Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

Ditadura civil- militar as favelas no Rio de Janeiro uma análise musical

A aula possibilitará aos jovens, entre 16 e 18 anos 3ºano do EM, perceberem que durante o período da ditadura, entre os anos de 1969-1973, houve um rompimento do diálogo entre o Estado e as favelas cariocas. Mas, apesar da instalação da democracia a favela continua sendo vista pelo Estado como um problema. È o que veremos nas 3 letras de músicas selecionadas para esta aula.

Plano de aula construído por
Dayane Santos (Campos dos Goytacazes / RJ)

Objetivos

O objetivo geral desta atividade é entender as transformações políticas do período por meio da relação entre favela e Estado. Além disso, a aula terá como objetivo a discussão de como as relações de poder democráticas e ditatoriais favorecem a implementação de políticas distintas com relação as favelas. Contudo esta aula tem como objetivo reconhecer elementos autoritários que ainda estão presentes em nossa sociedade como a violência, o autoritarismo e a tortura.

Requisitos

Os alunos devem conhecer a política estatal destinada às favelas do RJ durante a ditadura civil-militar, no período de abertura democrática e na atualidade. Recomendamos a leitura prévia dos artigos referenciados e a consulta de sites sobre as instalações das Unidades de Polícia Pacificadoras- UPPs. Além disso, serão necessários, um aparelho de cd player e cópias das composições trabalhadas.

Avaliação

A avaliação ocorrerá conforme o desenvolvimento das atividade propostas, inicialmente a turma será dividida em pequenos grupos de três ou quatro alunos. A cada grupo será distribuída cópias contendo a reprodução das letras das canções que serão analisadas.O samba Opinião de Zé Keti será a primeira música a ser ouvida pela turma. Após a reprodução desta música, os alunos deverão responder as questões referentes ao primeiro exercício. O objetivo é suscitar o debate, estimulando os alunos a interpretarem a composição com base em conhecimentos previamente adquiridos. Num segundo momento, a música Alagados dos Paralamas do Sucesso será reproduzida. Cada grupo então deverá a interpretar e responder as questões colocadas. Para finalizar a atividade, os alunos escutarão o samba Nomes de Favela de Paulo Cesar Pinheiro. Depois de responderem questões referentes à interpretação da composição, cada grupo deverá comparar as três canções de forma a perceber as peculiaridades que elas revelam sobre os períodos no qual foram compostas.

1
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os alunos deverão ouvir a música e responder as atividades

Arquivos e links
2
40
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Nesta atividade os alunos deverão assistir ao vídeo sobre a Favela dos Alagados, na Bahia e ainda apreciar algumas imagens da favela Jamaicana,Trenchtown, onde nasceu o cantor de reggae Bob Marley. Além disso, os alunos deverão ouvir a música e responder as atividades.

Arquivos e links
3
30
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Nesta atividade os alunos deveriam previamente ter visitados os sites em casa, sobre os dois lados positivo e negativo da instalação das UPPs na cidade do RJ, estado ao qual a escola dos alunos pertence.

Arquivos e links
4
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Os alunos deverão ouvir as três músicas, respondendo oralmente as questões estabelecendo, assim, um debate cujo deverá apresentar uma abordagem comparativa entre a política estatal direcionada às favelas cariocas no período ditatorial e na atualidade.

Arquivos e links