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2º Curso de Formação de Professores

Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil-militar

120
minutos

DA MACRO À MICROHISTÓRIA: AS MUITAS FACES DOS QUE VIVERAM SOB O REGIME CIVIL- MILITAR. HISTÓRIAS EXEMPLARES: OS SUJEITOS HISTÓRICOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR

Após visão geral do período através de pré-leitura do livro didático e apresentação de filme, seguidos de debate, cada aluno pesquisará a biografia de um personagem paradigmático do Regime,em fontes diversas, produzindo cartaz que comporá painel coletivo. Seguir-se-á apresentação oral sobre as biografias, compondo quadro multifacetado dos personagens que viveram o Regime Militar.

Plano de aula construído por
Sonia Rosalie Buff (Vinhedo / SP)

Objetivos

• PÚBLICO ALVO: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

• TEMPO PREVISTO - 6 AULAS

• JUSTIFICATIVA:PESQUISANDO AS BIOGRAFIAS DOS PERSONAGENS QUE VIVERAM DURANTE O REGIME CIVIL MILITAR E COMO REAGIRAM AO SISTEMA, SEJA COLABORANDO, SEJA SE OPONDO, SEJA SE MANTENDO "EM CIMA DO MURO" , IGNORANDO O QUE SE PASSAVA,MUDANDO DE LADO NO DECORRER DO PROCESSO, O ALUNO PODERÁ TER UMA VISÃO MAIS CONCRETA E REAL DO PERÍODO, UMA VEZ QUE HISTÓRIA SEM SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS, SEM VIDA, NÃO É HISTÓRIA, POIS DESTITUÍDA DAQUILO QUE LHE É ESSENCIAL, O HUMANO.

“A ANÁLISE DE UMA BIOGRAFIA FAZ A PONTE ENTRE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR UM INDIVÍDUO NO CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE ELE ESTAVA INSERIDO, E AS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELO MEIO, O QUE PERMITE UMA COMPREENSÃO MAIS CLARA DA TRAJETÓRIA ANALISADA. A CHAMADA MICRO HISTORIA É UMA DAS CORRENTES DA HISTÓRIA QUE MELHOR TRABALHA ESSA QUESTÃO POR PROCURAR ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE A MICROANÁLISE DE UM OBJETO PARTICULAR E O CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO, UM UNIVERSO MAIOR.”( FÁBIO QUEIROZ. HISTÓRIAS DE VIDA NA SALA DE AULA EM HTTPS://PREZI.COM/2HRN8XV2PYXL/HISTORIAS-DE-VIDA-NA-SALA-DE-AULA/)

"A MICRO-HISTÓRIA TRABALHA COM UM RECORTE DO PASSADO QUE PRIVILEGIA UMA DELIMITAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO MENOR, UM AJUSTE NO FOCO DAS LENTES, O DETALHE DE UM CONTEXTO QUE PERMITE COMPREENDER MELHOR O CONJUNTO. (...)TRATA-SE DE DESVENDAR ALÉM DA SINGULARIDADE DAQUELA EXPERIÊNCIA DE VIDA; BUSCA-SE O QUE TEM DE UNIVERSAL OU DE POSSIBILIDADE EXPLICATIVA PARA UM CONTEXTO MAIS AMPLO.OS JOVENS SE IDENTIFICAM COM AQUELES QUE (...) DEIXARAM DE ALGUMA MANEIRA TESTEMUNHOS DO SEU TEMPO."( EM HTTP://REVISTADEHISTORIA.COM.BR/NAESCOLA/2010_12.PDF

• O OBJETIVO É MONTAR UM PAINEL CALEIDOSCÓPICO COMO A VIDA, MULTIFACETADO, REPLETO DE CONTRADIÇÕES E DE INCRÍVEL COMPLEXIDADE, TRABALHANDO A ENORME VARIEDADE DE ATITUDES DOS SUJEITOS HISTÓRICOS, DANDO-LHES VOZ. SIMULTANEAMENTE SE PROCURARÁ TAMBÉM:• DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA,• DESENVOLVER A HABILIDADE DE TRABALHO EM EQUIPE,• ESTIMULAR A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA MONTAGEM DE UM PAINEL,• APREENDER OS SEGUINTES CONCEITOS: DITADURA, REVOLUÇÃO, REBELIÃO, GOLPE, POPULISMO, DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL, SUBVERSÃO, TERRORISMO, LUTA ARMADA, ESTADO DE SÍTIO, ATO INSTITUCIONAL, "MILAGRE ECONÔMICO", HABEAS CORPUS, CARTA OUTORGADA, CASSAÇÃO DE MANDATO, ARROCHO SALARIAL, ANISTIA, GUERRILHA

Requisitos

livro didático

livro organizado pela Arquidioces de São Paulo: . Brasil: Nunca Mais. Um relato para a História. Petrópolis: Vozes, 1985

cartolinas , canetas hidrográficas, cola, tesoura

painel

computadores para pesquisa na Internet

data show para projeção de documentário

lousa

cadernos

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de:

ficha de leitura produzida em casa ( capacidade de selecionar as idéias principais e redigi-las em linguagem própria, realçando as discrepâncias entre as diversas fontes)

relato oral da conclusão produzida pela equipe a respeito do filme e da pré-leitura realizada em casa ( habilidade em distinguir o essencial do acessório e em comparar linguagens diferentes, estabelecendo pontes)

cartaz contendo imagens e biografia de um personagem emblemático do período 1964-1985 ( habilidade em compor um cartaz com boa comunicação visual, restrito ao essencial)

apresentação oral em pequenos grupos ( comunicação verbal clara, concisa, com estruturação adequada da narrativa: apresentação, desenvolvimento e conclusão)

conclusão escrita individual - ( avaliação da habilidade em estabelecer relações entre diferentes idéias, formulando conclusões)

1
45
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

1) Pré-leitura do livro didático, no capítulo sobre a Ditadura Civil Militar ( 1964-1985)

2) Elaboração de ficha de leitura do capítulo, contendo as ideias essenciais

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibição de dois filmes:

1º) Batismo de Sangue-Direção: Helvecio Ratton / 2007

Gênero: Drama

Em São Paulo, no final dos anos 60, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Betto, Oswaldo, Fernando, Ivo e Tito passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Frei Betto segue para um convento no sul do Brasil, onde ajuda perseguidos políticos a passarem pela fronteira. Vigiados pela polícia, Frei Fernando e Frei Ivo acabam presos e torturados. A polícia descobre como são feitos os contatos entre Marighella e os dominicanos e prepara uma emboscada para matá-lo. O convento é invadido, Frei Tito é preso. Em Porto Alegre, Frei Betto também é preso e os dominicanos são transferidos para um presídio em SP. Frei Tito é interrogado e sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro seqüestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos, entre eles Frei Tito. Contra sua vontade, Frei Tito é mandado para o exílio e vai viver na França. mesmo longe do Brasil, Tito não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu martírio e se livrar de seus perseguidores, Frei Tito comete suicídio.

2º) HISTÓRIA DO BRASIL POR BÓRIS FAUSTO - REGIME MILITAR 27:50 em https://www.youtube.com/watch?v=LFI-IFcPcQQ

Arquivos e links
3
15
min

Produção escrita em grupo (alunos)

. organização da classe em equipes de 4 alunos e elaboração de uma conclusão baseada na pré-leitura e no filme

4
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

apresentação oral da conclusão por um relator indicado por cada equipe. Ao mesmo tempo, a professora estará elaborando um quadro sinótico com as conclusões expostas.

5
45
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Escolha, por cada aluno, de um nome numa lista de personagens emblemáticos que viveram na época do Regime Militar. Os alunos terão também a liberdade de pesquisar e sugerir nomes representativos.

Pesquisa na internet sobre a biografia dos personagens selecionados, procurando levantar diferentes visões sobre o biografado. Por exemplo: Henning Boilesen, visto pelos grupos de esquerda que o fuzilaram e Henning Boilesen, tal como retratado por seu filho Henning Boilesen Jr. Carlos Mariguela visto pelo Regime e na visão de seus companheiros de luta.

LISTA DE PERSONAGENS A SEREM PESQUISADOS

1) Militares do sistema - Golberi do Couto e Silva, Ernesto Geisel, Emílio Garrastuzu Médici

2) Militares opositores: General Pery Bevilacqua, Brigadeiro Rui Moreira Lima

3) Repressão e tortura –Turma do porão- Carlos Alberto Brilhante Ustra, Delegado Sérgio Paranhos Fleury, Paulo Malhães, Amilcar Lobo, Harry Shibata

4) Religiosos colaboradores- Arcebispo de Diamantina (MG) D. Geraldo de Proença Sigaud, o Bispo de Campos (RJ) D. Antonio Castro Meyer

5) Religiosos opositores – Frei Tito ,D. Helder Câmara, Anivaldo Padilha, Irmã Maurina, D. Paulo Evaristo, Jaime Whrigt

6) Líderes Sindicais – Luís Inácio Lula da Silva

7) Professores universitários colaboradores: reitor Luis Antonio da Gama e Silva

8) Professores universitários opositores: Mario Schemberg, Ana Rosa Kucinski, Caio Prado Jr.

9) Estudantes e Líderes Estudantis – Alexandre Vanuchi Leme, Vladimir Palmeira, José Dirceu

10) Resistência armada – Carlos Mariguela, Joaquim Câmara Ferreira

11) Políticos colaboradores – Carlos Lacerda, José Sarney, Ademar de Barros

12) Políticos opositores –Francisco Julião, Miguel Arraes, Marcio Moreira Alves, Ulisses Guimarães

13) Desaparecidos – Deputado Rubens Paiva, Sonia Maria Lopes de Moraes Angel Jones

14) Familiares de mortos desaparecidos e torturados – Zuzu Angel, Família Teles, Bernardo Kucinski

15) Torturados e mortos – Stuart Angel , Vladimir Herzog

16) Trabalhadores rurais : Mariano Joaquim da Silva, Miguel Pereira dos Santos, Cazuza), Amaro Felix Pereira, Edgar Aquino Duarte

17 ) Líderes da guerrilha do Araguaia- André Grabois, João Amazonas, Angelo Arroyo

18) grande imprensa: Júlio de Mesquita Filho, Otávio Frias

19) imprensa clandestina e militante: David Capistrano da Costa, Hiram de Lima Pereira

20) imprensa alternativa : Henfil e o Pasquim

21) Mulheres opositoras – Amelinha Teles, Soledad Barret Viedma, Criméia de Almeida

22) Artistas colaboradores: Agnaldo Timóteo, Roberto Carlos

23) Artistas opositores – Henfil, Geraldo Vandré, Chico Buarque

24) Empresários colaboradores – Boilesen, Roberto Marinho

25) Tecnocratas – Antonio Delfim Neto

26) agentes norte-americanos: embaixador Lincoln Gordon, general Vernon Walters

27) operários: Manoel Fiel Filho ( herói por acaso)

28) Intelectuais : Paulo Duarte, Florestan Fernandes

29) advogados de presos:Sobral Pinto, Modesto da Silva, Mário de Passos Simas, Heleno Fragoso, Aírton Soares, Marcello Alencar, Sigmaringa Seixas, George Tavares, Hélio Bicudo, Luiz Eduardo Greenhalgh

30) agentes duplos: Cabo Anselmo

31)- Exilados: Fernando Gabeira, Taiguara

32) Estrangeiros presos no Brasil e reenviados ao país de origem :Lilian Celiberti e Universindo Dias

33) Juízes: Adauto Lúcio Cardoso, Aliomar Baleeiro

34) Indígenas: Marahy Suruí,

35) Os que mudaram de lado: Luís Hirata

36) Crianças filhas de presos políticos: Carlos Alexandre Azevedo, filho de Dermi Azevedo e Darcy Andozia ( suicidou-se em fevereiro de 2013)

Os alunos poderão também sugerir personalidades a serem biografadas, inclusive relativas aos seguintes critérios:

a) Os que caíram das nuvens – heróis por acaso

b) Os que não viram nada

c) Os "em cima do muro"

Arquivos e links
6
30
min

Produção escrita individual (alunos)

Cada aluno escreverá uma pequena biografia, de no máximo 20 linhas sobre a personalidade escolhida, com base na pesquisa feita na Internet e selecionará também imagens a respeito. Recolherá no mínimo duas versões sobre o biografado, estabelecendo comparações entre elas.

Comparar diferentes versões de uma mesma biografia. Carlos Lamarca pelos militares e por seus familiares e companheiros de luta.

7
45
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Elaboração de um pequeno cartaz com os dados básicos e imagens do biografado, realçando seu papel dentro do Regime Civil Militar e as discrepâncias de visão a seu respeito e montagem de um painel em classe, composto pelos cartazes. Encimando o painel um título a ser escolhido pelo grupo, e que sirva de elemento de articulação entre as diversas biografias e o período histórico retratado.

8
45
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

- Organização da classe em equipes de 4 e apresentação oral das biografias por cada aluno, apenas dentro da pequena equipe. Cada apresentação receberá uma avaliação por parte de seus pares,numa escala que incluirá as categorias ótimo, bom, regular e insuficiente..

Em cada equipe cada aluno receberá, por parte da professora a designação de uma letra, A, B, C ou D. Quando cada grupo de 4 terminar suas exposições, a professora solicitará a todas alunos denominados como letra A que troquem de equipes, deslocando-se no sentido horário e apresentem seu trabalho a uma nova equipe. Quando terminarem, retornarão a seus grupos. E assim sucessivamente, serão deslocados os alunos e reconduzidos a suas equipes iniciais até que todas as letras tenham se deslocado e apresentado sua exposição oral a outros grupos, de forma a que a classe toda tenha acesso a todas as biografias.

9
10
min

Produção escrita individual (alunos)

Como fechamento do tema "Da macro à microhistória, as muitas faces dos que viveram na Ditadura Civil Militar", cada aluno redigirá em casa, uma conclusão, de no máximo 20 linhas, que estabeleça nexos entre as biografias pesquisadas e relatadas oralmente e no painel, mostrando de que forma esses relatos lhe permitiram ou não uma melhor compreensão do período em análise.

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