- Avaliar, junto aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, as possíveis contradições e possibilidades na representação do 'outro' diante da visão europeia do Novo Mundo;
Analisar o quadro “A Adoração dos Magos” dentro do contexto europeu do século XVI;
- Avaliar os elementos das diferenças culturais e religiosas entre portugueses e indígenas: contradições e possibilidades;
- Compreender a abordagem baseada no Cristianismo presente no quadro;
- Compreender a inserção do indígena na representação da cena católica;
- Discutir os limites e possibilidades de existência da alteridade no quadro;
- Refletir sobre a questão da diversidade cultural presente na obra;
- Trabalhar o entendimento dos estudantes sobre a diversidade cultural;
- Incentivar nos estudantes, a partir da leitura dos poemas, a reflexão sobre os modos de ser de cada um;
- Trabalhar com as categorias que a turma levantar como importante;
- Estimular os estudantes a participar relatando como percebem suas próprias identidades e aquelas que o cercam;
- Propor o diálogo entre os estudantes para trazer suas experiências e contribuições para o desenvolvimento da aula/atividade;
- Estimular a discussão sobre a questão do desconhecimento e desvalorização da cultura indígena no Brasil;
- Sensibilizar os estudantes para a necessidade do respeito à diversidade étnico e cultural;
- Estimular o reconhecimento e a valorização da cultura indígena como formadora da nossa cultura brasileira;
- Contribuir para a valorização da identidade e a diversidade étnica da sala de aula;
-Contribuir para a promoção do respeito às várias etnias;
Contribuir para a ampliação do entendimento do significado de cidadania, democracia, igualdade e equidade no Brasil.
Projeção da pintura “A Adoração dos Magos”. Cópia para todos os estudantes dos poemas: “Erro de Português” e “Os Selvagens”, de Oswald de Andrade; cópia de trechos de artigo de Rafael Augusto Castells de Andrade e de Ana Maria Beluzzo. Data Show, quadro e giz. Estudantes já devem ter estudado o conteúdo da expansão ultramarina. Devem fazer leitura prévia dos poemas e textos.
Processual e contínua ao longo das aulas, a partir da observação dos estudantes no desenvolvimento das atividades e participação das discussões e debates orientados pela professora. Serão considerados aspectos qualitativos e seus avanços de uma forma geral, relacionando tanto os aspectos cognitivos quanto os sócio-afetivos. Os estudantes deverão realizar o levantamento prévio de questões referentes aos textos e poema para serem discutidos/debatidos com os demais colegas em sala. No decorrer das aulas, os estudantes serão estimulados a participar, expor ideias, pensamentos e dúvidas a fim de contribuir para a ampliação do conhecimento do tema e seus desdobramentos. Será solicitado aos estudantes que anotem as suas conclusões no caderno e compartilhem todo o material produzido na sala de aula com os demais colegas através dos debates. Os estudantes estarão dispostos em um círculo na sala de aula. Avaliaremos a participação individual e as contribuições para a discussão em grupo. Serão convidados também a realizar uma autoavaliação sobre a sua participação nas aulas e discussões.
Realizar uma breve contextualização do tema da aula, reforçando informações sobre o conteúdo da expansão ultramarina portuguesa e a chegada deles ao Brasil. Iniciar e mediar as discussões e debates a partir da percepção dos estudantes sobre suas próprias identidades e aquelas que os cercam. Estimular o diálogo e participação de todos.
Projetar a reprodução da pintura "A Adoração dos Magos”, de Vasco Fernandes, Francisco Henriques e colaboradores, de 1501-1506 no Data Show para toda a turma. Pedir que os estudantes realizem a observação e a descrição oral do que veem na pintura. Nesse momento, deixar que eles se manifestem livremente, mas de forma ordeira. Pedir que exponham impressões, sensações e opiniões que procurem explicar a inserção do indígena na cena católica retratada na pintura. Anotar os pontos principais no quadro para futura discussão e debate.
Realizar a leitura coletiva e compartilhada dos poemas selecionados: "Erro de Português" e "Os Selvagens", de Oswald de Andrade.
Questionar os estudantes sobre a forma como Oswald de Andrade retrata nos dois poemas o choque cultural entre portugueses e os indígenas; estimular os estudantes a refletir sobre o título dos poemas diante do contexto histórico que representa; pedir que relacionem os poemas com a pintura procurando elementos semelhantes e contraditórios diante da diversidade cultural.
Recordar o entendimento de conceitos como eurocentrismo, simbolismo, alteridade e representação para entendermos a obra dentro do contexto do encontro dos 2 mundos: o Velho e o Novo continente recém encontrado, relacionando ao conteúdo das "Grandes Navegações" do século XV e XVI.
Distribuir uma cópia de trechos de artigos de Rafael Augusto Castells de Andrade e de Ana Maria Beluzzo para que os estudantes levem para casa e realizem a leitura atenta. Eles deverão trazer o texto e os poemas na próxima aula. Pedir que façam um vocabulário no caderno das palavras desconhecidas e seus significados.
Formar um círculo na sala de aula. Iniciar a aula perguntando aos estudantes o que acharam dos trechos dos artigos, que informações novas eles trouxeram para eles, quem são os autores e sobre o que estão escrevendo, como o tema é abordado, quais as relações podemos fazer entre os textos, poemas e a pintura do quadro "Adoração dos Magos". Deixar que os estudantes comentem livremente.
Iniciar a análise do quadro com base nos elementos nele presente. Perguntar aos estudantes qual o entendimento deles sobre o quadro e seu contexto, pedir que avaliem as intenções e possibilidades que teriam levado o autor a representar um índio Tupinambá como elemento figurativo inserido numa cena católica bíblica; a simbologia da vestimenta ocidental do índio; a expectativa de Portugal encontrar pedras e metais preciosos nas novas terras; avaliar o conceito de alteridade diante da proposta eurocêntrica presente na obra, dentre outras questões. Anotar no quadro as principais conclusões que os estudantes chegarem e pedir que anotem no caderno, posteriormente.
Solicitar aos estudantes que organizem as informações apresentadas e debatidas, compartilhando com os demais colegas as conclusões que chegaram sobre o tema, procurando resgatar os aspectos mais importantes da pintura, dos textos e poemas diante do contexto histórico que representam. Pedir que realizem uma síntese dessas considerações na forma de um texto coletivo, ressaltando ao final a experiência da aprendizagem que tiveram. Pedir que façam a leitura compartilhada do texto para encerrarmos a aula.