Compreender a participação e apoio dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 considerando os interesses econômicos e políticos desse país no Brasil e no contexto de guerra fria.
Analisar a participação civil no golpe militar de 1964 a partir do conceito de ditadura civil-militar;
Estudar os motivos que levaram grupos da sociedade civil a apoiar o golpe militar de 1964 considerando valores culturais e econômicos como forma de justificar esse apoio.
Materiais: “Cidadão Boilesen”(filme online); O dia que durou 21 anos (Filme online). Projetor e notebook.
Páginas da internet: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/03/31/a-ditadura-civil-militar-438355.asp - Texto: O golpe de 1964 e o regime militar brasileiro, O Brasil na Guerra Fria(texto online) além das bibliografias complementares já citadas no campo abaixo.
A avaliação será feita a partir da participação dos alunos no grupo de discussão que estará ativo por todo o tempo da aula. Em um segundo momento os alunos deverão escrever suas impressões a respeito do conceito de "ditadura civil-militar" observando o apoio de grupos civis no golpe militar de 1964. Logo após, trarão a sala seus apontamentos escritos e em grupos vão discutir suas respostas. Para finalizar, cada grupo apresentará suas observações a respeito da participação civil no golpe militar de 1964.
Considerando que os alunos já trabalharam o contexto sócio-econômico e politico da época do golpe militar, irei abordar o contexto do golpe civil-militar no Brasil em 1964 e os motivos para se usar esse conceito; Lembrar do contexto de guerra fria do período e do papel dos EUA no Brasil e no apoio dos golpistas.
Toda sala assistirá aos filmes: O Cidadão Boilesen (10 min) e O Dia que Durou 21 anos (10 min); Após todos assistirem e anotarem questões que forem pertinentes a respeito do tema da participação dos EUA e de civis no golpe militar, os alunos apresentarão seus apontamentos e debateremos no grupo sobre essas impressões.
Vamos fazer uma leitura coletiva do texto de Daniel Aarão dos Reis e também vou abordar o texto de Marcos Napolitano a respeito da participação de civis no apoio ao golpe militar de 1964; Os alunos leem em voz alta e depois vamos comentar; cada aluno deverá fazer um pequeno texto sobre o que o autor argumenta sobre essa participação civil.
Finalizando a aula, faremos um debate sobre o entendimento do conceito de Ditadura Civil-Militar no Brasil de 1964 onde os alunos munidos de seus apontamentos, vão formar grupos e discutir durante 10 a 15 min sobre os argumentos da participação de civis no golpe militar. Posteriormente, cada grupo falará sobre as impressões gerais levantadas e finalizaremos com as conclusões do professor e dos alunos.