3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

Planos de aula selecionados


49 planos de aula

12345

REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NA SALA DE AULA E NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

120
min

A aula abordará as representações indígenas a partir dos conhecimentos adquiridos pelos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A escolha por este período de estudos se fez, pois a história nele trabalhada preserva-se como modelo para a vida, onde os personagens históricos são tratados como bons exemplos. Esta identificação será contraposta com a historiografia.

Plano de aula construído por Jefferson de Almeida Pinto (Juiz de Fora/MG)

O ‘Bom Selvagem’ – A busca para expressar a identidade brasileira: Nação e Cultura

110
min

Durante o Segundo Reinado, buscou-se consolidar uma identidade para o Brasil. Instituiu-se que o indígena e o português eram os ancestrais legítimos do povo brasileiro. Ocorreram manifestações que procuravam expressar a identidade brasileira. Longe da corte, porém, a história era diferente. No século XIX, a população indígena continuava vítima de violência ao ser incorporada à sociedade nacional.

Plano de aula construído por Patrícia Ribeiro de Castro (Itajubá/MG)

(Re)conhecendo a Granchiquitania: história e cultura do povo Chiquitano na fronteira oeste do Brasil

120
min

Esta aula visa apresentar alguns aspectos sobre a História e Cultura do povo chiquitano, grupo indígena que habita região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O interesse pelo tema surgiu pela necessidade de conhecer, registrar e valorizar a História e as manifestações culturais - patrimônios materiais e imateriais – típicos da região onde está inserido o IFMT Câmpus Pontes e Lacerda.

Plano de aula construído por Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva (Pontes e Lacerda/MT)

Repensando o ser índio

120
min

Diagnosticando a imagem estereotipada que os alunos têm dos povos indígenas como selvagem, romântico, guerreiro. Propor a criação de um novo significado para o que é" ser índio", rompendo com a visão eurocêntrica de 1500, mostrando a visão atual que se aculturou em alguns momentos, mas que não deixa de ser índio.

Plano de aula construído por Vanderlice de Souza Morangueira (Diadema/SP)

Antropofagia: construindo uma narrativa sobre os habitantes do Brasil no século XVI

120
min

Promover uma discussão sobre a antropofagia e como ela foi utilizada por artistas, viajantes, aventureiros e até editores no século XVI. Partindo da obra de Eckhout e à luz de um texto de Raminelli problematizar a construção desta narrativa. A partir das descrições de Staden e nas imagens de Bry aplicar uma atividade avaliativa. A aula seria para o 1° ano do ensino médio (32 alunos).

Plano de aula construído por Cristiane Fontana Grümm (Videira/SC)

A HISTÓRIA VISTA PELOS YANOMAMI

120
min

O presente plano de aula visa romper com a ideia simplificada de que todos os indígenas tiveram contato imediato (ou foram exterminados/integrados) no período colonial, e também demonstrar outras formas de se olhar para a história, partindo da visão dos Yanomami. O período abordado abrange dos anos 1950 aos anos 1980. Assim, esta aula pode ser destinada ao 9º ano ou ao ensino médio.

Plano de aula construído por Aline Cristina Ferreira (Ferraz de Vasconcelos/SP)

AS ORIGENS DAS REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO BRASILEIRO

120
min

O objetivo dessa aula é mostrar aos alunos do Ensino Médio que as representações do indígena nos livros didáticos tem uma origem na historiografia do século XIX. Assim, através da exposição de elementos da historiografia oitocentista, e uma análise comparativa com os livros didáticos utilizados atualmente, buscaremos levar aos alunos a historicidade das representações atuais sobre os indígenas.

Plano de aula construído por Luis Fernando Tosta Barbato (Patos de Minas/MG)

HISTÓRIAS INDÍGENAS - A RELAÇÃO ENTRE PASSADO E PRESENTE, E A IMPORTÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS COMO FONTES DE CONHECIMENTO HISTÓRICO.

120
min

Uma aprendizagem significativa(7 ano do ensino fundamental), utilizando estratégias para reflexão crítica, estabelecendo relações com conhecimentos anteriores e novos, e ampliando a autonomia do aluno. Relacionar a ocupação do território brasileiro e a transformação/destruição das sociedades indígenas, a partir das várias fontes, oportunizando um estudo sobre a diversidade dos povos indígenas.

Plano de aula construído por Glasiely Virgilio Silva (Valinhos/SP)

A VOZ DOS "SEM VOZ": OS INDÍGENAS POR ELES MESMOS.

120
min

1º ano, Ensino Médio. Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema será confrontado com conhecimentos obtidos após apresentação de vídeos elaborados por povos indígenas de 5 comunidades diferentes e também com seminários construídos pelos alunos, com base nos vídeos e no livro “ Cineastas Indígenas: um outro olhar”. Seguir-se –ão debate e redação escrita sobre o aprendido.

Plano de aula construído por Sonia Rosalie Buff (Vinhedo/SP)

Que índio é esse?

120
min

Inicialmente os alunos farão um desenho sobre como eles percebem o índio. Depois assistirão ao vídeo "Índios no Brasil.1.Quem são eles?" e discutirão o tema. Em seguida o professor irá projetar imagens dos mapas com os povos indígenas do Brasil e de Minas Gerais. Então os alunos farão uma pesquisa sobre os povos indígenas em Minas Gerais e finalizarão com uma redação. Aula destinada ao 7º ano.

Plano de aula construído por Larissa Carvalho Sandes (Betim/MG)

Reconstruindo a visão indígena em sala de aula a partir da perspectiva dos mitos

120
min

Atividade organizada para alunos dos 6˚anos do Ensino Fundamental II. Problematizando a visão que trazem sobre as populações indígenas e a apresentada no mito munduruku: Do centro do mundo ao mundo de cima. O autor, será apresentado como índio e cidadão brasileiro. Finalizando, retomarei os primeiros comentários feitos, com as novas informações, os pré-julgamentos modificaram-se?

Plano de aula construído por Kerol Brombal Briotto (Valinhos/SP)

A produção nas sociedades indígenas

120
min

Alunos do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio terão o desafio de pesquisar a produção indígena, identificando algumas técnicas e ferramentas utilizadas, para diferentes necessidades, em tempos e espaços diversos. A intenção é contextualizar a produção numa determinada sociedade, marcada por sua própria necessidade histórica.

Plano de aula construído por Fernanda Gonçalves Fontes (Sorocaba/SP)


49 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.