- Refletir sobre a história indígena nos primeiros séculos de colonização, no que diz respeito as políticas indigenistas;
- Caracterizar a presença e situação do indígena no Brasil de hoje;
- Identificar estereótipos e preconceitos existentes sobre os indígenas.
Previamente serão realizadas leitura e estudo sobre a história do indígena no Brasil, para sensibilização dos estudantes e descristalização de estereótipos que esses provavelmente carregam. Videos e fotografias devem estimular discussões sobre a temática. O principal momento será a conversa com Edson Kayapó. A atividade será desenvolvida no auditório, para as terceiras séries do Ensino Médio.
Espera-se que a atividade contribua para pensar a história e situação do indígena no Brasil, as políticas indigenistas e os projetos dos indígenas na atualidade. A conversa com Edson Kayapó sobre suas experiências enquanto indígena atuante, junto ao movimento político das comunidades indígenas no Brasil, e professor de História, com pós-graduação (doutorado) e uma vida acadêmica produtiva, deverá estimular os estudantes a refletir sobre várias questões sobre a história indígena. A partir dessa perspectiva os estudantes deverão construir um texto sobre o que foi transformado na sua visão acerca dos indígenas da sua região.
A aula será introduzida com a exibição de vídeo, no qual Edson Kayapó narra um fato que foi expectador sobre a questão de ser índio no século XXI. Será dispensado um tempo para uma conversa rápida acerca de questões levantadas pelo vídeo.
Apresentar dados sobre a situação atual das populações indígenas; a vida nas aldeias e nas áreas urbanas, a presença do indígena em diversas áreas da federação; as políticas de proteção aos índios brasileiros; considerando que o país possui diversidade étnica e linguística, vista como riqueza cultural nacional. E concluir que o Brasil atual está se tornando “mais indígena”.
Quatro fotografias do arquivo pessoal de Edson Kayapó serão exibidas em slides, nas quais pode-se perceber a pessoa do Edson, ora no que diz respeito a sua etnia, ora no que diz respeito a sua profissão, e ou ambos os papéis, para suscitar comentários sobre os papéis assumidos em cada uma das fotografias, refletindo sobre os papéis sociais, políticos e profissionais exercidos por indígenas no Brasil atual.
“Posso ser o que você é, sem deixar de ser o que eu sou”, a partir da frase cunhada no movimento indígena na década de 1980 por Marcos Terena, Edson Kayapó afirma que ele pode ser doutor, sendo Kayapó! O convidado para a conversa dessa etapa da atividade é indígena e professor de História, com doutoramento também na área de História; atuação no movimento e comunidades indígenas brasileiras, com foco atualmente no Extremo Sul da Bahia, onde trabalha como professor e ativista político em prol dos direitos indígenas. As etapas anteriores da aula darão suporte e preparação para a conversa dos estudantes com o convidado Edson Kayapó, que se realizará com perguntas e respostas.