_ Discutir os múltiplos papéis femininos durante a Ditadura Cicil-Militar no Brasil e na América Latina;
_ Denunciar os abusos e as torturas sofridos pelas mulheres;
_ Evidenciar a participação das mulheres nos movimentos de resistência, nas artes, na guerrilha armada;
_ Estabelecer contato com memórias de mulheres que vivenciaram o período;
_ Compreender a importância do Movimento "Mães da Praça de Maio" na Argentina;
_ Assistir vídeos/filmes que discutam o papel das mulheres durante a ditadura e/ou que tenham sido produzidos por mulheres;
_ Projetor multimídia;
_ Computadores com acesso à internet para pesquisa;
_ Caixas de som;
_ Textos impressos;
_ Cartolina, canetões e outros materiais didáticos criativos.
_ Participação e envolvimento nos debates propostos;
_ Realização de uma exposição no saguão da escola que evidencie a temática estudada (com frases, fotos, textos, músicas, cenas de filmes, cartazes, memórias) objetivando que todos/as alunos/as da escola entrem em contato com a temática;
_ análise de filmes, produções escritas.
Nessa primeira parte, os alunos/as entrarão em contato com a temática através de músicas produzidas por mulheres durante a ditadura e que abordam questões feministas, tão discutidas naquele período. As músicas sugeridas são:("Cor-de-rosa-choque", Rita Lee, "Elvira Pagã" Rita Lee e Roberto de Carvalho, "Essa Mulher" Joyce e Ana Terra). O momento é propício para que o/a professor/a explore aspectos da história das mulheres e do movimento feminista, para situar os educandos no contexto de transformações pelas quais as mulheres passaram nas décadas de 70 e 80.
Para introduzir o tema da participação das mulheres durante a ditadura apresentaremos alguns trechos de depoimentos de mulheres que sofreram com as torturas praticadas no período ( Rosalina Santa Cruz Leite, Amelinha Teles, Criméia de Almeida). Após a exibição dos vídeos será discutida a questão da tortura durante o regime militar e sobre as práticas de tortura que eram realizadas contra as mulheres. Também aproveita-se o momento para realizar uma abordagem geral sobre o que foi a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Além de uma explanação oral, pode-se utilizar fragmentos do vídeo "Memória, história e verdade" da professora Margareth Rago.
Seguindo as discussões sobre memórias, identidades e subjetividades, sugerimos dividir alguns artigos do livro de "RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013" para que os/as alunos/as realizem a leitura individual, em casa, e apresentem as memórias num seminário. O objetivo é que os/as alunos/as conheçam e se aproximem das trajetórias de algumas mulheres que vivenciaram o período.
Nesta etapa, solicita-se que os/as alunos/as assistam alguns filmes que tratam da dor e das lutas de muitas mulheres que viram seus filhos sendo vítimas da ditadura. Os/as alunos/as seguirão um roteiro que deve ser entregue e discutido na aula seguinte. Os filmes abordados serão; "Zuzu Angel", de Sérgio Resende, destacando a luta da estilista em querer saber o paradeiro do filho desaparecido; "15 filhos", de Maria Oliveira e Marta Nehring, retrata a época da ditadura militar no Brasil por meio da memória de infância dos filhos de militantes presos, mortos ou desaparecidos; "História Oficial", de Luiz Puenzo, sobre o drama das crianças roubadas durante a ditadura na Argentina"
Os/as alunos/as deverão entregar os roteiros sobre os filmes e discutir brevemente suas impressões com a turma.
A última parte da atividade consiste em tecer algumas considerações finais e propor aos alunos e alunas a organização de uma exposição sobre o tema no saguão da escola, contendo frases, cartazes, intervenções artísticas, músicas, videos, fotos e impressões pessoais.O/a professor/a poderá, então, finalizar sua avaliação sobre a atividade.