O objetivo geral das atividades é refletir sobre a diversidade cultural e os direitos sociais dos povos indígenas no século XXI.
Os objetivos específicos são:
1- Identificar as principais tribos indígenas que vivem no Brasil atualmente.
2- Ressaltar a diversidade cultural indígena e sua influência na configuração da sociedade brasileira.
3-Observar como a tradição indígena se relaciona com outras culturas e com a tecnologia.
4- Promover um debate sobre a cidadania indígena na atualidade, destacando problemas enfrentados pelas comunidades indígenas e suas lutas por direitos.
Com relação aos conhecimentos prévios, é necessário que o aluno já tenha estudado o processo de colonização do Brasil e apresente saberes sobre as lutas por direitos dos povos indígenas nos séculos XIX e XX.
As atividades podem ser realizadas no laboratório de Informática. Os recursos necessários são: computadores, projetor digital, um televisor e cópias dos textos e exercícios propostos.
A avaliação é um processo constante. O professor deve observar o comprometimento do aluno durante os debates, leituras e produções escritas. Suas dúvidas e opiniões refletem o interesse e a aprendizagem no decorrer da realização das atividades.
Todos os registros produzidos pelos alunos devem ser objetos de avaliação. É importante notar as habilidades de expressão escrita, o envolvimento do aluno nos debates e sua atenção na observação dos vídeos. Também é preciso observar sua interação nas atividades em grupo, para que o professor possa observar e estimular a cooperação nos estudos.
Propomos inicialmente que os alunos respondam a uma questão: Quem são os índios e como vivem na atualidade? Esta mesma questão será respondida no final da sequência didática e possibilitará ao professor identificar quais reflexões e saberes foram desenvolvidos pelo aluno.
O professor escreve na lousa o título e o objetivo geral do conjunto de atividades. Pergunta aos alunos o que sabem sobre a história e a cultura das populações indígenas no Brasil.
Após ouvir as opiniões, o professor apresenta a charge "Dia de índio- antes e depois", publicada no "Diário do Amazonas" em 19 de abril de 2012. A charge pode ser exibida por meio de projetor digital ou ser fotocopiada. O professor questiona: Como o índio é retratado? Quais são as diferenças entre o índio de ontem e o índio de hoje? Vocês concordam com a crítica apresentada pela charge? Qual é a relação do índio com a tecnologia? A cultura indígena é respeitada?
A partir da charge, o professor pode promover um debate sobre a cultura indígena, os estereótipos sobre o índio e as mudanças nas culturas de acordo com o avanço tecnológico.
Para a eficácia do debate, sugerimos que as cadeiras e carteiras dos alunos sejam dispostas em círculo, para que todos possam ver e ouvir o colega quando este participar. O professor pode chamar os alunos para a conversa e dinamizá-la, envolvendo os alunos mais inseguros e tímidos e valorizando toda a opinião e dúvida apresentada.
Após o debate, o professor pede aos alunos que respondam à pergunta "Quem são os índios e como vivem na atualidade?". Esclarece que não precisam ter medo de escrever o que pensam ou manifestar desconhecimento. Também informa aos alunos que responderão a esta mesma pergunta após as atividades das aulas com o intuito de observar o quanto aprenderam sobre a cultura, as sociedades e a história dos índios.
O professor exibe o documentário "Índios no Brasil 5 - Uma outra história". Em seguida, faz uma série de questões aos alunos. A partir das respostas, anota palavras chaves na lousa.
Entre as possíveis questões que o professor pode apresentar, sugerimos:
1- Qual é o objetivo do documentário?
2- O que os índios contam sobre sua história?
3- Quais tribos indígenas são mencionadas no vídeo?
4- O que perceberam sobre as roupas, linguagem e demais características culturais dos entrevistados?
5- Por que os indígenas têm direito a contar e preservar sua história?
6- Existe apenas uma versão da história indígena?
O professor deve inserir saberes da História para ampliar o debate a partir das questões. Pode, por exemplo, ressaltar a exploração colonial, a violência existente nas relações sociais entre indígenas e demais povos, o que influencia as versões da história contada e a importância de conhecer as culturas e a história indígena para criticar os estereótipos.
O professor distribui cópias do texto 'O que é índio", de Kaka Werá Jecupé. Pede a cada aluno que leia uma parte do texto. Após a leitura, o professor pede aos alunos que expressem quais informações mais chamaram a atenção.Pede para que sintetizem em uma frase a resposta dada pelo autor à pergunta "O que e índio?". Os alunos devem ter tempo para formular a frase e lê-la aos demais.
O professor também questiona sobre as relações entre o texto e o documentário assistido anteriormente e ressalta a diversidade de povos indígenas, aborda a importância da tradição para estes povos e as estratégias que utilizam para mantê-la.
O professor leva os alunos ao laboratório de Informática e pede para que se dividam em trios. Todos devem acessar página da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O professor aproveita este momento para abordar a função da FUNAI utilizando o texto "Quem somos" disponível na página em aba específica.
O professor pede aos alunos que acessem o folder "Brasil indígena" a partir da aba "Índios do Brasil". O material contém informações do IBGE sobre as populações indígenas. Em seguida, entrega a cada trio um roteiro de pesquisa para que identifiquem as informações requisitadas.
Após a conclusão da pesquisa, o professor pede a cada trio que apresente uma das informações do roteiro. A partir das apresentações das informações, comentários do professor e dúvidas e opiniões dos alunos, estimula-se o aprendizado sobre a vida das populações indígenas na atualidade.
Os professores de Geografia e Matemática podem participar desta etapa da atividade contribuindo para a análise dos gráficos e demais dados estatísticos.
O professor pede aos alunos que peguem a folha com a pergunta inicial e respondam à mesma pergunta inserindo saberes desenvolvidos após as atividades. Os alunos podem utilizar referências do documentário, do filme ou do folder do IBGE para compor suas respostas.
O professor ouve dos alunos quais foram suas conclusões a partir do conjunto de atividades e orienta que cada um pesquise uma reportagem ou notícia relativa a um povo ou manifestação indígena na atualidade. Os alunos devem ler, sintetizar as informações do texto e apresentar um comentário (opinião) sobre a reportagem ou notícia. É importante pedir aos alunos que indiquem o endereço do site ou o título, a página e a data do periódico consultado.