de 28/08/1979? Ela representou as principais aspirações oposicionistas? A quem favoreceu a anistia concedida?

- O que é a Comissão Nacional da Verdade? Quando e em que governo foi criada? Qual é a sua finalidade? Quais os seus principais avanços e limites?

- A censura instituída na ditadura civil-militar era de natureza política ou moral?

- A tortura era obra de grupos radicais ou uma política de Estado? A ditadura brasileira torturou e matou menos que outras? De que forma a população brasileira resistiu aos dispositivos autoritários impostos pelos governos militares?

- A ditadura reprimiu, exilou e matou opositores. Silenciar sobre essas verdades é falsificar a história. Mas cabe indagar: ela apenas reprimiu? Em que medida, e com que orientação, conseguiu também modernizar o país? E que marcas dessa modernização ainda permanecem, como cacos, incrustados no corpo dessa nação? Enfim, qual o legado da ditadura civil-militar ainda presente na sociedade brasileira?

5
15
min

Produção escrita individual (alunos)

Como parte do processo de avaliação, os participantes e colaboradores devem responder a um questionário, conforme o inserido em anexo.

Os estudantes colaboradores devem produzir um pequeno relatório analítico-argumentativo referente ao tema do minicurso.

O questionário e o relatório comporão, juntamente com as observações escritas, para o processo de avaliação da aprendizagem.

Arquivos e links
6
5
min

Leitura de texto em sala de aula

Para encerrar o evento, o poema “Como na Argentina”, do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, de 1985, será distribuído aos presentes.

Um(a) estudante deve fazer a leitura do referido poema, relacionado com a temática do minicurso.

Se possível, a instituição educacional pode produzir um certificado aos participantes, aos colaboradores e ao ministrante.

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