Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

AS MULHERES DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL E DEMAIS DITADURAS DO CONE SUL

O objetivo desta aula é destacar a participação das mulheres na Ditadura Civil-Militar no Brasil e também nas demais ditaduras do Cone Sul. Busca-se conhecer, discutir e refletir sobre trajetórias de mulheres que foram vítimas das ditaduras, que sofreram, foram torturadas, mas que também sonharam, resistiram e lutaram por um mundo mais democrático.

Plano de aula construído por
Linara Bessega Segalin (Cotiporã / RS)

Objetivos

_ Discutir os múltiplos papéis femininos durante a Ditadura Cicil-Militar no Brasil e na América Latina;

_ Denunciar os abusos e as torturas sofridos pelas mulheres;

_ Evidenciar a participação das mulheres nos movimentos de resistência, nas artes, na guerrilha armada;

_ Estabelecer contato com memórias de mulheres que vivenciaram o período;

_ Compreender a importância do Movimento "Mães da Praça de Maio" na Argentina;

_ Assistir vídeos/filmes que discutam o papel das mulheres durante a ditadura e/ou que tenham sido produzidos por mulheres;

Requisitos

_ Projetor multimídia;

_ Computadores com acesso à internet para pesquisa;

_ Caixas de som;

_ Textos impressos;

_ Cartolina, canetões e outros materiais didáticos criativos.

Avaliação

_ Participação e envolvimento nos debates propostos;

_ Realização de uma exposição no saguão da escola que evidencie a temática estudada (com frases, fotos, textos, músicas, cenas de filmes, cartazes, memórias) objetivando que todos/as alunos/as da escola entrem em contato com a temática;

_ análise de filmes, produções escritas.

1
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Nessa primeira parte, os alunos/as entrarão em contato com a temática através de músicas produzidas por mulheres durante a ditadura e que abordam questões feministas, tão discutidas naquele período. As músicas sugeridas são:("Cor-de-rosa-choque", Rita Lee, "Elvira Pagã" Rita Lee e Roberto de Carvalho, "Essa Mulher" Joyce e Ana Terra). O momento é propício para que o/a professor/a explore aspectos da história das mulheres e do movimento feminista, para situar os educandos no contexto de transformações pelas quais as mulheres passaram nas décadas de 70 e 80.

Arquivos e links
2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Para introduzir o tema da participação das mulheres durante a ditadura apresentaremos alguns trechos de depoimentos de mulheres que sofreram com as torturas praticadas no período ( Rosalina Santa Cruz Leite, Amelinha Teles, Criméia de Almeida). Após a exibição dos vídeos será discutida a questão da tortura durante o regime militar e sobre as práticas de tortura que eram realizadas contra as mulheres. Também aproveita-se o momento para realizar uma abordagem geral sobre o que foi a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Além de uma explanação oral, pode-se utilizar fragmentos do vídeo "Memória, história e verdade" da professora Margareth Rago.

Arquivos e links
2.1
2.2
2.3
2.4
3
20
min

Seminário individual (alunos)

Seguindo as discussões sobre memórias, identidades e subjetividades, sugerimos dividir alguns artigos do livro de "RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013" para que os/as alunos/as realizem a leitura individual, em casa, e apresentem as memórias num seminário. O objetivo é que os/as alunos/as conheçam e se aproximem das trajetórias de algumas mulheres que vivenciaram o período.

4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Nesta etapa, solicita-se que os/as alunos/as assistam alguns filmes que tratam da dor e das lutas de muitas mulheres que viram seus filhos sendo vítimas da ditadura. Os/as alunos/as seguirão um roteiro que deve ser entregue e discutido na aula seguinte. Os filmes abordados serão; "Zuzu Angel", de Sérgio Resende, destacando a luta da estilista em querer saber o paradeiro do filho desaparecido; "15 filhos", de Maria Oliveira e Marta Nehring, retrata a época da ditadura militar no Brasil por meio da memória de infância dos filhos de militantes presos, mortos ou desaparecidos; "História Oficial", de Luiz Puenzo, sobre o drama das crianças roubadas durante a ditadura na Argentina"

Arquivos e links
4.1
4.2
4.3
5
15
min

Seminário em grupo (alunos)

Os/as alunos/as deverão entregar os roteiros sobre os filmes e discutir brevemente suas impressões com a turma.

6
10
min

Exposição Oral por parte do professor

A última parte da atividade consiste em tecer algumas considerações finais e propor aos alunos e alunas a organização de uma exposição sobre o tema no saguão da escola, contendo frases, cartazes, intervenções artísticas, músicas, videos, fotos e impressões pessoais.O/a professor/a poderá, então, finalizar sua avaliação sobre a atividade.