Ao longo das aulas, os alunos do terceiro ano do ensino médio, deverão:
- Compreender as causas do golpe militar, que depôs o presidente Goulart em 1964.
- Identificar a participação civil em apoio aos militares, tanto na tomada do poder, quanto ao longo da Ditadura.
- Caracterizar uma Ditadura, percebendo a repressão e a violação dos direitos humanos.
- Evidenciar o papel da oposição e a figura do desaparecido político dentro de um regime autoritário, observando a continuidade de certas instituições e práticas ditatoriais em tempos democráticos.
- Entender o processo de redemocratização brasileira e seus limites, comparando-o aos casos latino-americanos.
- Problematizar a transição “negociada” para a democracia, no Brasil, e a consequente impunidade dos envolvidos com os crimes políticos de repressão.
- Valorizar as comissões da verdade, destacando suas investigações e denúncias, cobrando justiça e percebendo que é fundamental o respeito aos direitos humanos para o exercício da cidadania e para a consolidação da democracia.
Assistir o Trailer O ano em que meus pais saíram de férias na aula, depois o filme em casa
Café filosófico especial: debate sobre Comissão Nacional da Verdade, com Pedro Dallari e Mª Rita Kehl(4-19min)
Cópias: AI-5, Declaração Universal dos Direitos Humanos,Feliz Ano Velho(pp40-45,Marcelo Rubens Paiva) e do artigo Maior parte da população quer anular Lei da Anistia, aponta Datafolha
Retroprojetor
A avaliação será feita durante as aulas, de acordo com os registros feitos em observações que apontem para o interesse, o envolvimento e a participação de cada estudante. Ao mesmo tempo, se faz necessário avaliá-los no coletivo, estimulando-os para o trabalho em grupo. Assim, a leitura em sala de aula, a participação oral, a responsabilidade na execução das tarefas de casa, bem como as produções finais de um texto opinativo sobre os desaparecidos políticos e as pesquisas que lhes permitam a organização de um painel “provocativo” sobre a impunidade dos militares, envolvidos na violação dos direitos humanos, durante a ditadura civil-militar brasileira, serão instrumentos para a avaliação dos conteúdos aprendidos, bem como para os procedimentos e atitudes que devem incorporar na vida em sociedade.
Solicitar aos alunos que assistam o trailer oficial do filme "O ano em que meus pais saíram de férias".
Pedir para que respondam, oralmente, a pergunta feita pelo protagonista do filme: "Mas eles vão voltar?"
Anotar na lousa as respostas, pedir para que registrem em seus cadernos as conclusões da classe.Observar o que já sabem do tema Ditadura Civil-Militar e solicitar que assistam, em casa, o filme completo.
Partindo das respostas dos alunos, introduzir o tema Ditadura Civil Militar. Apresentar uma síntese do conteúdo, com base na cronologia do período, do golpe ao AI-5, destacando a participação civil no apoio aos militares que depuseram o presidente Jango, a organização de um governo legitimado por atos institucionais que concederam poderes extraordinários ao Executivo, limitando a liberdade de expressão e de organização dos opositores. Mostrar que o crescimento da repressão foi acompanhado pelo aumento das manifestações contra a Ditadura, e consequentemente, da repressão, o que levou ao decreto do AI-5 e a constatação da dificuldade em se combater a violência por meios políticos, mobilizando a oposição para a luta armada.
Fazer a leitura compartilhada do Ato Institucional nº5, entregando uma cópia do documento para cada estudante. Discutir com a classe os significados do AI-5, levando-os a perceber a "legalização" da repressão garantida pelo decreto aos "inimigos do regime".
Na sequência, ler com a classe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com ênfase nos artigos 3º, 5º, 7º, 8º e 9º.Solicitar que façam a leitura, em voz alta, acompanhando o texto no projetor multimídia e que respondam questões norteadoras, como por exemplo "Quais direitos humanos estavam sendo desrespeitados pelo AI-5?" "De que modo as prisões, o exílio e a tortura foram "naturalizadas" pelo Executivo?"
Ao final da atividade, problematizar os conceitos de democracia, direitos humanos e ditadura, conceituando-os a partir das reflexões feitas com a leitura e a análise dos documentos.
Solicitar a leitura de um trecho do livro “Feliz Ano Velho”,(pp. 40-45) de Marcelo Rubens Paiva. Pedir a produção de um texto sobre os desaparecidos políticos, dando continuidade as reflexões feitas a partir do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, iniciando o mesmo com a indagação: “E se eles não voltarem?”( Os alunos devem ter assistido em casa o filme completo, previamente).
Iniciar uma aula expositiva-dialogada sobre o processo” gradual, lento e seguro” de redemocratização no Brasil, apontando as negociações que geram no período democrático, dificuldades para investigar as violações aos direitos humanos, cometidos pelo Estado, gerando impunidades e protegendo os responsáveis militares e seus colaboradores civis.Durante a aula, usar o projetor multimídia, apresentando uma linha cronológica do processo de redemocratização e trechos de textos acadêmicos(" Arqueologia da repressão e da resistência na America Latina na era das ditaduras: (décadas de 1960-1980)") e entrevistas (“O que resta da ditadura?”/ “O Brasil é o único país em que a tortura aumentou depois do regime ditatorial“) que gerem reflexão dos estudantes para que participem das aulas e construam o próprio conhecimento.
Assistir um trecho do programa “Café filosófico especial: debate sobre a comissão nacional da verdade, com Pedro Dallari e Maria Rita Kehl”, comentar a importância de trabalhos que investigam o que aconteceu no período militar, trazendo uma narrativa não oficial, contribuindo para a reconstrução de histórias silenciadas pelos desaparecimentos e outros crimes políticos.
Leitura compartilhada do artigo de jornal “Maior parte da população quer anular Lei da Anistia, aponta Datafolha”, do jornalista Ricardo Mendonça.Entregar uma cópia do artigo e solicitar que, alternadamente, os alunos façam a leitura em voz alta, do texto. Discutir com a turma a importância dos meios de comunicação na divulgação das pesquisas sobre os crimes políticos cometidos pelo Estado durante a Ditadura Militar, bem como sua participação na formação da opinião pública em tempos democráticos. Por fim, problematizar a própria lei da anistia, buscando os argumentos que justificam ou não a sua revisão.
Em grupo, realizar pesquisas sobre o trabalho das comissões da verdade. Selecionar material, em diferentes fontes, escritos e imagéticos, para a confecção de um painel coletivo, intitulado: Haverá punição dos civis e militares, envolvidos nos crimes cometidos durante a ditadura brasileira? Para que os alunos façam a lição de casa, deverão pesquisar em diferentes fontes, ficando como sugestão o material a seguir:
ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. “Carro-zero e pau-de-arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar” in: NOVAIS, Fernando; SCHWARZ, Lilian: A história da vida privada no Brasil Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. 10ªed. São Paulo: Global, 2003, pp. 11-17.
Luís Fernando Veríssimo, A Mancha, coleção Vozes do Golpe, São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SACCHETTA, Vladimir; ROIO, José Luiz del; CARVALHO, Ricardo (orgs.). Os cartazes desta história. Memória gráfica da resistência à ditadura militar e da redemocratização (1964-1985).São Paulo: Instituto Vladimir Herzog e Escrituras Editora, 2012.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasileconomia/33,65,33,12/2014/06/09/interna_brasil,431760/assembleia-discute-casos-de-desaparecidos-enterrados-como-indigentes.shtml
http://www.cnv.gov.br/images/pdf/cnv_parcial.pdf