Acredita-se que as imagens podem proporcionar um aprendizado e uma reflexão mais interessante sobre o período ditatorial no Brasil para os alunos, principalmente quando se trata do Ensino Fundamental. Por isso mesmo, a análise dos cartazes veiculados durante o período da Ditadura Civil-Militar irão permitir uma análise mais dinâmica do processo histórico.
Seguindo os passos de análise do livro “Os cartazes desta história. Memória gráfica da resistência à ditadura militar e da redemocratização (1964-1985”), objetiva-se articular essas duas décadas de história do ponto de vista daqueles que sofreram as consequências dos desmandos desse período histórico.
Dessa maneira objetiva-se:
• Compreender os cartazes políticos como representantes de práticas de resistência ao regime militar instaurado no Brasil a partir de 1964.
• Perceber as mulheres, os trabalhadores e os estudantes como agentes históricos fundamentais para a eficácia da resistência contra a Ditadura Civil-Militar.
• Analisar a resistência através da Anistia, da ação dos movimentos sociais, da compreensão da solidariedade e da busca dos mortos e desaparecidos durante o período ditatorial por seus familiares nos dias atuais.
• Perceber os cartazes políticos como representantes de uma rede de solidariedade articulada entre os anos 1960-1980 para enfrentar os militares e denunciar as violações de Direitos Humanos no Brasil.
Para o desenvolver a proposta será necessário que os alunos do 9º ano tenham em mãos pelo menos a cópia de um cartaz de cada temática que será trabalhada em sala de aula. Ainda, o livro didático deve estar disponível para as consultas que serão solicitadas. Seria interessante que eles utilizassem um laboratório de informática, para que as consultas possam ser consideradas mais dinâmicas.
O processo avaliativo ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades propostas na aula preparada para o 9º ano do Ensino Fundamental. Em primeiro lugar, a turma será dividida em 6 (seis) grupos, que dedicarão sua análise a um dos seguintes temas: Resistência; Anistia; Movimentos; Mulheres, Trabalhadores e Estudantes; Solidariedade; Mortos e desaparecidos. Os grupos serão avaliados em conjunto. Caberá a cada equipe elaborar uma pesquisa escrita sobre a temática para a qual o grupo ficou responsável por desenvolver.
Em seguida, serão oferecidos aos grupos alguns cartazes para que os alunos possam analisa-los a partir da pesquisa que eles elaboraram em casa. A partir dessa análise, os grupos irão preparar uma apresentação oral onde exibirão a temática a partir da análise das imagens dos cartazes.
O professor deverá expor os objetivos das atividades que serão desenvolvidas na aula proposta: A Ditadura Civil-Militar Brasileira através dos cartazes políticos. Aqui a turma será dividida em 6 grupos que representarão as temáticas que serão abordadas durante a aula. Ainda, entregar a cada equipe (serão 6 no total) alguns cartazes para servirem de norte para a análise que será exibida.
Após a divisão das equipes e a delimitação da temática que cada uma delas irá desenvolver, os alunos deverão, em grupo, buscar no livro didático adotado pelo professor as informações sobre a temática que deverá ser pesquisada para a apresentação.
No laboratório de informática, os alunos deverão buscar informações sobre os cartazes que foram indicados para a análise do grupo.
Pesquisar em casa uma das temáticas abaixo para serem analisadas em sala de aula com a equipe para a qual o aluno foi sorteado. O aluno deverá escrever um texto que aborde a um dos aspectos da Ditadura Civil-Militar:Resistência; Anistia; Movimentos; Mulheres, Trabalhadores e Estudantes; Solidariedade; Mortos e desaparecidos. Cada aluno fará essa atividade individualmente e terá que se ater ao tema que foi indicada pelo professor.
Após as pesquisas desenvolvidas no livro didático, no laboratório de informática e na lição de casa, os alunos irão se reunir na sala de aula para a elaboração de um texto que contextualize as imagens trabalhadas pelas equipes com os conteúdos pesquisados.
Apresentação dos resultados das análises dos grupos, promovendo uma discussão sobre a importância dos cartazes políticos no processo de resistência contra a Ditadura Civil-Militar no Brasil.