3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

SER INDÍGENA E SER DOUTOR: DO ESTEREÓTIPO AO PRECONCEITO

A proposta é pensar o indígena e seus costumes, no contexto da diversidade do povo brasileiro. A experiência dos indígenas é marcada pelo contato com outros povos desde o período colonial, por isso, depois de cinco séculos não continuariam exatamente da mesma forma. Através do diálogo com Edson Kayapó, turmas do Ensino Médio refletirão sobre a visão da sociedade brasileira sobre o indígena hoje.

Plano de aula construído por
Ivaneide Almeida da Silva (Porto Seguro / BA)

Objetivos

- Refletir sobre a história indígena nos primeiros séculos de colonização, no que diz respeito as políticas indigenistas;

- Caracterizar a presença e situação do indígena no Brasil de hoje;

- Identificar estereótipos e preconceitos existentes sobre os indígenas.

Requisitos

Previamente serão realizadas leitura e estudo sobre a história do indígena no Brasil, para sensibilização dos estudantes e descristalização de estereótipos que esses provavelmente carregam. Videos e fotografias devem estimular discussões sobre a temática. O principal momento será a conversa com Edson Kayapó. A atividade será desenvolvida no auditório, para as terceiras séries do Ensino Médio.

Avaliação

Espera-se que a atividade contribua para pensar a história e situação do indígena no Brasil, as políticas indigenistas e os projetos dos indígenas na atualidade. A conversa com Edson Kayapó sobre suas experiências enquanto indígena atuante, junto ao movimento político das comunidades indígenas no Brasil, e professor de História, com pós-graduação (doutorado) e uma vida acadêmica produtiva, deverá estimular os estudantes a refletir sobre várias questões sobre a história indígena. A partir dessa perspectiva os estudantes deverão construir um texto sobre o que foi transformado na sua visão acerca dos indígenas da sua região.

1
25
min

Vídeo/Música/Imagem

A aula será introduzida com a exibição de vídeo, no qual Edson Kayapó narra um fato que foi expectador sobre a questão de ser índio no século XXI. Será dispensado um tempo para uma conversa rápida acerca de questões levantadas pelo vídeo.

Arquivos e links
2
25
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar dados sobre a situação atual das populações indígenas; a vida nas aldeias e nas áreas urbanas, a presença do indígena em diversas áreas da federação; as políticas de proteção aos índios brasileiros; considerando que o país possui diversidade étnica e linguística, vista como riqueza cultural nacional. E concluir que o Brasil atual está se tornando “mais indígena”.

Arquivos e links
3
25
min

Vídeo/Música/Imagem

Quatro fotografias do arquivo pessoal de Edson Kayapó serão exibidas em slides, nas quais pode-se perceber a pessoa do Edson, ora no que diz respeito a sua etnia, ora no que diz respeito a sua profissão, e ou ambos os papéis, para suscitar comentários sobre os papéis assumidos em cada uma das fotografias, refletindo sobre os papéis sociais, políticos e profissionais exercidos por indígenas no Brasil atual.

Arquivos e links
4
45
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

“Posso ser o que você é, sem deixar de ser o que eu sou”, a partir da frase cunhada no movimento indígena na década de 1980 por Marcos Terena, Edson Kayapó afirma que ele pode ser doutor, sendo Kayapó! O convidado para a conversa dessa etapa da atividade é indígena e professor de História, com doutoramento também na área de História; atuação no movimento e comunidades indígenas brasileiras, com foco atualmente no Extremo Sul da Bahia, onde trabalha como professor e ativista político em prol dos direitos indígenas. As etapas anteriores da aula darão suporte e preparação para a conversa dos estudantes com o convidado Edson Kayapó, que se realizará com perguntas e respostas.

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