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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

"Ação e reação"

A aula parte de uma situação problema que simula a ação policial violenta dentro de um cinema, seguida de discussões sobre a violência policial, tomando como base a morte de Haissa (RJ). A partir daí linkamos com o período militar e ampliamos a discussão para relações econômicas e politicas do período utilizando leituras individuais, apresentações de slides e discussões em sala.

Plano de aula construído por
Maria Helena Raimundo (Uberlândia / MG)

Objetivos

1 - Atingir principalmente os alunos do 3º ano do ensino médio, Possibilitando uma vivência de arbitrariedade, impunidade, falta de liberdade e claro de reflexão sobre o que foi a ditadura civil-militar no Brasil.

2 - Ampliar as possibilidades de leitura para além da informação;

3 - Fomentar o debate sobre a ausência de democracia no Estado de direito;

4 - Promover a reflexão histórica sobre a construção da repressão, da intolerância; da divisão social, da exclusão social e do papel do Estado e do cidadão em uma sociedade verdadeiramente democrática.

5 - Fazer com que o aluno SINTA o poder da união em busca de melhores condições de vida e entender como a coletividade reage a determinadas pressões

Requisitos

1 - Card games;

2 - livros diversos ou textos possíveis de serem baixados pelos celulares sobre o tema da ditadura;

3 - Computador e projetor de slides;

4 - Quadro e pincel;

Avaliação

Produção individual de textos seguindo as regras gerais da redação em língua portuguesa. o texto deverá conter: introdução explicando o que foi a ditadura civil militar; desenvolvimento - onde deverá ser abordado os seguintes aspectos: porque o golpe militar? que setores da sociedade participaram da construção do regime autoritário; que setores da sociedade foram beneficiados pelo golpe; que setores da sociedade sofreram a opressão, a repressão, a tortura; e finalizando com o significado do termo democracia qual a importância do golpe para a construção de uma sociedade brasileira mais democrática.

1
15
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Esta atividade inicial envolve um jogo que mistura o LARP e o card game. os alunos vivenciaram uma situação problema em que a turma será dividida em dois grupos:um grupo maior assiste a um filme qualquer no cinema e são surpreendidos por um grupo menor que representa a polícia. Uma ação violenta se desenvolve e a reação do grupo maior é que dará o tom da discussão que virá em seguida.

2
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Mostrar o vídeo da perseguição policial que motivou a morte da jovem Haissa e iniciar a discussão sobre a ação da polícia e o poder da instituição.

Arquivos e links
3
5
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Ler em casa textos disponíveis na internet e nos grupos de sala no facebook sobre os governos militares no Brasil entre 1964 e 1985.

Uma lista de links e textos serão disponibilizados pela professora em sala de aula. Textos lidos na 6ª ONHB também estarão disponíveis aos alunos.

Arquivos e links
4
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A partir da experiencia do jogo, do vídeo e da leitura da perseguição policial e das leitura feitas em casa, o professor começa a aula com um debate, aproveitando a fala dos alunos para a segunda parte da aula que constará de uma apresentação de slides.

5
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Apresentação de slides sobre os governos militares. Registros em forma de rascunho.

6
45
min

Produção escrita individual (alunos)

Produção individual de textos seguindo as regras básicas da língua portuguesa em caráter avaliativo.