3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

QUEM SÃO OS ÍNDIOS NO BRASIL? A CIDADANIA INDÍGENA NO SÉCULO XXI

A história indígena no Ensino Médio é comumente associada aos estudos sobre a colonização portuguesa e há pouco enfoque sobre a diversidade cultural e as trajetórias dos povos indígenas até o presente. Voltadas a alunos do 3º ano do Ensino Médio, as atividades almejam abordar as diferentes tribos e refletir sobre as culturas indígenas no século XXI.

Plano de aula construído por
Fabio Lucas da Cruz (Sorocaba / SP)

Objetivos

O objetivo geral das atividades é refletir sobre a diversidade cultural e os direitos sociais dos povos indígenas no século XXI.

Os objetivos específicos são:

1- Identificar as principais tribos indígenas que vivem no Brasil atualmente.

2- Ressaltar a diversidade cultural indígena e sua influência na configuração da sociedade brasileira.

3-Observar como a tradição indígena se relaciona com outras culturas e com a tecnologia.

4- Promover um debate sobre a cidadania indígena na atualidade, destacando problemas enfrentados pelas comunidades indígenas e suas lutas por direitos.

Requisitos

Com relação aos conhecimentos prévios, é necessário que o aluno já tenha estudado o processo de colonização do Brasil e apresente saberes sobre as lutas por direitos dos povos indígenas nos séculos XIX e XX.

As atividades podem ser realizadas no laboratório de Informática. Os recursos necessários são: computadores, projetor digital, um televisor e cópias dos textos e exercícios propostos.

Avaliação

A avaliação é um processo constante. O professor deve observar o comprometimento do aluno durante os debates, leituras e produções escritas. Suas dúvidas e opiniões refletem o interesse e a aprendizagem no decorrer da realização das atividades.

Todos os registros produzidos pelos alunos devem ser objetos de avaliação. É importante notar as habilidades de expressão escrita, o envolvimento do aluno nos debates e sua atenção na observação dos vídeos. Também é preciso observar sua interação nas atividades em grupo, para que o professor possa observar e estimular a cooperação nos estudos.

Propomos inicialmente que os alunos respondam a uma questão: Quem são os índios e como vivem na atualidade? Esta mesma questão será respondida no final da sequência didática e possibilitará ao professor identificar quais reflexões e saberes foram desenvolvidos pelo aluno.

1
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

O professor escreve na lousa o título e o objetivo geral do conjunto de atividades. Pergunta aos alunos o que sabem sobre a história e a cultura das populações indígenas no Brasil.

Após ouvir as opiniões, o professor apresenta a charge "Dia de índio- antes e depois", publicada no "Diário do Amazonas" em 19 de abril de 2012. A charge pode ser exibida por meio de projetor digital ou ser fotocopiada. O professor questiona: Como o índio é retratado? Quais são as diferenças entre o índio de ontem e o índio de hoje? Vocês concordam com a crítica apresentada pela charge? Qual é a relação do índio com a tecnologia? A cultura indígena é respeitada?

A partir da charge, o professor pode promover um debate sobre a cultura indígena, os estereótipos sobre o índio e as mudanças nas culturas de acordo com o avanço tecnológico.

Para a eficácia do debate, sugerimos que as cadeiras e carteiras dos alunos sejam dispostas em círculo, para que todos possam ver e ouvir o colega quando este participar. O professor pode chamar os alunos para a conversa e dinamizá-la, envolvendo os alunos mais inseguros e tímidos e valorizando toda a opinião e dúvida apresentada.

Arquivos e links
2
10
min

Produção escrita individual (alunos)

Após o debate, o professor pede aos alunos que respondam à pergunta "Quem são os índios e como vivem na atualidade?". Esclarece que não precisam ter medo de escrever o que pensam ou manifestar desconhecimento. Também informa aos alunos que responderão a esta mesma pergunta após as atividades das aulas com o intuito de observar o quanto aprenderam sobre a cultura, as sociedades e a história dos índios.

Arquivos e links
3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

O professor exibe o documentário "Índios no Brasil 5 - Uma outra história". Em seguida, faz uma série de questões aos alunos. A partir das respostas, anota palavras chaves na lousa.

Entre as possíveis questões que o professor pode apresentar, sugerimos:

1- Qual é o objetivo do documentário?

2- O que os índios contam sobre sua história?

3- Quais tribos indígenas são mencionadas no vídeo?

4- O que perceberam sobre as roupas, linguagem e demais características culturais dos entrevistados?

5- Por que os indígenas têm direito a contar e preservar sua história?

6- Existe apenas uma versão da história indígena?

O professor deve inserir saberes da História para ampliar o debate a partir das questões. Pode, por exemplo, ressaltar a exploração colonial, a violência existente nas relações sociais entre indígenas e demais povos, o que influencia as versões da história contada e a importância de conhecer as culturas e a história indígena para criticar os estereótipos.

Arquivos e links
4
15
min

Leitura de texto em sala de aula

O professor distribui cópias do texto 'O que é índio", de Kaka Werá Jecupé. Pede a cada aluno que leia uma parte do texto. Após a leitura, o professor pede aos alunos que expressem quais informações mais chamaram a atenção.Pede para que sintetizem em uma frase a resposta dada pelo autor à pergunta "O que e índio?". Os alunos devem ter tempo para formular a frase e lê-la aos demais.

O professor também questiona sobre as relações entre o texto e o documentário assistido anteriormente e ressalta a diversidade de povos indígenas, aborda a importância da tradição para estes povos e as estratégias que utilizam para mantê-la.

Arquivos e links
5
40
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

O professor leva os alunos ao laboratório de Informática e pede para que se dividam em trios. Todos devem acessar página da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O professor aproveita este momento para abordar a função da FUNAI utilizando o texto "Quem somos" disponível na página em aba específica.

O professor pede aos alunos que acessem o folder "Brasil indígena" a partir da aba "Índios do Brasil". O material contém informações do IBGE sobre as populações indígenas. Em seguida, entrega a cada trio um roteiro de pesquisa para que identifiquem as informações requisitadas.

Após a conclusão da pesquisa, o professor pede a cada trio que apresente uma das informações do roteiro. A partir das apresentações das informações, comentários do professor e dúvidas e opiniões dos alunos, estimula-se o aprendizado sobre a vida das populações indígenas na atualidade.

Os professores de Geografia e Matemática podem participar desta etapa da atividade contribuindo para a análise dos gráficos e demais dados estatísticos.

Arquivos e links
6
10
min

Produção escrita individual (alunos)

O professor pede aos alunos que peguem a folha com a pergunta inicial e respondam à mesma pergunta inserindo saberes desenvolvidos após as atividades. Os alunos podem utilizar referências do documentário, do filme ou do folder do IBGE para compor suas respostas.

Arquivos e links
7
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

O professor ouve dos alunos quais foram suas conclusões a partir do conjunto de atividades e orienta que cada um pesquise uma reportagem ou notícia relativa a um povo ou manifestação indígena na atualidade. Os alunos devem ler, sintetizar as informações do texto e apresentar um comentário (opinião) sobre a reportagem ou notícia. É importante pedir aos alunos que indiquem o endereço do site ou o título, a página e a data do periódico consultado.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.