1 - Atingir principalmente os alunos do 3º ano do ensino médio, Possibilitando uma vivência de arbitrariedade, impunidade, falta de liberdade e claro de reflexão sobre o que foi a ditadura civil-militar no Brasil.
2 - Ampliar as possibilidades de leitura para além da informação;
3 - Fomentar o debate sobre a ausência de democracia no Estado de direito;
4 - Promover a reflexão histórica sobre a construção da repressão, da intolerância; da divisão social, da exclusão social e do papel do Estado e do cidadão em uma sociedade verdadeiramente democrática.
5 - Fazer com que o aluno SINTA o poder da união em busca de melhores condições de vida e entender como a coletividade reage a determinadas pressões
1 - Card games;
2 - livros diversos ou textos possíveis de serem baixados pelos celulares sobre o tema da ditadura;
3 - Computador e projetor de slides;
4 - Quadro e pincel;
Produção individual de textos seguindo as regras gerais da redação em língua portuguesa. o texto deverá conter: introdução explicando o que foi a ditadura civil militar; desenvolvimento - onde deverá ser abordado os seguintes aspectos: porque o golpe militar? que setores da sociedade participaram da construção do regime autoritário; que setores da sociedade foram beneficiados pelo golpe; que setores da sociedade sofreram a opressão, a repressão, a tortura; e finalizando com o significado do termo democracia qual a importância do golpe para a construção de uma sociedade brasileira mais democrática.
Esta atividade inicial envolve um jogo que mistura o LARP e o card game. os alunos vivenciaram uma situação problema em que a turma será dividida em dois grupos:um grupo maior assiste a um filme qualquer no cinema e são surpreendidos por um grupo menor que representa a polícia. Uma ação violenta se desenvolve e a reação do grupo maior é que dará o tom da discussão que virá em seguida.
Mostrar o vídeo da perseguição policial que motivou a morte da jovem Haissa e iniciar a discussão sobre a ação da polícia e o poder da instituição.
Ler em casa textos disponíveis na internet e nos grupos de sala no facebook sobre os governos militares no Brasil entre 1964 e 1985.
Uma lista de links e textos serão disponibilizados pela professora em sala de aula. Textos lidos na 6ª ONHB também estarão disponíveis aos alunos.
A partir da experiencia do jogo, do vídeo e da leitura da perseguição policial e das leitura feitas em casa, o professor começa a aula com um debate, aproveitando a fala dos alunos para a segunda parte da aula que constará de uma apresentação de slides.
Apresentação de slides sobre os governos militares. Registros em forma de rascunho.
Produção individual de textos seguindo as regras básicas da língua portuguesa em caráter avaliativo.