3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

Planos de aula selecionados


49 planos de aula

12345

AULA DE CAMPO: VISITA À COMUNIDADE DOS ÍNDIOS TAPEBAS.

120
min

Organização de uma aula de campo, com estudantes da turma do 3º ano do ensino médio integrado, do IFRN/Campus Mossoró, na faixa etária entre 15 e 18 anos. Visita à comunidade dos Tapebas, no município de Caucaia, no estado do Ceará, objetivando reelaborar conceitos sobre os indígenas a partir de uma abordagem regional. O tempo de percurso da viagem não será contado no cálculo da duração da aula.

Plano de aula construído por José Gerardo Bastos da Costa Júnior (Mossoró/RN)

REPENSANDO A IMAGEM DOS ÍNDIOS BRASILEIROS

120
min

Esta aula proposta para alunos do 3° Ano do Ensino Médio pretende problematizar a imagem dos índios brasileiros que geralmente aparece no senso comum ainda hoje. Por meio de imagens diversas (pinturas, fotografias, etc.), será debatido com os alunos como a imagem dos indígenas brasileiros foi construída ao longo do tempo e foi modificada dependendo de contextos históricos específicos.

Plano de aula construído por Rodrigo Francisco Dias (Bambuí/MG)

QUEM SÃO OS ÍNDIOS NO BRASIL? A CIDADANIA INDÍGENA NO SÉCULO XXI

120
min

A história indígena no Ensino Médio é comumente associada aos estudos sobre a colonização portuguesa e há pouco enfoque sobre a diversidade cultural e as trajetórias dos povos indígenas até o presente. Voltadas a alunos do 3º ano do Ensino Médio, as atividades almejam abordar as diferentes tribos e refletir sobre as culturas indígenas no século XXI.

Plano de aula construído por Fabio Lucas da Cruz (Sorocaba/SP)

Povos indígenas, conhecendo para valorizar

120
min

A aula tem como foco central levantar a questão da necessidade de rompermos com os paradigmas referentes à imagem do indígena brasileiro para que possamos conhecer esses povos, histórica e culturalmente, de forma mais ampla. Para isso serão realizadas exibições de imagens e vídeos no intuito de aproximar os alunos dos atuais debates da historiografia relacionada ao tema e sobre a lei 10.645.

Plano de aula construído por Cristiane Dias de Melo (Várzea Paulista/SP)

HISTÓRIA DE ÍNDIO ESTÁ NA CABEÇA: a importância dos relatos orais nas comunidades indígenas.

100
min

Aula destinada ao 7º ano. Levar os alunos a refletir sobre o que o índios Kadiwéus chamam de "história de admirar", ou seja, o valor dos relatos orais para os indígenas. Reforçar a importância de se conhecer outras formas de se compreender o passado. Entender que existem diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato e que ser diferente não implica em ser umas verdadeiras e outras falsas.

Plano de aula construído por Vanessa Santos Gomes (Manhuaçu/MG)

O INDÍGENA NAS ARTES PLÁSTICAS DO BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO

120
min

Trabalharemos com a Segunda Série do Ensino Médio: 1- Divisão da sala em grupos; 2- Distribuição das pranchas de pinturas; 3- Análise dos quadros pelos grupos; 4- Apresentação das interpretações para a sala toda; 4.1- Refletir sobre as intenções do pintor: de qual ponto executou aquela obra? 5- Considerações do professor; 6- Avaliação: desenho ou pintura do indígena hoje.

Plano de aula construído por Paulo Eduardo de Mattos Stipp (Votuporanga/SP)

Velho e Novo Mundo: algumas contradições, muitas possibilidades

120
min

O processo de globalização, iniciado no século XVI, com a expansão marítima, gerou vasto material para nos auxiliar a compreender as diferenças étnicas e culturais entre a Europa e o Novo Mundo. Nossa proposta é utilizarmos a pintura “A Adoração dos Magos”, juntamente com outras fontes e conceitos históricos para avaliar possíveis contradições na representação do ‘outro’ diante da visão europeia.

Plano de aula construído por Camila Carolina Flausino (Conselheiro Lafaiete/MG)

Diversidade e protagonismo indígena no período colonial

100
min

A aula é proposta para identificar a diversidade dos povos indígenas na região que hoje conhecemos como Brasil por volta do ano 1500, e localizar diferentes etnias envolvidas em acontecimentos relevantes - com protagonismo dos indígenas e suas respectivas lideranças -no período das conquistas portuguesas.

Plano de aula construído por Alfredo Campos Ranzan (Guaíba/RS)

Compreendendo a realidade: indígenas, quem são e onde estão?

120
min

Aula destinada aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio, tendo como objetivo saber quem são e onde estão os indígenas para compreender a realidade. A qual será desenvolvida por meio de atividades variadas em 6 etapas. Sendo 5, realizada em sala de aula -120 min, e, a última em grupo por meio de pesquisa extraclasse. Os resultados pesquisados e/ou elaborados serão apresentados em outra aula de 120 min.

Plano de aula construído por Divina Pereira Primo (Alexânia/GO)

SER INDÍGENA E SER DOUTOR: DO ESTEREÓTIPO AO PRECONCEITO

120
min

A proposta é pensar o indígena e seus costumes, no contexto da diversidade do povo brasileiro. A experiência dos indígenas é marcada pelo contato com outros povos desde o período colonial, por isso, depois de cinco séculos não continuariam exatamente da mesma forma. Através do diálogo com Edson Kayapó, turmas do Ensino Médio refletirão sobre a visão da sociedade brasileira sobre o indígena hoje.

Plano de aula construído por Ivaneide Almeida da Silva (Porto Seguro/BA)

Os Povos Indígenas do Tocantins

120
min

Estudar as populações indígenas do Tocantins em vista das novas abordagens, valorizando sua real participação no processo de construção do Estado, bem como suas contribuições a cerca da formação da sociedade no passado e na atualidade, se faz necessário, ressaltando sua cultura rica e sua história de luta pela sobrevivência, mantendo rituais e festas com uma forte ligação com o seu passado.

Plano de aula construído por Francy Leyla Salazar da Silva (Araguatins/TO)

Por que não falamos dos povos indígenas? Perspectivas para atuação docente.

120
min

Pensar os povos indígenas a partir da reprodução feita nos séc. XVI/XIX, e pelas atuais pesquisas acadêmicas, considerando o cotidiano, a história e a cultura dos povos indígenas na percepção passado/presente. Apresentar aos alunos reflexões sobre a realidade indígena, para assim desconstruir a visão do índio cristalizado e introduzir conceitos identitários entre indígenas e não indígenas.

Plano de aula construído por Cláudia Lago (João Pessoa/PB)


49 planos de aula

12345

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.