3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

Repensando o ser índio

Diagnosticando a imagem estereotipada que os alunos têm dos povos indígenas como selvagem, romântico, guerreiro. Propor a criação de um novo significado para o que é" ser índio", rompendo com a visão eurocêntrica de 1500, mostrando a visão atual que se aculturou em alguns momentos, mas que não deixa de ser índio.

Plano de aula construído por
Vanderlice de Souza Morangueira (Diadema / SP)

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS:

Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.

Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat, com seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.

Compreender as relações de tempo, espaço e cultura e sua influência na identidade social do povo brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Trazer o grupo para uma reflexão sobre o “diferente” e o “igual”.

Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.

Perceber que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.

Requisitos

•Computador com internet.

•Programa Power Point ou similar.

•Data Show.

* Quadro e giz

* Jornal e Revistas

* Pesquisas orientada

* Vídeos

* Produção de textos

. Fotos

. Imagens

. Celular

. Bloco de anotações

.Máquina Fotográfica

Avaliação

A avaliação far-se-á durante todas as etapas realizadas pelos alunos (roteiros, entrevistas, comentários) a organização e o desenvolvimento das atividades pelo grupo durante todo o processo de realização até a apresentação do produto final pelos grupos como vídeo, música, apresentação em PowerPoint. O foco principal dessa atividade é a capacidade de argumentação.

1
45
min

Exposição Oral por parte do professor

A partir do texto base:

1-Diversidade Étnica na Educação: O que é ser índio hoje?

diversidade étnica. blogspot.com/2012/04/o-que-e-ser-indio-hoje.htm

Vamos procurar mostrar a imagem que os alunos fazem sobre o que é ser índio e repensar o que é ser índio nos dias atuais.

Analisando o índio na História do Brasil e sua importância, as diversas étnicas, mostrando também imagens pré-selecionadas. Escolhendo para isso duas etnias: Guarani e Tupinambás

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2
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

A partir do texto da aula anterior e com perguntas direcionadas: 1) Esse índio pode se tornar um não índio?

2) Existe" Ex-Indio" ? ]

3) Como e quando alguém deixa de ser índio?.

Será proposta uma roda de conversa e nessa discussão o foco é quebrar paradigmas,dando possibilidades de o aluno perceber como o índio e representado na sociedade atual e como ele realmente é.

Vemos que o livro didático, a mídia de uma forma geral contribui para mostrar o índio exótico, selvagem, pronto para o conflito. Na pesquisa de campo os alunos devem ser capazes de perceber que os jovens aborígenes estão nas grandes metrópoles, que lutam pela sua autodeterminação, que fazem parte da agenda politica sociais, que estão nas universidades, que estão inseridos na era digital, mas que não deixam de serem índios por estarem fora de suas aldeias. Essa luta ocorre de diversas formas: pela posse da terra, pelo direito de manter as suas tradições e o respeito pelos seus costumes, na elaboração de leis que garantam seus direitos como: a criação de escolas indígenas, com professores indígenas e outras reivindicações.

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2.1
3
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Fazer a divisão dos grupos e escolher a forma de apresentação dos trabalhos que poderá ser um vídeo, uma música, uma apresentação em PowerPoint tendo como foco a visão que se tem do índio e como o índio é de fato. Após cada grupo deve elaborar um texto sobre o entendimento do debate referente às atividades 1 e 2. Em seguida o professor entregará a cada grupo sugestões de bibliografia, sites, para a pesquisa visando subsídios para a apresentação final.

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4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Os alunos farão perguntas para realizarem entrevistas, bem como as respectivas entrevistas como a comunidade local tendo como foco a imagem construída do índio/ ser índio. Essas entrevistas serão usadas para compor a elaboração do trabalho final. Além disso , os alunos farão pesquisas em sites, livros, revistas que serviram de subsídios para a confecção do trabalho final. O prazo para a apresentação final fica estabelecido daqui a 15 dias.

5
35
min

Vídeo/Música/Imagem

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos como curta, música, apresentação em Powerpoint .

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