Os principais objetivos das aulas será levar os alunos a reflexão e o relacionamento dos diferentes momentos da história do Brasil, sendo que os alunos já estudaram a ditadura Vargas e, então, desenvolver a visão crítica sobre os acontecimentos da época da ditadura civil-militar.
Os alunos deverão comparar as condições sociais de cada época, com o desenvolvimento industrial, leis trabalhistas, a urbanização, a partir da década de 50, o controle promovido pela ditadura (censura, DIP, Polícia Especial...), tudo isso no período Vargas; enquanto no período militar tivemos o 'Milagre Econômico' com grandes obras, gerando empregos, 'fazer o bolo crescer para depois dividí-lo' até a Crise do Petróleo (1973); mostrar a resistência existente (guerrilha urbana e rural) enquanto o governo usava os recursos do Ato Institucional nº 5.
O trabalho desenvolvido no decorrer da aula ajudará nas discussões sobre as Comissões da Verdade existentes no país e em outros países da América Latina; os alunos serão incentivados a entrevistar pessoas próximas (familiares e conhecidos) sobre o período ditatorial, identificando a situação da família na época.
As questões relacionadas a grande repressão e torturas, mortes, exílios serão discutidas nas aulas, com exemplos: Luís Carlos Prestes e Olga Prestes (época de GV), no caso de Luís C. Prestes pode-se usar nos dois períodos. Na época civil-militar podemos citar artistas, políticos atuais -que na época eram estudantes, trabalhadores, professores...
Os textos serão disponibilizados através de xerox das Revistas de História da Biblioteca Nacional e/ou com o endereço eletrônico aos alunos para leitura prévia.
As salas de aula da instituição já disponibilizam acesso a internet, data show, computador e som.
Os textos, vídeos, músicas estão listados na sequência de atividades.
A avaliação será realizada durante todo o processo incluindo provas com interpretação de textos dos períodos trabalhados.
Avaliação de debate promovido entre os alunos, sendo que um grupo defende os civis que apoiaram a ditadura, outro grupo defenderá a manutenção da democracia e, ainda, outro grupo que defenderá a resistência armada que existiu no período.
O professor será o mediador do debate que ocorrerá na aula seguinte as discussões e leitura dos textos.
leitura dos textos previamente disponibilizados, assim como assistir o vídeo, se possível, de "Cidadão Boilesen" (O documentário de Chaim Litewski, montado por Pedro Asbeg, com Palamres Produções, conta a história do empresário).
Os textos estão na 'Revista de História' da Biblioteca Nacional (out/2014), e ao lado estão os links dos textos.
Trailer no Youtube do vídeo 'Cidadão Boilesen', apresentado na sala de aula com uso da internet, Datashow e computador. A instituição tem disponível em todas as salas de aula o computador, data-show e som. Houve indicação para que os alunos assistissem em casa todo o documentário (vencedor de Melhor Filme - É tudo verdade 2009-, Melhor Documentário - Cinesul 2009, Melhor Direção - RECINE 2009).
Haverá discussão sobre os textos e vídeo do tema proposto. A repressão existente nas ditaduras brasileiras, o sistema repressivo, a censura, os cidadãos perseguidos e o interesse de cidadãos que apoiaram a ditadura.
Debate sobre o tema, com diferentes grupos, defendendo uma posição em relação aos acontecimentos (a favor da ditadura, contra a ditadura e outra possibilidade- manutenção de João Goulart; nova eleição; parlamentarismo...); o sistema repressivo (Polícia Especial, DOPS, DOI-CODI, OBAN) nos diferentes períodos ditatoriais, assim como a censura (DIP, SNI...)