* Proporcionar os conhecimentos básicos acerca do cenário sócio-político vigente durante a Ditadura Civil-Militar, mais especificamente após a instituição do Ato Institucional nº 5, o AI-5, de 13 de Dezembro de 1968, considerado um divisor de águas e que deu início ao período conhecido como “os anos de chumbo”;
* Capacitar os estudantes a perceber como se deu a participação das mulheres na militância política contra o Regime Militar;
* Analisar as mudanças nos discursos oficiais sobre o papel da mulher na sociedade e como se deu o início de um rompimento com “o estereótipo da mulher restrita ao espaço privado e doméstico, enquanto mãe, esposa, irmã e dona de casa, que vive em função do mundo masculino”;
* Refletir sobre quais as motivações que levaram as mulheres que se envolver na militância política;
* Discutir o papel da Comissão Nacional da Verdade, criada em 2012 para elucidar crimes cometidos durante a Ditadura, enfocando sobretudo a atuação da comissão em investigar e dar visibilidade aos relatos de mulheres que sofreram abusos por se colocarem contra o regime. São brasileiras hoje na faixa dos 60 anos vítimas de estupros, choques nos mamilos, ameaças aos filhos, abortos;
* Desconstruir uma teia de silêncio imposto pela ditadura e que fez com as vítimas omitissem os longos sofrimentos físicos e psicológicos e permaneceu nessas mulheres até os dias atuais;
* Oportunizar a reflexão coletiva dos discentes, por meio da análise de narrativas de algumas sobreviventes e evidenciar o caso dos assassinatos de Sônia de Moraes Angel e Zuzu Angel, que foram brutalmente assassinadas por agentes do Regime ditatorial.
Conhecimento prévio necessário: os educandos devem já tido um panorama geral sobre a formação e implantação do Regime Civil-Militar.
Recursos Humanos:
Professor de História e Áreas Afins;
Recursos Materiais:
Sala de aula; Livros sobre a temática; Data Show; Notebook; Caixa de som; textos impressos; Disponibilidade para a impressão de Textos e imagens; Vídeos sobre o tema.
A avaliação se dará de forma contínua. A princípio, faremos uma avaliação diagnóstica, com o objetivo verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema. Levar-se-á em conta a participação efetiva dos alunos ao longo de todo o processo educativo. Objetivamos estimular os educandos a desenvolverem suas potencialidades e criticidade para além dos conhecimentos históricos. Analisaremos, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer das aulas. Os estudantes serão estimulados a expressar suas opiniões, por meio da exposição oral e escrita de suas concepções, bem como a realização de debates coletivos, a fim de que possamos partilhar o conhecimento que foi sendo construído individual e coletivamente.
Juntamente com a professora de língua portuguesa avaliaremos a produção textual dos alunos, bem como será feito um apanhado dos textos e imagens produzidos. Os trabalhos dos alunos serão compilados no blog da escola e espera-se que o trabalho de pesquisa sobre a participação feminina nos anos de chumbo, possam suscitar reflexões significativas sobre o papel das mulheres na política brasileira.
Apresentação do assunto; contextualização histórica; observações sobre o que vai ser trabalhado nos próximos 120 minutos de aula e os objetivos esperados a respeito do tema.
Leitura coletiva do texto: Os testemunhos das mulheres que ousaram combater a Ditadura Militar.
Apresentação de slides produzido pela professora sobre as motivações que levaram as mulheres a entrar na luta política e as implicações que a atuação política teve na vida de algumas mulheres do período.
Exibição de trechos do filme Zuzu Angel(a partir dos 52:34 até 01:03:14) e do Documentário Sônia: Morta/viva (trecho de 07:28 minutos).
Debate sobre as cenas exibidas nos excertos escolhidos do filme Zuzu Angel e Sônia: morta/viva e reflexão sobre a atuação dessas grandes mulheres na história política, bem como análise da truculência da qual ambas foram vítimas.
Os alunos poderão produzir textos e ou cartazes para expressar suas reflexões/sentimentos/aprendizados a respeito do tema que estudaram. Após a finalização dos trabalhos, eles poderão ser postados no blog e nas redes sociais da escola.