Marcar a diferença entre ditadura militar e civil-militar.
Possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer a história da Ditadura brasileira com a participação dos civis.
Conhecer a versão oficial proposta pelos autores do livro didático;
Conhecer a versão da história da ditadura proposta pelos cientistas sociais da atualidade.
Estudar em grupo os textos propostos;
Representar por meio de cartaz o esboço das descobertas feitas a partir das leituras.
Livro Didático; Caderno; Textos xerocopiados; cartolina; Pincéis hidrocor de várias cores; Quadro branco e pincel.
A avaliação será feita de forma contínua, sendo que toda e qualquer participação coerente e que esteja dentro da temática será avaliado, desde o inicio da aula, através da participação durante a aula e durante a realização da atividade proposta(elaboração do cartaz e texto-resumo da aula).
Cumprimentar os alunos; Apresentar a proposta de trabalho para a aula sobre o Regime Militar.
Assistir ao vídeo com a entrevista do Professor Daniel Aarão Reis falando sobre a participação de Civis no processo ditatorial brasileiro, vídeo que auxiliará no entendimento dos textos que serão lidos em grupo. Pontos a serem observados e extraídos do vídeo: Os nomes de instituições e ou civis citados pelo autor; Possíveis razões encontradas para a participação destes civis no processo ditatorial.
Leitura dos textos em grupo: Serão três grupos: dois grupos lerão os textos complementares - textos: 1 - Revolução burguesa do autor Florestan Fernandes e o 2 - A ditadura civil-militar do professor Daniel Aarão Reis. E o terceiro irá ler o conteúdo proposto pelo autor do livro didático: Economia e Política no Regime militar p. 96-99..
Arquivos e links
1. <http://www.olimpiadadehistoria.com.br/2-curso/documentos/documento/57>
2. <http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/03/31/a-ditadura-civil-militar-438355.asp>
A partir da Leitura dos textos cada grupo irá elaborar um cartaz contendo uma frase que expresse o entendimento do grupo.
Neste momento cada grupo fará a exposição dos seus cartazes apresentando os principais pontos encontrados pelos alunos. Esta exposição poderá ser feita em forma de dramatização, paródia ou exposição oral. logo após os grupos farão as perguntas sobre o conteúdo apresentado.
Fechamento da atividade com comentários sobre a temática, as apresentações e sugestão de mais um link sobre algumas músicas que foram censuradas no período da ditadura brasileira.
Cada aluno irá produzir um texto-resumo a partir do que foi debatido na aula contendo o ponto de vista deles sobre a interrogação feita no inicio da aula: Ditadura Militar? ou Civil-Militar?