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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

90
minutos

DITADURAS NO BRASIL (G. VARGAS E CIVIL-MILITAR)

O principal objetivo dessa aula é fazer com que os alunos desenvolvam habilidade de comparação entre a ditadura G.V. (1937-1945) e a ditadura civil-militar (1964 -1985). As aulas serão ministradas ao 3º ano do Ensino Médio, incentivando o conhecimento entre os períodos, sendo que a turma já estudou o período Vargas, e a situação política, econômica e social dos dois períodos ditatoriais.

Plano de aula construído por
Paulo Roberto Voigt Sampaio (São Paulo / SP)

Objetivos

Os principais objetivos das aulas será levar os alunos a reflexão e o relacionamento dos diferentes momentos da história do Brasil, sendo que os alunos já estudaram a ditadura Vargas e, então, desenvolver a visão crítica sobre os acontecimentos da época da ditadura civil-militar.

Os alunos deverão comparar as condições sociais de cada época, com o desenvolvimento industrial, leis trabalhistas, a urbanização, a partir da década de 50, o controle promovido pela ditadura (censura, DIP, Polícia Especial...), tudo isso no período Vargas; enquanto no período militar tivemos o 'Milagre Econômico' com grandes obras, gerando empregos, 'fazer o bolo crescer para depois dividí-lo' até a Crise do Petróleo (1973); mostrar a resistência existente (guerrilha urbana e rural) enquanto o governo usava os recursos do Ato Institucional nº 5.

O trabalho desenvolvido no decorrer da aula ajudará nas discussões sobre as Comissões da Verdade existentes no país e em outros países da América Latina; os alunos serão incentivados a entrevistar pessoas próximas (familiares e conhecidos) sobre o período ditatorial, identificando a situação da família na época.

As questões relacionadas a grande repressão e torturas, mortes, exílios serão discutidas nas aulas, com exemplos: Luís Carlos Prestes e Olga Prestes (época de GV), no caso de Luís C. Prestes pode-se usar nos dois períodos. Na época civil-militar podemos citar artistas, políticos atuais -que na época eram estudantes, trabalhadores, professores...

Requisitos

Os textos serão disponibilizados através de xerox das Revistas de História da Biblioteca Nacional e/ou com o endereço eletrônico aos alunos para leitura prévia.

As salas de aula da instituição já disponibilizam acesso a internet, data show, computador e som.

Os textos, vídeos, músicas estão listados na sequência de atividades.

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo incluindo provas com interpretação de textos dos períodos trabalhados.

Avaliação de debate promovido entre os alunos, sendo que um grupo defende os civis que apoiaram a ditadura, outro grupo defenderá a manutenção da democracia e, ainda, outro grupo que defenderá a resistência armada que existiu no período.

O professor será o mediador do debate que ocorrerá na aula seguinte as discussões e leitura dos textos.

1
25
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

leitura dos textos previamente disponibilizados, assim como assistir o vídeo, se possível, de "Cidadão Boilesen" (O documentário de Chaim Litewski, montado por Pedro Asbeg, com Palamres Produções, conta a história do empresário).

Os textos estão na 'Revista de História' da Biblioteca Nacional (out/2014), e ao lado estão os links dos textos.

Arquivos e links
2
5
min

Vídeo/Música/Imagem

Trailer no Youtube do vídeo 'Cidadão Boilesen', apresentado na sala de aula com uso da internet, Datashow e computador. A instituição tem disponível em todas as salas de aula o computador, data-show e som. Houve indicação para que os alunos assistissem em casa todo o documentário (vencedor de Melhor Filme - É tudo verdade 2009-, Melhor Documentário - Cinesul 2009, Melhor Direção - RECINE 2009).

Arquivos e links
3
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Haverá discussão sobre os textos e vídeo do tema proposto. A repressão existente nas ditaduras brasileiras, o sistema repressivo, a censura, os cidadãos perseguidos e o interesse de cidadãos que apoiaram a ditadura.

4
30
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Debate sobre o tema, com diferentes grupos, defendendo uma posição em relação aos acontecimentos (a favor da ditadura, contra a ditadura e outra possibilidade- manutenção de João Goulart; nova eleição; parlamentarismo...); o sistema repressivo (Polícia Especial, DOPS, DOI-CODI, OBAN) nos diferentes períodos ditatoriais, assim como a censura (DIP, SNI...)